Reunião entre chefes técnicos tentará salvar mudanças na F1
Existe o temor de que plano de mudanças para a categoria não consiga cumprir o cronograma e perca força
O plano da Fórmula 1 para uma revisão de regras para 2017 ainda pode ser salvo por chefes técnicos em uma reunião na próxima semana. A avaliação é do diretor-técnico da Renault, Nick Chester, apesar do desacordo em curso entre as equipes.
Os chefes de equipe estão em desacordo sobre como as mudanças extremas dos carros programados para o próximo ano devem ser - com a Red Bull forçando modificações aerodinâmicas mais agressivas e outras equipes ávidas por pequenos ajustes.
Diante do prazo final de 1º de março para colocar as regras em vigor - depois só apoio unânime permitirá alterações -, o tempo está acabando para implementar um esperado aumento de velocidade para os carros de F1.
Os diretores técnicos da Fórmula 1 estão planejando se reunir em 11 de fevereiro para discutir o progresso sobre os regulamentos de 2017.
O encontro vai oferecer a oportunidade perfeita para, em seguida, se chegar a um consenso sobre as mudanças de carro específicas que atendem aos critérios para fazer carros mais rápidos.
Pressão para a mudança
No entanto, embora Chester esteja otimista com o escopo para aprovação, ele está convencido de que o Grupo de Estratégia de F1 e a FIA precisam dizer aos chefes técnicos exatamente o que eles querem atingir com as regras.
Falando a Motorsport.com sobre o processo de regras, Chester disse: "Ele se afastou bastante. Uma das dificuldades que há é que, quando se chega perto de uma data da decisão final - como 1º de março -, todas as equipes estão se posicionando um pouco mais do que poderiam ter feito há seis meses.
"Temos outra TRM [Reunião do Regulamento Técnico] em 11 de fevereiro, e eu estou esperando que nessa reunião tenhamos algum progresso decente."
Quando questionado se ele acreditava que as diferenças entre as equipes poderiam ser resolvidas, ele disse: "Eu acho que elas podem ser, mas somente se for dada uma direção suficiente do Grupo de Estratégia e da FIA sobre o que eles querem".
"Com a direção suficiente, podemos chegar a um conjunto de regras. Tivemos um conjunto de regras acordadas antes do Natal que iria fazer o trabalho de um ponto de vista de estilo - não adicionar uma enorme quantidade de downforce, adicionar só um pouco - mas tem a questão da largura do carro para que pudéssemos ir longe com o regulamento".
"Mas é preciso um pouco de vontade para dar algum sentido a elas.
Reunião em Milão
Havia alguma esperança de que a reunião da semana passada entre os chefes da equipe com a Pirelli iria ajudar a se chegar a algum acordo entre os membros do Grupo de Estratégia sobre o tipo de regras que eles queriam ver implementadas. No entanto, fontes sugeriram que isso não aconteceu.
As questões podem então ser levadas para a reunião do Grupo de Estratégia, em Genebra, no dia 23 de fevereiro, onde, se não forem implementadas a tempo, vão precisar de aprovação por maioria antes de ir para a Comissão de F1 mais tarde naquele dia.
As chances de um apoio unânime para modificações após 1º de Março são muito escassas, com Chester admitindo que continua a haver diferenças de opiniões de várias equipes.
"Há um pouco de distanciamento lá", disse. "Há um pouco de fatores que vem da Pirelli também, porque é uma enorme diferença para eles se eles estão produzindo pneus para lidar com 40% a mais de carga ou 10% a mais de carga".
"E eles não têm muito tempo para fazer os pneus e ir testando. Essa combinação é um pouco confusa. Você tem esses dois extremos e outras equipes no meio. Por isso, nada é tão simples."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.