Punição mantida a Vettel: Veja íntegra da decisão dos comissários
Comissários decidem manter punição a Sebastian Vettel após evidências apresentadas pela Ferrari serem consideradas insuficientes
A Ferrari saiu derrotada da apelação em que pediu aos comissários da FIA para reverem a punição aplicada à Sebastian Vettel no GP do Canadá e que culminou na perda da vitória do alemão. De acordo com a decisão anunciada hoje, as evidências apresentadas na audiência não eram novas ou não eram relevantes para o caso.
Durante a corrida realizada em Montreal, no dia 9 de junho, Sebastian Vettel foi penalizado por sair da pista e voltar de forma perigosa para se defender de Lewis Hamilton, em uma disputa pela liderança da prova. A decisão foi cercada de críticas e a Ferrari fez um pedido de revisão, dando origem à audiência realizada hoje na França, na qual a punição foi mantida.
Os comissários ouviram o representante da equipe, Laurent Mekies, quem fez a apresentação aos envolvidos. Após examinarem as evidências apresentadas pela Ferrari, os comissários determinaram o seguinte:
Veredicto
Não há novos elementos significantes ou relevantes que não estivessem disponíveis para as partes envolvidas no momento da competição analisada. Motivos: De acordo com o artigo 14 do código esportivo internacional da FIA e com o artigo 2.2 dos regulamentos esportivos da Fórmula 1 da FIA, estes elementos só poderiam ser considerados como “novos” se não estivessem disponíveis para a Escuderia Ferrari antes do fim do evento.
A Escuderia Ferrari apresentou os seguintes elementos na audiência:
(i) análise de dados da telemetria do carro de Vettel, em detalhes;
(ii) Uma análise em vídeo das imagens das câmeras (frontal, superior, e câmeras onboard de Vettel e Hamilton), preparadas após a corrida;
(iii) Uma análise em vídeo realizada por Karun Chandhok (ex-piloto da F1) para o canal de televisão Sky Sports após a corrida;
(iv) Um vídeo da câmera que registrou o rosto de Vettel, liberada pela F1 após a corrida;
(v) Imagens e vídeos pós-corrida
(vi) análises da linha de traçado com dados de GPS dos carros de Hamilton e Vettel na volta em que ocorreu o incidente e nas voltas anteriores;
(vii) Testemunho de Vettel.
Os elementos (i), (ii), (v), (vi) e (vii) estavam disponíveis antes do fim da corrida.
O elemento (iii) era novo, mas não foi considerado significante ou relevante, já que se trata da opinião pessoal de uma terceira parte.
O elemento (iv) era novo, mas não foi considerado significante ou relevante, pois a evidência contida neste vídeo pode ser vista nos outros vídeos disponíveis durante a prova.
Punição causou um dos pódios mais constrangedores na Fórmula 1
A punição sobre Vettel e consequente vitória de Hamilton acabou fazendo com que o pódio da prova no Canadá fosse embaraçoso para todos os envolvidos. O piloto da Mercedes chegou a puxar o alemão para o primeiro degrau, reservado ao vencedor da prova. No entanto, este não foi o único pódio constrangedor na história da F1, e o Motorsport.com Brasil resgatou imagens de outros episódios marcantes, alguns inclusive envolvendo brasileiros, na galeria especial abaixo. Confira:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.