Recomendado para você

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP
Últimas notícias

Realizado desde 2004, GP do Bahrein teve quatro vencedores diferentes

Fernando Alonso e Felipe Massa venceram, juntos, cinco edições da prova, que foi palco da histórica 65ª pole de Schumacher

A largada do primeiro GP do Bahrein, em 2004

O GP do Bahrein vem para sua oitava edição, mas ainda que a pista de Sakhir tenha sido feita sobre uma área na qual Hermann Tilke teve total liberdade para sua criação, as corridas no país nunca foram de encher os olhos.

O circuito utilizado será o tradicional de 5.412m, no lugar do de 6.299m que a F1 correu em sua última visita ao Bahrein, na abertura da temporada 2010. São 15 curvas (nove para a direita e seis para a esquerda), a velocidade mais alta na volta é alcançada na reta dos boxes, onde os carros chegam facilmente aos 300 Km/h para a freada da primeira curva. Ao final das 57 voltas programadas para a prova, os pilotos terão percorrido 305,066 Km. A volta mais rápida do circuito ainda é da primeira prova disputada nele, em 2004. Michael Schumacher de Ferrari: 1:30.252.

Um dos maiores desafios para pilotos e engenheiros no Bahrein é o vento. Além de trazer areia do deserto para a pista, a direção dele pode ser determinante no que diz respeito à relação de marchas na reta dos boxes. Com ele a favor, o ideal é deixar a relação mais longa, para aproveitar a velocidade final do motor; com o vento contra, é preferível deixar a relação mais curta para o carro ganhar mais torque. No entanto, com sua mudança de direção repentina, esta passa a ser uma difícil tarefa.

Todos os vencedores do GP do Bahrein estão em atividade. Schumacher (2004) e Button(2009) levaram o troféu barenita uma vez, Felipe Massa duas (2007 e 2008) e Fernando Alonso três (2005, 2006 e 2010). O último vencedor na F1, Nico Rosberg, havia vencido sua última corrida na vida antes de Xangai justamente no Bahrein, em 2005. Na época, ainda correndo na GP2, o alemão se tornou também o primeiro piloto a ganhar a rodada dupla da categoria na história. Aquele fim de semana também marcou a conquista de seu título na categoria. Kamui Kobayashi, Charles Pic, Sergio Perez e Romain Grosjean já faturaram a prova na GP2 Asia também.

Em 2006, o GP do Bahrein foi marcado pela 65ª pole position de Michael Schumacher, igualando-se à marca absoluta de Ayrton Senna. A corrida também marcou a estreia de Felipe Massa na Ferrari, onde por muito pouco na volta sete o brasileiro não protagonizou um acidente de grandes proporções com Fernando Alonso (que ganharia aquela prova). Em 2005, Pedro De La Rosa, hoje na HRT, marcou sua primeira e única volta mais rápida na F1 no circuito de Sakhir. Na época, o espanhol substituía Montoya (machucado) na McLaren. Depois de fazer boas ultrapassagens em Button, Barrichello e Webber, Pedro fechou a prova em um ótimo quinto lugar.

Também em 2005, um fato externo que marcou a prova foi a morte do Papa João Paulo II no sábado. No domingo, a Ferrari correu de luto com a ponta do bico pintada de preto, e Trulli, que foi ao pódio em segundo na ocasião, trouxe em seu capacete um adesivo com os dizeres “Thank You Pope”.

Em 2008, Kubica marcou sua única pole position na carreira e a única da BMW na F1. Em 2010, Fernando Alonso se tornou no Bahrein o quarto piloto a vencer pela Ferrari em sua estreia pelo time italiano. Os outros três foram Kimi Raikkonen (Austrália 2007), Nigel Mansell (Brasil 1989) e Giancarlo Baghetti (França 1961).

Artigo anterior Hamilton bota McLaren na frente no deserto do Bahrein
Próximo artigo Rosberg domina a segunda sessão, com Red Bull logo atrás

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros