Pirelli trata GP da Turquia como caso especial
Após novo recorde, com 82 trocas de pneus, marca italiana não espera ver outras corridas com quatro pit stops ao longo do ano
Na primeira vez que tivemos a maioria dos times adotando a estratégia de quatro pit stops e, novamente, numa corrida com poucos abandonos (apenas dois), a F1 bateu mais uma vez seu recorde de paradas no box: foram 82 trocas de pneus.
Ainda que não esperasse tantas paradas, a Pirelli acredita que as condições especiais da Turquia – asfalto abrasivo e a curva oito, que causa um estresse muito alto na borracha – façam do circuito de Istambul Park um dos mais severos da temporada para os pneus.
“Obviamente desenvolvemos pneus que têm que durar 20 circuitos diferentes neste ano, e a demanda da curva oito em particular significa que Istambul Park está definitivamente no limite máximo do que estamos trabalhando em termos de desgaste”, assegurou o diretor esportivo da marca, Paul Hembery.
“Acreditamos que Vettel venceria até com três paradas, mas o relativamente curto pit Lane significou que a vantagem de performance de mais um pit stop compensasse mais que os cerca de 20s gastos na parada. Com o ritmo que tinha, Vettel pôde se dar ao luxo de fazer uma parada a mais.”
Resumo dos Pitstops
Stint 1 |
Stint 2 |
Stint 3 |
Stint 4 |
Stint 5 |
|
Vettel |
Mu |
Mu (11) |
Mn (25) |
Dn (40) |
Dn (47) |
Webber |
Mu |
Mu (9) |
Mn (20) |
Dn (35) |
Dn (45) |
Alonso |
Mu |
Mu (10) |
Mu (23) |
Dn (36) |
Du (46) |
Hamilton |
Mu |
Mu (9) |
Mu (20) |
Dn (34) |
Dn (46) |
Rosberg |
Mu |
Dn (10) |
Dn (22) |
Mu (33) |
Mn (44) |
Button |
Mu |
Mu (13) |
Mu (26) |
Dn (39) |
|
Heidfeld |
Mu |
Dn (10) |
Dn (22) |
Du (36) |
Mu (46) |
Petrov |
Mu |
Dn (8) |
Du (19) |
Du (34) |
Mu (45) |
Buemi |
Mu |
Mu (9) |
Mu (23) |
Dn (40) |
|
Kobayashi |
Dn |
Mn (13) |
Mn (23) |
Mn (38) |
|
Massa |
Mu |
Mu (9) |
Mu (23) |
Dn (34) |
Dn (46) |
Schumacher |
Mu |
Mu (2) |
Mn (14) |
Dn (30) |
Mu (45) |
Sutil |
Mu |
Mn (10) |
Dn (25) |
Mu (40) |
|
Perez |
Mu |
Dn (1) |
Mn (16) |
Mu (32) |
Dn (42) |
Barrichello |
Mu |
Mn (10) |
Mu (24) |
Dn (40) |
|
Alguersuari |
Dn |
Mn (13) |
Mu (29) |
Mu (39) |
Dn (55) |
Maldonado |
Mu |
Mu (11) |
Mu (25) |
Dn (41) |
|
Trulli |
Mn |
Mn (13) |
Mu (25) |
Dn (39) |
|
Kovalainen |
Mn |
Mu (15) |
Dn (31) |
Dn (53) |
|
D’Ambrosio |
Mn |
Mu (16) |
Dn (33) |
||
Karthikeyan |
Mn |
Mu (14) |
Dn (27) |
Mu (45) |
|
Liuzzi |
Mn |
Mu (15) |
Dn (16) |
Mu (35) |
Dn (37) |
Di Resta |
Mu |
Mn (11) |
Dn (24) |
Mu (32) |
Dn (44) |
M = Macio
D = Duro u = usado n = novo entre parênteses, as voltas das paradasFaça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.