F1: O 'problema' entre Red Bull e Honda para os próximos anos
'Futuro distante' já cria tensão nos bastidores de Milton Keynes e Sakura, conforme explica o Motorsport.com; confira
Em meio aos preparativos para as novas regras da Fórmula 1 para o ciclo entre 2026 e 2030, com foco especial nos motores, a Red Bull se prepara para fabricar suas próprias unidades de potência, tornando-se 'plenamente' independente na categoria máxima do automobilismo, uma vez que terá a parceria da Ford 'apenas' na parte eletrônica. Enquanto isso, a Honda, atual parceira da equipe taurina, também desenvolve seu projeto para a nova era da F1, na qual estará com a Aston Martin.
Assim, por mais que estarão juntas até o fim de 2025, a montadora nipônica e o time da fabricante de energéticos -- esta especialmente através da Red Bull Powertrains -- já começam a concorrer nos bastidores, com segredos 'ocultados' entre Milton Keynes, na Inglaterra, e Sakura, no Japão.
Trata-se de um fato inclusive admitido pelo consultor de automobilismo da Red Bull na elite global do esporte a motor, Helmut Marko. "Eles não nos permitem nem mesmo alterar o mapa do motor. Isso é feito pelos caras da Honda conosco na pista", afirmou o austríaco à Auto Motor und Sport.
Por outro lado, a marca austríaca também está mantendo a fabricante japonesa 'no escuro' sobre o que está fazendo em sua fábrica de motores. "A Red Bull não nos diz nada sobre seus motores e nós não lhes dizemos nada sobre nosso desenvolvimento", disse Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation, ao De Telegraaf. "Há uma espécie de guerra de informações neste momento", admitiu o cartola nipônico.
"Mas, mesmo que a RBR tenha algumas informações sobre nosso motor atual, somos responsáveis pelo desenvolvimento", explicou Koji. Como a Honda detém a propriedade intelectual da unidade de potência, a montadora tem os detalhes da máquina, embora a RBR tenha acesso às informações.
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #250 – Andretti é aprovada pela FIA para F1. E agora?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.