Conteúdo especial

Por que duelo entre Verstappen X Hamilton pode entrar para a história

Com ascensão da Red Bull/Honda na F1, Max Verstappen pode repetir histórias já vistas no esporte a motor

Max Verstappen, Red Bull Racing, talks with Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, after Qualifying

A disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton durante o Grande Prêmio da Hungria foi especial e deixou os fãs do mundo todo fascinados com o desfecho da corrida. A pergunta que está no ar agora é: testemunhamos um marco? Seria o primeiro grande duelo entre um multi-campeão e a estrela ascendente que vai ocupar o posto de bicho-papão em breve?

Rivalidades sempre foram um dos ingredientes mais palpitantes de qualquer categoria do esporte a motor, e elas podem ter origens diversas, desde a mesma nacionalidade, equipe, algo pessoal e, também, a faixa etária.

A história já registrou, tanto na Fórmula 1 como em outras categorias, aqueles pilotos bem estabelecidos, campeões, tendo em seu encalço um jovem impetuoso querendo tirar o seu lugar. Recentemente, Verstappen elevou seu status no paddock, com vitórias na Áustria e Alemanha, além de ter dado trabalho ao pentacampeão mundial, Lewis Hamilton, no domingo, durante o GP da Hungria.

Leia também:

A temporada 2019 se delineava como tranquila para a Mercedes, com Hamilton tendo vida fácil, moldada pelos limites impostos pelo próprio time e evitando rivalidade com Valtteri Bottas. Mas agora o pentacampeão tem um adversário que junta a força mental trazida de uma família de pilotos com um carro que finalmente une o chassi consagrado da Red Bull com a potência do motor Honda, outrora chamado de “GP2”.

Hamilton, de 34 anos, ainda corre em alto nível, mesmo com a vida agitada fora das pistas. Mas, naturalmente, vê o fim de sua carreira mais próximo em comparação ao holandês, que completará 22 anos no próximo mês, e pode emplacar seu nome na história da F1 durante toda a próxima década.

Nem sempre que surge um piloto veloz a expectativa de que se transformará num dos grandes da categoria se confirma. Mas no caso de Max parece óbvio que estamos diante de um fora de série. E vê-lo peitar o gênio Hamilton, no primeiro "duelo direto" nessas condições, pode sim ter representado um marco. Que seja o primeiro de muitos!

Mas será que isso já ocorreu em alguma outra oportunidade dentro e fora da F1?

Ayrton Senna X Nelson Piquet: Senna fez sua primeira temporada na F1 em 1984, quando Piquet já ostentava dois títulos mundiais. Conforme o paulista foi evoluindo, com carros mais competitivos, uma nova rivalidade nascia na F1.
Além das questões fora da pista, que não cabem citar aqui, o ponto alto foi a famosa ultrapassagem de Piquet, na Williams, sobre Senna, de Lotus, no GP da Hungria de 1986. Piquet ainda se tornaria tricampeão mundial no ano seguinte, antes de Senna igualar sua marca em 1991.
Clássica foto no GP de Portugal daquele ano mostra os brasileiros ao lado de Alain Prost e Nigel Mansell, também lendas da Fórmula 1
Somando todas as conquistas (pregressas e futuras) dos quatro pilotos, são 11 títulos mundiais reunidos no registro
Quatro anos depois, os brasileiros estariam em outro icônico registro de campeões da F1, ao lado de James Hunt, Jackie Stewart, Denny Hulme, Juan Manuel Fangio e Jack Brabham, em Adelaide, na Austrália
Senna X Schumacher: Senna, já tricampeão da F1, começava a ser
O embate rendeu uma série de discussões, não amigáveis, fora das pistas. Schumacher conseguiria sua primeira vitória na F1 em Spa naquele ano, e outra em Estoril na temporada seguinte, antes de assumir o posto de principal piloto da categoria após a morte de Senna em 1994.
Senna morreu após acidente na curva Tamburello do circuito de Imola, no GP de San Marino. O brasileiro foi clicado ao lado de Schumacher naquele trágico fim de semana
Na corrida, Senna largou na pole e o alemão em segunda. O futuro heptacampeão mundial venceria a prova amarga
Fernando Alonso X Michael Schumacher: O ano de 2005 marcou o fim da hegemonia de Schumacher e da Ferrari, com um espanhol de apenas 23 anos querendo fazer seu nome na história.
Fernando Alonso tomou as rédeas da F1 daquele ano, com sete vitórias e assim, conquistar o primeiro campeonato mundial para ele e para a Espanha. A foto acima retrata o triunfo no GP de San Marino.
Na prova disputada em Imola, o espanhol suportou forte ataque de Schumacher para tomar a bandeirada em primeiro
No ano seguinte, Schumacher deu o troco em Alonso em San Marino, em mais uma batalha épica
Ainda assim, o espanhol levou a melhor na temporada 2006 e conquistou seu segundo título mundial com a Renault
Nesta foto de 2010, Alonso e Schumacher estão ao lado de outros campeões, como Jack Brabham, Emerson Fittipaldi, Lewis Hamilton, Mika Hakkinen, Damon Hill, Niki Lauda, Keke Rosberg, Mario Andretti, Jackie Stewart, Alain Prost, Jacques Villeneuve, John Surtees, Alan Jones, Nigel Mansell, Jody Scheckter e Jenson Button
Valentino Rossi X Marc Marquez: O
... ano em que a rivalidade explodiu com Rossi, durante o GP da Malásia daquele ano, com o italiano tirando o espanhol da pista com um toque, o que acabou prejudicando suas pretensões de um oitavo título mundial e deixando o caminho livre para o tri de Jorge Lorenzo.
Jeff Gordon X Dale Earnhardt: Na NASCAR, uma das maiores rivalidades foi entre o heptacampeão da categoria, Dale Earnhardt e o
Mas, ao contrário de outros casos, os dois mantinham uma relação de amizade, mesmo com estilos de vida diferentes. Gordon conseguiu quatro títulos (1995, 1997, 1998 e 2001), enquanto que Earnhardt, morto após acidente em Daytona em 2001, tem sete (1980, 1986, 1987, 1990, 1991, 1993 e 1994).
Será que os fãs da F1 estão vendo uma passagem de bastão, regada a rivalidade? Como será o relacionamento entre Hamilton e Verstappen nos próximos anos, quem levará a melhor? ao final de suas carreiras?
20
In this article
Erick Gabriel
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Bottas diz que pode repensar abordagem em disputa contra Hamilton
Próximo artigo Chefe da Red Bull: Apenas desastre tira título da F1 da Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros