Recomendado para você

F1: Apesar da ameaça de Verstappen, chefe da McLaren revela que não vai impor ordem de equipe em Abu Dhabi

F1: Apesar da ameaça de Verstappen, chefe da McLaren revela que não vai impor ordem de equipe em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Apesar da ameaça de Verstappen, chefe da McLaren revela que não vai impor ordem de equipe em Abu Dhabi
F1 - Hamilton: Negatividade da mídia impactou equipe da Ferrari

F1 - Hamilton: Negatividade da mídia impactou equipe da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Hamilton: Negatividade da mídia impactou equipe da Ferrari
F1: Aston Martin anuncia data de lançamento do carro de 2026

F1: Aston Martin anuncia data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin anuncia data de lançamento do carro de 2026
F1 - Bortoleto faz balanço do ano de novato antes de Abu Dhabi: "Orgulhoso do progresso" como equipe

F1 - Bortoleto faz balanço do ano de novato antes de Abu Dhabi: "Orgulhoso do progresso" como equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Bortoleto faz balanço do ano de novato antes de Abu Dhabi: "Orgulhoso do progresso" como equipe
F1: Campeão da F2, Fornaroli se junta à McLaren como piloto de testes e desenvolvimento

F1: Campeão da F2, Fornaroli se junta à McLaren como piloto de testes e desenvolvimento

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Campeão da F2, Fornaroli se junta à McLaren como piloto de testes e desenvolvimento
Como a F1 chegou à corrida final nos últimos 15 anos

Como a F1 chegou à corrida final nos últimos 15 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Como a F1 chegou à corrida final nos últimos 15 anos
F1: Quantos pontos a McLaren 'tirou' de Norris e Piastri em 2025?

F1: Quantos pontos a McLaren 'tirou' de Norris e Piastri em 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Quantos pontos a McLaren 'tirou' de Norris e Piastri em 2025?
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
Últimas notícias

Pirelli tenta resolver problema “bizarro”: pneus 0km

Equipes preferem até ficar nos boxes na classificação para guardar jogos de pneus macios, enquanto duros são devolvidos novinhos em folha

A Pirelli não quer levar pneus novos para casa

A Pirelli está estudando formas de resolver um problema classificado de “bizarro” pelo diretor esportivo da marca, Paul Hembery: em todas as corridas até agora, as equipes devolveram pelo menos um jogo de pneus novinho em folha.

Cada piloto tem direito a 11 jogos de pneus de seco para todo o final de semana de GP. Como determinados jogos têm de ser devolvidos após cada sessão de treinos, sobram três conjuntos de macios e três de duros para a classificação e a corrida. Como os compostos mais macios têm sido os preferidos, tanto para a classificação, quanto para a corrida, as equipes preferem até fazer menos voltas do que o necessário no sábado para economizar sua borracha predileta.

“Um dos problemas que temos, que é bizarro, é o grande número de pneus que sobram, pelo menos um jogo de pneus duros por piloto, então temos tentado descobrir maneiras de utilizar estes pneus durante o final de semana”, afirmou Hembery.

“Talvez pudéssemos mudar as quantidades de pneus, levando seis duros e cinco macios e mudar o pneu que você tem de devolver depois da primeira sessão de treinos livres, o que faz com que você vá para a classificação com dois macios e quatro duros – e não três e três como temos agora. Isso acabaria com o risco de alguns não saírem no Q3. Ou reduzimos o número de pneus – temos muitos deles – ou encontramos uma solução melhor para dividi-los durante o final de semana.”

Qualquer mudança, no entanto, tem de ser aprovada pelas equipes – e esse tem sido o grande obstáculo, tanto para a ideia de prover menos pneus macios, quanto de desenvolver um pneu específico para a classificação.

“É muito complexo. Se você faz uma sugestão, equipes diferentes têm perspectivas diversas dependendo de onde você está em relação aos outros. Começamos a pensar em um pneu de classificação porque vimos que em todas as corridas havia pneus não utilizados. Os fãs gostam, mas as equipes ainda não se convenceram. Os pneus têm um grande impacto nas estratégias, então acho que precisamos discutir um pouco mais as ideias.”

Artigo anterior Lewis Hamilton corre em busca da consistência perdida
Próximo artigo Barrichello: acerto é chave para ir bem em Monza

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros