Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Conteúdo especial

Regra é clara? Maldonado bate recorde de punições na F1

Piloto da Lotus é quem mais recebeu punições desde 2011, ano de estreia do venezuelano na Fórmula 1

Sergio Perez, Sahara Force India e Pastor Maldonado, Lotus F1 Team
Pastor Maldonado, Lotus F1 Team
Sergio Perez, Sahara Force India e Pastor Maldonado, Lotus F1 Team
Pastor Maldonado, Lotus F1 E23
Pastor Maldonado, Lotus F1 Team
Pastor Maldonado, Williams e Paul di Resta, Sahara Force India collide no corrida
Pastor Maldonado, Williams F1 Team e Nico Rosberg, Mercedes GP
Pastor Maldonado, Lotus F1 Team, com a mídia
Pastor Maldonado, Lotus F1 Team, e Jules Bianchi, Marussia F1 Team

Pastor Maldonado, na Fórmula 1 desde a temporada 2011, ganhou notoriedade não apenas por ser um piloto veloz, mas também por ser bastante agressivo, característica que acabou rendendo punições ao longo da carreira.

No tocante às penalizações, o venezuelano chamou a atenção no GP da Hungria, realizado no último domingo, ao receber três punições durante a prova. Maldonado já havia sido alvo dos comissários três vezes no mesmo final de semana em 2012, na Bélgica – naquele caso, uma delas foi aplicada na classificação e as demais na corrida.

Posto isto, surge a pergunta: a fama de indisciplinado realmente se aplica ao piloto da Lotus? A equipe do Motorsport.com foi buscar a resposta nas estatísticas.

Do início da temporada 2011 – quando estreou na categoria – até o GP da Hungria deste ano, Maldonado acumulou nada menos do que 31 punições, pelos mais variados motivos.

Quem chega mais perto, curiosamente, é Sergio Pérez – justamente com quem o venezuelano se envolveu no toque em Hungaroring – com 17 penalizações, seguido por Romain Grosjean, companheiro de Maldonado na Lotus, com 13. Soma-se as punições de Pérez e Grosjean e mesmo assim o campeão da GP2 em 2009 ainda fica à frente (31 a 30).

Em 2012 – curiosamente, o ano da primeira é única vitória de Maldonado até o momento – o piloto atingiu o ápice em termos de penalizações: dez em um campeonato de 20 etapas. Não é necessário fazer muito esforço matemático para perceber que, na média, o nome dele foi parar em discussões dos comissários a cada duas provas.

Com o ‘hat-trick’ em Hungaroring, o venezuelano atingiu a marca de sete punições em dez corridas em 2015. Restam, portanto, nove etapas para o fim do campeonato. Será que Maldonado vai superar os números de 2012? A ver.

Confira as estatísticas de punições do venezuelano:

Temporada

Número de punições

2011

5

2012

10

2013

3

2014

6

2015 (até GP da Hungria)

7

Artigo anterior Rosberg: preocupação com Hamilton não influenciou resultado
Próximo artigo Ecclestone espera decisão da Renault sobre a Lotus nesta semana

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros