Renault defende estratégia de Sainz em Mônaco
Mesmo comprometendo corrida do espanhol após pit no início, time se viu sem saída após ida do piloto ao Q3
A Renault defendeu sua estratégia para o espanhol Carlos Sainz. O piloto questionou a decisão do time francês depois de ter largado de oitavo e chegado apenas em décimo. Sainz chegou mais de 40 segundos atrás de seu parceiro, Nico Hulkenberg, que não foi ao Q3 e teve outra estratégia.
Mas o chefe da Renault, Cyril Abiteboul, defendeu a decisão da equipe.
"Acho que mudar para o supermacio em vez do ultramacio teria sido ainda pior no final", disse Abiteboul sobre a parada de Sainz no início.
"No momento em que paramos, talvez não estivesse claro por que estávamos fazendo isso, mas no final ficou claro que era a coisa certa a fazer.”
"Foi uma corrida muito difícil para ele. Ele também teve que deixar Nico passar para que Nico pudesse executar sua corrida. Vimos novamente que é muito difícil ler esses pneus. Parecia que iríamos ter uma corrida muito difícil com Nico e, de repente, os pneus voltaram à vida.”
"É muito difícil entender o que acontece nesta situação, mas tenho certeza que quando Sainz assistir a corrida, vai entender.”
"Mas, novamente, teremos uma discussão. A equipe precisa avaliar o que ele fez, e precisamos manter isso em nossas cabeças para o futuro. Há mais para aprender e entender deste tipo de situação."
Em relação aos problemas de comunicação que a equipe teve com Sainz durante a corrida, Abiteboul acrescentou: "eu acho que o microfone dele quebrou – já tinha acontecido no início desta semana, então há algo a ser feito”.
"Ele não estava desligando o microfone."
Os dois pilotos da Renault estavam em diferentes estratégias, graças a Sainz ter que iniciar a corrida os hipermacios por ter ido ao Q3. Enquanto isso, Hulkenberg começou com os ultramacios e fez um primeiro stint grande graças a qualificação fora do top-10 e a livre escolha de pneus.
"Pudemos ver que com nossos carros e esses pneus era melhor começar em 11º do que começar em 10º, ou até em 8º para Carlos", disse Abiteboul.
"Isso também é um fator para nosso carro, porque para alguns carros, como [Pierre] Gasly [Toro Rosso] e [Esteban] Ocon [Force India], deu para fazer essa estratégia de começar com o hipermacio e fazê-lo funcionar.”
"Não tivemos nenhuma alternativa real além daquela estratégia para o Carlos."
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