Recomendado para você

Fraga mantém liderança; confira a classificação da Stock Car após a etapa de Campo Grande

Fraga mantém liderança; confira a classificação da Stock Car após a etapa de Campo Grande

Stock Car
Stock Car
Campo Grande
Fraga mantém liderança; confira a classificação da Stock Car após a etapa de Campo Grande
F1 AO VIVO: Acompanhe o GP do México em Tempo Real

F1 AO VIVO: Acompanhe o GP do México em Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 AO VIVO: Acompanhe o GP do México em Tempo Real
F1 - Pérez promete: "Pessoas vão se surpreender com o quão competitivo estarei" na Cadillac

F1 - Pérez promete: "Pessoas vão se surpreender com o quão competitivo estarei" na Cadillac

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Pérez promete: "Pessoas vão se surpreender com o quão competitivo estarei" na Cadillac
F1: Norris destaca ritmo da McLaren, mas apoia Piastri sobre carro "difícil de pilotar"

F1: Norris destaca ritmo da McLaren, mas apoia Piastri sobre carro "difícil de pilotar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris destaca ritmo da McLaren, mas apoia Piastri sobre carro "difícil de pilotar"
F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México

F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México
Cristian Mohr disputa Porsche Endurance em Interlagos

Cristian Mohr disputa Porsche Endurance em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Cristian Mohr disputa Porsche Endurance em Interlagos
NASCAR Brasil retorna ao Velocitta para a segunda etapa do Special Edition

NASCAR Brasil retorna ao Velocitta para a segunda etapa do Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil retorna ao Velocitta para a segunda etapa do Special Edition
Gabriel Gomez encerra temporada com mais um pódio e é o vice-campeão na Euro F4

Gabriel Gomez encerra temporada com mais um pódio e é o vice-campeão na Euro F4

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez encerra temporada com mais um pódio e é o vice-campeão na Euro F4
Últimas notícias

Relembre último caso de piloto processando equipe para correr na F-1

Há 24 anos o italiano Alex Caffi recorreu à justiça para ter o direito de terminar a temporada pela Footwork

O fato de Giedo van der Garde recorrer à justiça para tentar correr o GP da Austrália e futuramente - por que não - o resto da temporada 2015, é quase sem precedentes na história da Fórmula 1. Por enquanto o impasse continua, e não se sabe oficialmente se o holandês corre o GP de abertura da temporada ou a dupla primeiramente anunciada pelo time, composta pelo brasileiro Felipe Nasr e o sueco Marcus Ericsson.

[publicidade]Não é a primeira vez na história da F-1 que um piloto aciona a justiça para poder correr. Em 1991, o piloto italiano Alex Caffi teve de recorrer a estes meios para terminar a temporada pela Footwork.

Depois de não se classificar para as primeiras três corridas do ano com o ineficiente e novo motor Porsche V12, Caffi tentava entrar no grid do GP de Mônaco, quarta etapa de 1991. Foi quando, no treino livre de sábado de manhã, ele errou a primeira perna dos “S’s da Piscina”. De tão forte, o acidente fez com que o carro rachasse ao meio e o piloto tivesse uma concussão.



Apesar de a batida ter tirado o italiano da prova (Alex diz que não se lembra do ocorrido apesar de ter saído do carro andando), o acidente que o tiraria das corridas seguintes aconteceria nos dias seguintes. Caffi acabou quebrando sua mandíbula em um acidente de rua e foi substituído pelo sueco Stefan Johansson nas corridas seguintes. Stefan se classificou para o GP do Canadá, corrida seguinte a Monte Carlo.

Quando estava apto para voltar, o italiano foi impedido pela equipe de correr em favor de Johansson. A Footwork estava mais satisfeita com o trabalho do sueco. Caffi, com contrato vigente, entrou na justiça e ganhou o direito de competir durante o resto da temporada no segundo carro do time, no qual era companheiro de Michelle Alboreto.

Apesar disso, o italiano pouco pôde fazer. Depois de o time desistir do motor Porsche após o GP da França, retornando ao Ford Cosworth V8, Alex só conseguiu se classificar para as duas últimas corridas do ano, no Japão e na Austrália.
Artigo anterior Seis perguntas a serem respondidas no GP da Austrália
Próximo artigo Brasileiros na F-1: O que esperar de Massa e Nasr em 2015?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros