Últimas notícias

Para Massa, restrição aos rádios "só serve para beneficiar a Mercedes"

Brasileiro reconhece que Williams será mais prejudicada por mudança por ter volante com menos informações

Felipe Massa criticou duramente a decisão da Federação Internacional de Automobilismo de restringir as informações que podem ser passadas para os pilotos durante a corrida a partir do GP de Cingapura, que será realizado neste final de semana. O brasileiro salientou, ainda, que a Williams será uma das equipes mais prejudicadas pela mudança, pois o time utiliza um modelo de volante menor do que os rivais.

[publicidade] “Tem algumas coisas para as quais eu não ligo, como por exemplo a informação de performance, de desgaste de pneu e tal. Para mim, isso não é um problema. Mas há muitas coisas que alteramos muito durante a corrida, relativas à unidade de potência, que é muito complicada. Se você não estiver fazendo tudo certo, gasta demais a bateria ou acaba superaquecendo-a. Isso pode criar um problema nos carros em poucas voltas”, afirmou ao TotalRace.

“São coisas que o piloto não sente, por isso não tem sentido. Se você fizer uma coisa errada, pode fritar o freio traseiro, por exemplo, porque não conseguimos ver a temperatura do freio. Chegará um momento em que, quando sentirmos, já vai estar pegando fogo, como aconteceu com o Hamilton. São coisas que não são relativas ao piloto mas, sim, ao fato de que temos um carro complicado. É por isso que eu sou totalmente contra, pois vai causar mais acidentes.”

Outra crítica de Massa é pela mudança ter sido feita no meio da temporada e beneficiar, segundo ele, o time que já vem dominando a temporada. A Mercedes é uma das equipes que usa os volantes com um display maior, assim como Ferrari e McLaren.

“Uma mudança de uma hora para a outra agora só vai ajudar as equipes grandes, que têm o volante maior, com mais informações. Talvez a equipe que mais vai se beneficiar é a Mercedes, que já está na frente. As equipes menores nem vão mudar seus volantes porque é muito complicado, então vão acabar se prejudicando”, opinou o brasileiro.

“A gente tem que mudar muito mais coisas para ter o mesmo tipo de informação. Não é fácil ir de uma informação para a outra. É muita coisa que tem para fazer. Quem tem o display maior tem mais informações com menos necessidade de fazer mudanças. Você não pode mudar alguma coisa que só vai beneficiar as equipes grandes.”
In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Confira quais as mensagens proibidas pela FIA a partir de Cingapura
Próximo artigo "Não poderemos mais culpar as equipes por más largadas", diz "quieto" Bottas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros