Últimas notícias

Red Bull não consegue fazer o Kers funcionar 100% do tempo

O projetista da equipe, Adrian Newey, reconhece que problemas de refrigeração fazem com que os líderes do mundial tenham que administrar as corridas

Newey reconhece problemas com o Kers

O mesmo filme se repetiu nas três etapas iniciais da temporada de Fórmula 1: a Red Bull tem o carro mais rápido, especialmente nas classificações, mas nunca se sabe se Sebastian Vettel ou Mark Webber estão usando ou não o Kers, claramente o calcanhar-de-Aquiles da equipe que lidera ambos os campeonatos, de construtores e pilotos.

De acordo com o projetista da equipe, Adrian Newey, a questão é de superaquecimento, o que faz com que os pilotos tenham o dispositivo, que pesa cerca de 25kg, no carro, mas não possam usá-lo o tempo todo. “É algo nessas linhas”, afirmou, quando questionado sobre o problema de refrigeração. “Temos que ficar administrando o Kers.”

Segundo o inglês, os pilotos têm evitado usar o dispositivo em todas as voltas, guardando-o para as disputas de posição.

Mesmo assim, Webber afirmou que não pôde usar o Kers a partir da volta 24 no GP da China, após não tê-lo utilizado na Austrália e na Malásia. Seu companheiro, Sebastian Vettel, também ficou sem a ajuda, por exemplo, para lutar com Lewis Hamilton pela liderança na última corrida, em Xangai.
Contudo, o chefe da equipe, Christian Horner, vê evolução e garante que o sistema será aperfeiçoado para o GP da Turquia.

“Funcionou na largada e até perto de metade da corrida. Depois escolhemos parar de usar em todas as voltas. Demos um passo adiante para a China e temos algumas semanas para dar outro passo, mas creio que estamos indo na direção certa.”

Calcula-se que o Kers, sistema de recuperação de energia cinética, que gera 80hp de potência em 6s6 por volta, proporcione ganho de três a cinco décimos.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Diretor da Pirelli vê pneus como “parte do pacote” para as ultrapassagens
Próximo artigo Após "jejum", brasileiros comemoram Páscoa em casa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil