Renault substitui presidente de competições
Jerome Stoll dará lugar a Thierry Koskas na liderança da montadora em seu departamento esportivo
Thierry Koskas substituirá Jerome Stoll como presidente do braço esportivo da Renault no ano que vem. Koskas assumirá a presidência da Renault Sport Racing, reportando-se ao presidente e diretor executivo da Renault, Carlos Ghosn, em 1º de janeiro de 2019.
Em um pequeno comunicado, a Renault disse que Koskas teria como objetivo "levar a equipe ao mais alto nível" e "garantir que a contribuição da Fórmula 1 para a conscientização de marca da Renault em todo o mundo seja fortalecida".
Koskas foi nomeado vice-presidente executivo de vendas e marketing da Renault no início de 2016 e tornou-se membro do comitê executivo da fabricante no processo.
Ele trabalha para a Renault desde 1997.
Stoll, funcionário da Renault desde 1980 e que se tornou presidente da Renault Sport Racing no início de 2016, completará 65 anos no ano que vem.
A Renault deve conquistar o quarto lugar no campeonato de construtores da F1 nesta temporada, conseguindo seu melhor resultado desde que retornou ao grid como equipe de fábrica em 2016.
O time terminou em nono de 11 equipes naquele ano – legado de uma aquisição tardia da Lotus. Isso foi antes de melhorar para sexto em 2017. O objetivo inicial de cinco anos da Renault era voltar a ser uma força vencedora de corridas até 2020.
Embora este ano tenha marcado mais progressos em direção a essa meta, ela perdeu terreno na corrida de desenvolvimento e teve que suportar a pressão da equipe cliente da Ferrari, a Haas. A Renault também foi ajudada pela perda de um concorrente imediato, a Force India, graças aos problemas financeiros da equipe.
O motor da Renault permanece atrás dos Mercedes e da Ferrari, e parece ter sido alcançado pelo Honda.
No entanto, o diretor-gerente da Renault Sport, Cyril Abiteboul, prometeu um motor totalmente novo para 2019, se comprometendo a finalmente superar seu déficit na era V6 turbo-híbrida.
O time também reforçou sua estrutura técnica, principalmente com a adição do ex-FIA Marcin Budkowski, para impulsionar a produção em sua sede de chassi em Enstone.
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18, leads Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team R.S. 18
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.