Relato da corrida
Fórmula 1 GP de Mônaco

Ricciardo triunfa em fim de semana perfeito em Mônaco

Australiano triunfa de ponta a ponta, após liderar todas as sessões da etapa monegasca

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 leads Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 leads Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, Esteban Ocon, Force India VJM11, and Fernando Alonso, McLaren MCL33, at the start of the race
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 leads Sebastian Vettel, Ferrari SF71H at the start of the race
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14

O GP de Mônaco teve apenas um nome em todos os dias de ação na pista: Daniel Ricciardo. Neste domingo ele liderou do início ao fim a prova nas ruas do principado, permanecendo à frente até mesmo depois de voltar de seu único pit stop.

O australiano chegou a reportar problemas de potência durante o evento, o que fez o segundo colocado, Sebastian Vettel, se aproximar em algumas vezes, mas o alemão da Ferrari não conseguir estragar o fim de semana do australiano.

Lewis Hamilton, que também fez queixas à equipe, mas falando dos pneus, terminou na terceira posição. Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas completaram o top-5.

Largando da última posição, Max Verstappen conseguiu chegar à zona de pontuação, finalizando a corrida em nono.

A Corrida

A largada para o GP de Mônaco foi limpa e Daniel Ricciardo manteve a ponta tranquilamente. Os 11 primeiros mantiveram suas posições na primeira volta. Max Verstappen conseguiu subir duas posições, chagando à 18ª colocação.

O holandês conseguiu mais um posto no quinto giro, ultrapassando Marcus Ericsson.

Ao mesmo tempo, a FIA anunciava uma punição a Sergey Sirotkin, que não tinha os pneus fixados até três minutos antes do início da prova. Com isso, o russo teve que pagar 10 segundos de stop and go.

Na 10ª volta, Lance Stroll apareceu com a asa dianteira e o pneu esquerdo danificados. O canadense foi para os pits para a equipe consertar o estrago. A essa altura, Verstappen já era o 14º colocado.

Hamilton fez sua primeira parada na volta 12, colocando ultramacios, na tentativa de permanecer na pista até o fim.

Vettel e Ricciardo fizeram suas paradas nas voltas 16 e 17, respectivamente, também optando pelo composto ultramacio.

A partir da 25ª volta, Ricciardo reportava falta de potência em seu carro. Com isso, Vettel se aproximou do australiano, mas aos poucos o ritmo da Red Bull voltava a afastar o alemão.

Em terceiro, Hamilton reclamava muito da granulação dos pneus, mas era acalmado pela equipe, que pedia para ele manter o ritmo.

Finalmente, na 49ª volta, Verstappen fez sua parada nos pits para colocar pneus hipermacios. O holandês estava em nono e retornou em 11º.

Com problemas de câmbio, Fernando Alonso foi obrigado a abandonar na 54ª volta. O espanhol retornava a Mônaco, depois de se ausentar em 2017 para fazer as 500 Milhas de Indianápolis.

Na 58, Verstappen manobrou sobre Sainz pela nona posição na chicane da saída do túnel. O espanhol reclamou que o holandês cortou caminho, mas os comissários não entenderam assim.

Na 72º volta, o piloto da casa, Charles Leclerc, perdeu os freios na saída do túnel e acertou em cheio a traseira de Brendon Hartley, sendo obrigado a abandonar e fazendo com que o neozelandês fosse aos boxes para fazer o mesmo. O safety car virtual foi acionado. 

Na volta, Ricciardo manteve boa distância para Vettel e garantiu a segunda vitória do ano. O australiano também havia triunfado na China. Vettel confirmou a segunda colocação e Hamilton fechou o pódio.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no Canadá, no dia 10 de junho

Resultado final

Cla #PilotoChassisMotorVoltasTempoGapIntervalokm/hPits Pontos
1   3 australia Daniel Ricciardo  Red Bull TAG 78 -       1   25
2   5 germany Sebastian Vettel  Ferrari Ferrari 78 7.336 7.336 7.336   1   18
3   44 united_kingdom Lewis Hamilton  Mercedes Mercedes 78 17.013 17.013 9.677   1   15
4   7 finland Kimi Raikkonen  Ferrari Ferrari 78 18.127 18.127 1.114   1   12
5   77 finland Valtteri Bottas  Mercedes Mercedes 78 18.822 18.822 0.695   1   10
6   31 france Esteban Ocon  Force India Mercedes 78 23.667 23.667 4.845   1   8
7   10 france Pierre Gasly  Toro Rosso Honda 78 24.331 24.331 0.664   1   6
8   27 germany Nico Hulkenberg  Renault Renault 78 24.839 24.839 0.508   1   4
9   33 netherlands Max Verstappen  Red Bull TAG 78 25.317 25.317 0.478   1   2
10   55 spain Carlos Sainz Jr.  Renault Renault 78 1'09.013 1'09.013 43.696   1   1
11   9 sweden Marcus Ericsson  Sauber Ferrari 78 1'09.864 1'09.864 0.851   1    
12   11 mexico Sergio Perez  Force India Mercedes 78 1'10.461 1'10.461 0.597   1    
13   20 denmark Kevin Magnussen  Haas Ferrari 78 1'14.823 1'14.823 4.362   1    
14   2 belgium Stoffel Vandoorne  McLaren Renault 77 1 lap 1 volta 1 volta   2    
15   8 france Romain Grosjean  Haas Ferrari 77 1 lap 1 volta 0.000   2    
16   35 russia Sergey Sirotkin  Williams Mercedes 77 1 lap 1 volta 0.000   3    
17   18 canada Lance Stroll  Williams Mercedes 76 2 laps 2 voltas 1 volta   3    
  dnf 16 monaco Charles Leclerc  Sauber Ferrari 70 8 laps 8 voltas 6 voltas   1 Acidente  
  dnf 28 new_zealand Brendon Hartley  Toro Rosso Honda 70 8 laps 8 voltas 0.000   2 Acidente  
  dnf 14 spain Fernando Alonso  McLaren Renault 52 26 laps 26 voltas 18 voltas   1 Câmbio

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Para Massa, acidente de Verstappen foi desnecessário
Próximo artigo TABELA: Ricciardo cresce com vitória dominante em Mônaco

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil