Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Últimas notícias

Pirelli tenta resolver problema “bizarro”: pneus 0km

Equipes preferem até ficar nos boxes na classificação para guardar jogos de pneus macios, enquanto duros são devolvidos novinhos em folha

A Pirelli não quer levar pneus novos para casa

A Pirelli está estudando formas de resolver um problema classificado de “bizarro” pelo diretor esportivo da marca, Paul Hembery: em todas as corridas até agora, as equipes devolveram pelo menos um jogo de pneus novinho em folha.

Cada piloto tem direito a 11 jogos de pneus de seco para todo o final de semana de GP. Como determinados jogos têm de ser devolvidos após cada sessão de treinos, sobram três conjuntos de macios e três de duros para a classificação e a corrida. Como os compostos mais macios têm sido os preferidos, tanto para a classificação, quanto para a corrida, as equipes preferem até fazer menos voltas do que o necessário no sábado para economizar sua borracha predileta.

“Um dos problemas que temos, que é bizarro, é o grande número de pneus que sobram, pelo menos um jogo de pneus duros por piloto, então temos tentado descobrir maneiras de utilizar estes pneus durante o final de semana”, afirmou Hembery.

“Talvez pudéssemos mudar as quantidades de pneus, levando seis duros e cinco macios e mudar o pneu que você tem de devolver depois da primeira sessão de treinos livres, o que faz com que você vá para a classificação com dois macios e quatro duros – e não três e três como temos agora. Isso acabaria com o risco de alguns não saírem no Q3. Ou reduzimos o número de pneus – temos muitos deles – ou encontramos uma solução melhor para dividi-los durante o final de semana.”

Qualquer mudança, no entanto, tem de ser aprovada pelas equipes – e esse tem sido o grande obstáculo, tanto para a ideia de prover menos pneus macios, quanto de desenvolver um pneu específico para a classificação.

“É muito complexo. Se você faz uma sugestão, equipes diferentes têm perspectivas diversas dependendo de onde você está em relação aos outros. Começamos a pensar em um pneu de classificação porque vimos que em todas as corridas havia pneus não utilizados. Os fãs gostam, mas as equipes ainda não se convenceram. Os pneus têm um grande impacto nas estratégias, então acho que precisamos discutir um pouco mais as ideias.”

Artigo anterior Lewis Hamilton corre em busca da consistência perdida
Próximo artigo Barrichello: acerto é chave para ir bem em Monza

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros