Primeiro negro a correr de F1, Ribbs detona Jackie Stewart: "Piloto mais racista que já conheci"
Piloto americano, que testou com a Brabham na década de 1980, criticou o tricampeão em post nas redes sociais
Nas últimas semanas, muitos nomes da Fórmula 1 tem vindo a público rebater as críticas feitas por Lewis Hamilton aos pilotos e à categoria, que não estariam agindo o suficiente para combater a falta de diversidade no esporte. Entre eles, está o tricampeão Jackie Stewart, que minimizou a questão. Porém, Willy T. Ribbs, primeiro negro a correr com um F1, foi às redes sociais criticar publicamente o escocês.
No Twitter, Ribbs, que testou com uma Brabham em 1985, mas não chegou a disputar um GP com a equipe, detonou a fala de Stewart, afirmando que o tricampeão foi o piloto mais racista com quem ele precisou lidar em sua carreira.
"Sir Rato de Campo ou Jack Stewart foi, de longe, o piloto mais racista e hostil com que eu tive que lidar ao longo de minha carreira", escreveu Ribbs. "A razão pela qual você não vê um problema de diversidade é porque você é o problema de diversidade".
Ribbs foi convidado por Bernie Ecclestone para testar uma Brabham, equipe da qual o ex-chefão da F1 era dono. O norte-americano testou o carro usado por Nelson Piquet naquele ano. Mesmo sem correr pela F1, Ribbs teve uma longa carreira no automobilismo dos Estados Unidos, correndo por NASCAR, IMSA e Indy. Enquanto isso, a F1 só passou a ter um piloto negro titular em 2007, com o próprio Hamilton.
Em entrevista ao podcast oficial da F1 na semana passada, Ribbs falou que o debate sobre diversidade na categoria máxima está "anos-luz" mais desenvolvido em comparação à realidade do automobilismo norte-americano. O ex-piloto também comentou que Hamilton tem sido um grande exemplo.
VÍDEO: Para Massa, "Hamilton tem bom coração, mas não é feliz"; assista à análise
PODCAST: O debate de fãs e 'haters' sobre domínio de Hamilton
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.