Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Pilotos concordam com punição a Vettel: "Não pode usar lado de fora"

Massa revela que os pilotos discutiram sobre ultrapassagens por fora da linha branca após GP do Bahrein

O TotalRace ouviu Felipe Massa, Pastor Maldonado e Bruno Senna a respeito da manobra que levou Sebastian Vettel a ser punido com a perda de 20s ao final do GP da Alemanha. E a opinião é unânime: o alemão errou ao ultrapassar Jenson Button com as quatro rodas por fora da pista, a duas voltas do final da prova.

Com a punição, Vettel caiu de segundo para quinto na classificação final da prova. “Se ele não fosse penalizado, a gente teria um problema sério”, afirmou Massa. “Ele contornou a curva do lado de fora na frente do Button. Freou um pouco mais dentro, mas, quando fez a curva, estava um pelo atrás do Button. De repente, ele acelerou muito antes e usou toda a parte de fora da pista para ultrapassar.”

O raciocínio dos pilotos é de que não deve haver diferença entre uma área de escape de asfalto ou de grama ou brita. Ou seja, o piloto não pode ganhar vantagem.

“Na minha cabeça, isso não faz parte do regulamento. Você não pode usar o lado de fora da pista para fazer uma ultrapassagem”, explica o piloto da Ferrari. “Isso é ganhar vantagem por um lado que não é pista. Se fosse grama, ele não ia ultrapassar ninguém. A pista acaba na linha e você não pode invadi-la para ganhar vantagem, seja para ganhar tempo ou ultrapassar alguém.”

Perguntado pelo TotalRace sobre um episódio semelhante ocorrido nesta temporada, quando Lewis Hamilton não recebeu punição por superar Nico Rosberg também com as quatro rodas por fora da linha branca que determina a pista, no Bahrein, Massa revelou que, na ocasião, os pilotos chegaram a discutir o assunto e discordaram da decisão.

“Na reunião dos pilotos, todos eram a favor de que ele deveria ser punido, porque você não pode ultrapassar ninguém do lado de fora. Para mim, o Hamilton não poderia ter feito aquela manobra, mas essa do Vettel é ainda muito mais clara, porque é uma curva fechada. Lá, era no meio da reta e o Hamilton teve ainda menos vantagem. Aqui foi muito pior.”

Personagem central de algumas confusões nesta temporada, Maldonado também se posicionou a favor da decisão.

“Você tem de respeitar a pista. Nesse caso havia asfalto e dava para passar por fora, mas se fosse terra ou grama, a manobra não aconteceria. Então, fica muito claro que ela é proibida.”

A opinião foi endossada por seu companheiro, Bruno Senna. “Se você está usando mais do que a pista, é ilegal”, afirmou o brasileiro.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, acredita que a punição foi dura demais. “Foi uma decisão dura mas, infelizmente, essa é a única pena que os comissários podem dar quando algo é julgado após a prova. A punição não condiz com o suposto crime, mas é assim que funciona e temos de respeitar. Os dois escaparam um pouco e não dá para desaparecer. Vimos Michael há alguns anos fazendo exatamente a mesma manobra. Mas a sorte de Sebastian vai mudar.”

Artigo anterior Koba e Pérez fazem grande prova de recuperação e Sauber soma 20 pontos
Próximo artigo Em largada sensacional, Marcio Campos vence no Mercedes Challenge no Rio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros