Recomendado para você

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

F3
F3
Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda
VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego

VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego

NASCAR Cup
NASCAR Cup
VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego
F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo

F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México
Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza

Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza
Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E

Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E

WEC
WEC
Bahrein
Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E
Últimas notícias

Projetista de circuitos, Tilke se defende de críticas “mentirosas”

Para o alemão, pistas atuais não são culpadas por corridas chatas e queda de popularidade do esporte

Hermann Tilke, Designer de circuitos
Sebastian Vettel, Red Bull Racing com Hermann Tilke, circuito Designer
Hermann Tilke, Anar Alekperov, Azad Rahimov e Bernie Ecclestone
Azad Rahimov, Ministro do esporte e da juventude do Azerbaijão, com Bernie Ecclestone, Anar Alekperov, Presidente da Federação de Automobilismo do Azerbaijão e Hermann Tilke, desenhista do circuito
Christian Epp, Diretor de Construção da Tilke Engenharia

Tido como um dos maiores vilões da Fórmula 1 moderna por alguns fãs, o alemão Hermann Tilke, projetista de vários dos novos circuitos que entraram no calendário da Fórmula 1 nas últimas décadas, se defendeu das críticas de que suas pistas contribuam para a falta de emoções atualmente da categoria.

Para ele, quem fala mal de seus circuitos não entende do esporte.

"Algumas críticas simplesmente não são verdade", disse ele ao jornal Sports Business.

"Veja o Bahrein como exemplo. As pessoas diziam: 'ah, é chato, porque é impossível ultrapassar'. Não é verdade. No ano passado, o Bahrein foi uma das corridas mais emocionantes da história. Houveram ultrapassagens em todos os lugares."

Tilke sugeriu que são as restrições aos projetos dos carros atualmente que inibem as ultrapassagens. "Nós temos que fazer a nossa parte, e o regulamento tem que fazer a parte dele para fazer as ultrapassagens possíveis", disse ele.

"Nós tentamos criar curvas onde as ultrapassagens sejam possíveis. A maneira mais simples é uma longa reta seguida de uma curva fechada, o que cria uma zona de grande freada."

"No entanto, se os regulamentos proíbem os carros de andarem próximos uns dos outros, eles não poderão mesmo ultrapassar. Isso será sempre um problema. Mas vamos encontrar maneiras de tornar isso possível."

Tilke também considera que as corridas estejam chatas pela boa qualidade dos pilotos. "Nós também tentamos encontrar maneiras de permitir que os pilotos cometam erros", explicou.

"O problema é que os pilotos na Fórmula 1 são os melhores pilotos do mundo e eles não cometem erros."

Artigo anterior Horner: “Seria irônico se a Renault comprasse a equipe que vendeu”
Próximo artigo Massa tem melhor início de ano desde que conquistou última vitória

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros