Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Para Massa, pneus e grid apertado explicam diferença entre companheiros

Brasileiro não acredita que gangorra de performances deve acabar tão cedo: "em cada pista o pneu reage de maneira diferente"

Massa vem tendo dificuldades para acompanhar Alonso

O campeonato de 2012 da F-1 tem mostrado não apenas uma gangorra de performances entre as equipes, como também entre companheiros de equipe. Mesmo no último GP, na Espanha, circuito no qual geralmente os carros do mesmo time largam em pares, vimos grandes diferenças em equipes como Ferrari, McLaren e Williams.

Perguntado pelo TotalRace sobre o motivo desta disparidade incomum, Felipe Massa afirmou que são vários fatores que influem nesses resultados tão diferentes.

“Isso ocorre devido a várias coisas. Um acerto diferente, de usar o pneu e entendê-lo, ao jeito de pilotar e também ao fato de termos um campeonato competitivo. Como a gente tem uma diferença menor entre os carros, qualquer coisa que fizer que não estiver perfeita representa uma perda de quatro ou cinco posições de maneira bem mais fácil do que no passado.”

O brasileiro não espera que esse vai-e-vem de performances acabe cedo: ainda que as equipes compreendam os pneus, a tendência é que seu comportamento mude a cada pista.

“O duro é que não é apenas o jeito de entender os pneus, mas também de chegar em cada pista e o pneu reagir de maneira diferente, como aconteceu em várias corridas neste ano. O importante é ter um carro bom em qualquer tipo de condição.”

A receita, para o piloto da Ferrari, é ter um carro o mais consistente possível. “Os resultados que vimos nas primeiras provas foram, sem dúvida, devido ao desgaste do pneu. Em algumas provas, ele se desgastou muito, como no Bahrein e na Espanha, e acho que o importante é a gente trabalhar para ter o carro mais consistente para lidar bem com cada situação.”

Artigo anterior Feliz na Lotus, Raikkonen diz que seu foco é nas corridas
Próximo artigo Nico Rosberg encontra Mika Häkkinen para uma voltinha em Mônaco

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros