Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Rotina "esquisita" de Cingapura tem reunião às 3h da manhã

Equipes mantêm o horário europeu mesmo com fuso de seis horas; confira o cronograma de um dia de trabalho de Bruno Senna

Mesmo na calada da noite, é hora de dar entrevista em Cingapura

“Muito esquisito”. É assim que Bruno Senna define o final de semana do GP de Cingapura. Não pela pista ou pelo país, mas sim pela estratégia das equipes para lidar com o único evento noturno da categoria: permanecer no fuso horário europeu.

Assim, para o relógio biológico de pilotos, mecânicos e engenheiros, a corrida continua sendo no início da tarde, como de costume. Porém, isso gera algumas situações inusitadas, como reunião com os engenheiros às 3h da manhã locais ou dormir quando o sol já está nascendo.

“A estrutura do dia é um pouco diferente aqui, as coisas são mais espaçadas. Quando chega à noite, você acha que tem de dormir, mas ainda são 19h na Inglaterra, então precisa ter cuidado”, revela Senna. Cingapura está sete horas à frente da Inglaterra e seis horas em relação à Europa continental.

“Na sexta-feira, nossa última reunião de pneus vai ser às 3h da manhã. Daí você fica pensando: ‘isso é muito esquisito’. Normalmente, na Europa, essa reunião seria às 21h. Mas o corpo está bem acostumado, estou dormindo muito bem e isso já ajuda bastante”, garante o piloto, que disputa a corrida em Marina Bay pela segunda vez.

Até para se exercitar, os pilotos escolhem horários parecidos com os quais estarão na pista. Caso não haja tempo, o fazem até depois.

“Estou fazendo academia sempre à meia-noite. Não é o ideal correr tão tarde por causa da adrenalina, então a academia é um pouco mais tranquilo. É tudo meio esquisito. Você chega na academia e todo mundo está indo embora, os funcionários do hotel perguntam ‘você quer que desligue a música?’”

A rotina diferente até faz Bruno lembrar dos velhos tempos de sair à noite e só voltar de manhã.

“Quando você vai dormir, já são 6h da manhã, que são 23h da noite na Inglaterra, você pensa: ‘que esquisito’ porque já está claro o dia. Parece quando você era adolescente e chegava da balada às 6h da manhã e pensava ‘nossa, já é dia, preciso dormir’. Parece coisa de moleque, mas é engraçado como o trabalho é diferente aqui.”

Cronograma Bruno Senna - Sexta 23/9

15:00 - Despertar
15:45 - Ida para a pista
16:00 - Café-da-manhã na pista
17:00 - Reunião com os engenheiros sobre a programação do treino livre 1
18:00 - Treino livre 1
19:35 - Reunião com os engenheiros para análise do treino livre 1 e programação do treino livre 2
20:00 - Almoço (refeição leve)
21:30 - Treino livre 2
23:05 - Reunião com os engenheiros para análise do treino livre 2
23:35 - Rodas de imprensa (dez minutos para a imprensa escrita e dez minutos para tevês)
00:00 - Reunião de pilotos
00:30 - Reunião com os engenheiros para definição da programação de sábado (mudanças no carro, definição da relação de marchas, etc.)
02:00 - Jantar
03:15 - Reunião com os engenheiros de pneus da Pirelli
04:00 - Partida para o hotel
04:15 - Massagem
05:00 - Dormir

(colaborou Luis Fernando Ramos, de Cingapura)

Artigo anterior Barrichello, sobre contrato: "Não tenho nada na mão"
Próximo artigo Em sessão complicada, Hamilton coloca quatro décimos em Vettel

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros