Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Pilotos concordam com punição a Vettel: "Não pode usar lado de fora"

Massa revela que os pilotos discutiram sobre ultrapassagens por fora da linha branca após GP do Bahrein

O TotalRace ouviu Felipe Massa, Pastor Maldonado e Bruno Senna a respeito da manobra que levou Sebastian Vettel a ser punido com a perda de 20s ao final do GP da Alemanha. E a opinião é unânime: o alemão errou ao ultrapassar Jenson Button com as quatro rodas por fora da pista, a duas voltas do final da prova.

Com a punição, Vettel caiu de segundo para quinto na classificação final da prova. “Se ele não fosse penalizado, a gente teria um problema sério”, afirmou Massa. “Ele contornou a curva do lado de fora na frente do Button. Freou um pouco mais dentro, mas, quando fez a curva, estava um pelo atrás do Button. De repente, ele acelerou muito antes e usou toda a parte de fora da pista para ultrapassar.”

O raciocínio dos pilotos é de que não deve haver diferença entre uma área de escape de asfalto ou de grama ou brita. Ou seja, o piloto não pode ganhar vantagem.

“Na minha cabeça, isso não faz parte do regulamento. Você não pode usar o lado de fora da pista para fazer uma ultrapassagem”, explica o piloto da Ferrari. “Isso é ganhar vantagem por um lado que não é pista. Se fosse grama, ele não ia ultrapassar ninguém. A pista acaba na linha e você não pode invadi-la para ganhar vantagem, seja para ganhar tempo ou ultrapassar alguém.”

Perguntado pelo TotalRace sobre um episódio semelhante ocorrido nesta temporada, quando Lewis Hamilton não recebeu punição por superar Nico Rosberg também com as quatro rodas por fora da linha branca que determina a pista, no Bahrein, Massa revelou que, na ocasião, os pilotos chegaram a discutir o assunto e discordaram da decisão.

“Na reunião dos pilotos, todos eram a favor de que ele deveria ser punido, porque você não pode ultrapassar ninguém do lado de fora. Para mim, o Hamilton não poderia ter feito aquela manobra, mas essa do Vettel é ainda muito mais clara, porque é uma curva fechada. Lá, era no meio da reta e o Hamilton teve ainda menos vantagem. Aqui foi muito pior.”

Personagem central de algumas confusões nesta temporada, Maldonado também se posicionou a favor da decisão.

“Você tem de respeitar a pista. Nesse caso havia asfalto e dava para passar por fora, mas se fosse terra ou grama, a manobra não aconteceria. Então, fica muito claro que ela é proibida.”

A opinião foi endossada por seu companheiro, Bruno Senna. “Se você está usando mais do que a pista, é ilegal”, afirmou o brasileiro.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, acredita que a punição foi dura demais. “Foi uma decisão dura mas, infelizmente, essa é a única pena que os comissários podem dar quando algo é julgado após a prova. A punição não condiz com o suposto crime, mas é assim que funciona e temos de respeitar. Os dois escaparam um pouco e não dá para desaparecer. Vimos Michael há alguns anos fazendo exatamente a mesma manobra. Mas a sorte de Sebastian vai mudar.”

Artigo anterior Koba e Pérez fazem grande prova de recuperação e Sauber soma 20 pontos
Próximo artigo Em largada sensacional, Marcio Campos vence no Mercedes Challenge no Rio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros