Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Últimas notícias

Para Massa, restrição aos rádios "só serve para beneficiar a Mercedes"

Brasileiro reconhece que Williams será mais prejudicada por mudança por ter volante com menos informações

Felipe Massa criticou duramente a decisão da Federação Internacional de Automobilismo de restringir as informações que podem ser passadas para os pilotos durante a corrida a partir do GP de Cingapura, que será realizado neste final de semana. O brasileiro salientou, ainda, que a Williams será uma das equipes mais prejudicadas pela mudança, pois o time utiliza um modelo de volante menor do que os rivais.

[publicidade] “Tem algumas coisas para as quais eu não ligo, como por exemplo a informação de performance, de desgaste de pneu e tal. Para mim, isso não é um problema. Mas há muitas coisas que alteramos muito durante a corrida, relativas à unidade de potência, que é muito complicada. Se você não estiver fazendo tudo certo, gasta demais a bateria ou acaba superaquecendo-a. Isso pode criar um problema nos carros em poucas voltas”, afirmou ao TotalRace.

“São coisas que o piloto não sente, por isso não tem sentido. Se você fizer uma coisa errada, pode fritar o freio traseiro, por exemplo, porque não conseguimos ver a temperatura do freio. Chegará um momento em que, quando sentirmos, já vai estar pegando fogo, como aconteceu com o Hamilton. São coisas que não são relativas ao piloto mas, sim, ao fato de que temos um carro complicado. É por isso que eu sou totalmente contra, pois vai causar mais acidentes.”

Outra crítica de Massa é pela mudança ter sido feita no meio da temporada e beneficiar, segundo ele, o time que já vem dominando a temporada. A Mercedes é uma das equipes que usa os volantes com um display maior, assim como Ferrari e McLaren.

“Uma mudança de uma hora para a outra agora só vai ajudar as equipes grandes, que têm o volante maior, com mais informações. Talvez a equipe que mais vai se beneficiar é a Mercedes, que já está na frente. As equipes menores nem vão mudar seus volantes porque é muito complicado, então vão acabar se prejudicando”, opinou o brasileiro.

“A gente tem que mudar muito mais coisas para ter o mesmo tipo de informação. Não é fácil ir de uma informação para a outra. É muita coisa que tem para fazer. Quem tem o display maior tem mais informações com menos necessidade de fazer mudanças. Você não pode mudar alguma coisa que só vai beneficiar as equipes grandes.”
Artigo anterior Confira quais as mensagens proibidas pela FIA a partir de Cingapura
Próximo artigo "Não poderemos mais culpar as equipes por más largadas", diz "quieto" Bottas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros