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Red Bull: a Renault decepcionou seus próprios funcionários

Christian Horner acredita que “falta de comprometimento” da alta cúpula deixou os funcionários de pista chateados com a temporada

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14, suffers an engine failure

Chefe da Red Bull, Christian Horner afirmou que a Renault decepcionou seus próprios funcionários devido à falta de comprometimento com seu programa de F1.

Horner frequentemente questionou o suporte que a fabricante francesa fornecia, e tais tensões fizeram com que a equipe mudasse para os motores Honda em 2019.

“É preciso dar o crédito quando é merecido”, disse Horner ao Motorsport.com. “No México, recebemos um motor que era capaz de vencer, assim como tivemos na Áustria e na China.”

“Tivemos sorte em Mônaco, mesmo sem um MGU-K. Em outros circuitos teríamos tido problemas.”

“Tenho total admiração pelos caras da Renault na garagem que trabalham todas as semanas. Mas acho que, no fim, eles ficaram chateados pela falta de comprometimento ao desenvolvimento e confiabilidade vindo da fábrica.”

Por alguns momentos, a falta de disponibilidade de peças novas provocava frustração na Red Bull.

“Acho que frequentemente víamos peças sendo tiradas de um motor para ir a outro. Esta tem sido a tônica durante toda a era híbrida, e isso afeta o tempo de dinamômetro, os testes de durabilidade e assim por diante.”

Horner acrescentou que o uso de um combustível diferente em relação à McLaren e à equipe de fábrica também criou tensões, mas também trouxe vantagens.

“A Exxon tem feito um ótimo trabalho para nós. A dificuldade e frustração deles é que, como equipe cliente, também temos tempo limitado no dinamômetro.”

“Mas eles conseguiram vir com um combustível que fez a especificação C funcionar, e conseguimos colocá-lo no carro de forma bem sucedida, quando a equipe de fábrica não conseguiu fazer isso. Então, isso também tem sido encorajador.”

O chefe da Renault na F1, Cyril Abiteboul, admitiu que teve emoções mistas com relação ao rompimento com a Red Bull.

“É um pouco estranho, porque 12 anos representam um grande pedaço da história da Red Bull e da Renault”, disse o francês ao Motorsport.com.

“E é um grande tempo também para os indivíduos envolvidos, os caras técnicos, os mecânicos dos dois lados, os engenheiros.”

“Tivemos momentos difíceis e também momentos muito bons. Mas acho que isso nos permite focar. Em muitas ocasiões a Red Bull diluiu nosso foco, em particular no que diz respeito à comunicação.”

“Poderemos controlar nossa comunicação muito melhor, e eles poderão desenvolver seu relacionamento com a Honda. É bom para ambas as partes.”

Max Verstappen, Red Bull Racing RB14

Max Verstappen, Red Bull Racing RB14

Photo by: Zak Mauger / LAT Images

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Adam Cooper
Fórmula 1
Red Bull Racing
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