Últimas notícias

Saiba quem é quem no teste de jovens pilotos de Silverstone

Mesmo com permissão para titulares andarem, sessão será oportunidade para jovens promissores - e outros nem tanto

Mesmo com a FIA liberando os testes inicialmente destinados a jovens pilotos para os titulares devido à necessidade da Pirelli testar os pneus que estreiam no GP da Hungria, a atividade de pista de Silverstone, de quarta a sexta-feira nesta semana, terá vários rostos menos conhecidos. Veja quem é quem no nosso guia:

RED BULL

Antonio Felix da Costa: o português de 21 é considerado um dos melhores de sua geração, mas sofre com a falta de investimento. A saída foi entrar no programa de desenvolvimento da Red Bull no meio da temporada de 2012 para conseguir combinar sua campanha na GP3 com a World Series. A aposta deu certo e Felix da Costa foi quem mais pontuou na segunda parte do ano na World Series. Em 2013, o português está competindo apenas na World Series e ocupa a terceira posição.

Carlos Sainz Junior: Filho do campeão mundial de Rali, o piloto de 18 anos sempre disputou vários campeonatos no mesmo ano, para maximizar seu tempo de pista. Ano passado, por exemplo, foi sexto na F-3 Britânica, nono na F-3 Euroseries e quinto na F-3 Europeia. Atualmente, compete na GP3, tendo conquistado um pódio até aqui. O espanhol é membro do programa de jovens pilotos da Red Bull e tem o apoio da Cepsa, petroleira que patrocina a Toro Rosso.  

FERRARI

Davide Rigon: O italiano faz parte da academia de pilotos da Ferrari. Atualmente com 26 anos, foi campeão da Euroseries 3000 em 2007 e teve uma passagem apagada na GP2, categoria em que compete desde 2009. Sua carreira ficou marcada por um acidente em Istambul, em 2011, quando ficou afastado após sofrer fraturas múltiplas na tíbia e fíbula.

MCLAREN

Kevin Magnussen: O dinamarquês já andou pelo time de Woking no teste de Abu Dhabi, ano passado. Aos 20 anos, atualmente é segundo colocado na World Series em sua segunda temporada na categoria. Tem passagem, também, pela F-3 Britânica, na qual foi terceiro em 2010 e segundo em 2011, atrás do brasileiro Felipe Nasr. Kevin é filho de Jan que chegou a pilotar pela McLaren em 1995.

Gary Paffett: Mesmo não sendo nenhum garoto – tem 32 anos – Gary entra no time dos “jovens pilotos” por não ter participado de provas na Fórmula 1. O britânico está na McLaren desde 2006, mas nunca conseguiu uma vaga na categoria, tendo feito sua carreira na DTM. Paffett foi campeão da categoria de stock car alemã em 2005 e tem outros três vice-campeonatos.

Oliver Turvey: aos 26 anos, ocupa o cargo de piloto de teste e desenvolvimento da McLaren, tendo participado dos testes de Mugello e de Abu Dhabi ano passado. Quarto colocado na World Series em 2009 e sexto na GP2 no ano seguinte, atualmente corre na ELMS.

LOTUS

Davide Valsecchi: Atual campeão da GP2, Valsecchi é piloto de testes da Lotus, tendo substituído Kimi Raikkonen em uma sessão em Barcelona, na pré-temporada. O italiano também participou do teste para jovens pilotos em Abu Dhabi ano passado, além de ter andado de Hispania no mesmo circuito em 2010. Aos 26 anos, Valsecchi tem ainda uma experiência em sessões oficiais, quando andou pela Caterham nos treinos livres para o GP da Malásia de 2011.

Nicolas Prost: Filho do tetracampeão Alain, Nicolas tem feito testes esporádicos com a equipe desde 2010. Aos 31 anos, o francês nunca teve grandes resultados nos monopostos e decidiu investir nos esportivos a partir de 2009, tendo terminado as 24 Horas de Le Mans ano passado em quarto lugar.

SAUBER

Robin Frijns: O holandês é o atual campeão da World Series e piloto de testes da Sauber. Aos 21 anos, o piloto também compete na GP2, sendo atualmente nono colocado, com uma vitória e um pódio. Graduado nos karts em 2009, foi terceiro na Formula BMW Europa e venceu o campeonato no ano seguinte. De lá para cá, também conquistou as taças da Formula Renault 2.0 e 3.5 logo na primeira tentativa.

Kimiya Sato: o japonês, atualmente segundo colocado em sua temporada de estreia na Auto GP, fará sua estreia em um carro da Fórmula 1. Aos 23 anos e com sete temporadas nos monopostos, tem como grandes conquistas até aqui o vice-campeonato da F-3 japonesa e o terceiro lugar na F-3 alemã.

FORCE INDIA

James Calado: Fruto do programa Racing Steps, que ajuda pilotos de baixa renda a conquistarem espaço no automobilismo na Inglaterra, Calado é atualmente quinto colocado em sua segunda temporada na GP2. Com um histórico de vice-campeonatos nas categorias de base - Formula Renault UK, F-3 Britânica e GP3 – o britânico de 24 anos terá sua segunda chance em um Fórmula 1, já tendo feito um teste aerodinâmico com a Force India.

WILLIAMS

Susie Wolff: Piloto de testes da equipe, a escocesa de 30 anos foi responsável pelo shakedown do FW35 e vem conduzindo os testes em simuladores. Depois de sete temporadas correndo na DTM, conquistando um total de quatro pontos, a piloto decidiu se dedicar inteiramente à Fórmula 1 neste ano e faz seu segundo teste com a Williams, tendo pilotado o carro de 2011 em sessão ano passado.

Daniel Juncadella: O espanhol de 22 anos é o campeão do Europeu de F-3 e da F-3 Euroseries. Correndo pela Mercedes na DTM neste ano, conquistou seu primeiro pódio no último final de semana. Será a segunda experiência de Juncadella na Fórmula 1, uma vez que o piloto ganhou, como prêmio por seus títulos, um teste com a Ferrari de 2009.

TORO ROSSO

Daniil Kvyat: Membro do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull desde 2010, o russo de 19 anos tem competido em vários campeonatos de Formula Renault 2.0, tendo conquistado o vice na Eurocup em 2012 e vencido a Alps. Neste ano, corre pela equipe de Mark Webber e Christian Horner na GP3 e atualmente é oitavo no campeonato.

Johnny Cecotto: Depois de testar pela Toro Rosso em Abu Dhabi ano passado, o venezuelano marcado por acidentes na GP2 ganha nova chance. Aos 23 anos, vem sendo consistentemente batido pelo companheiro novato Mitch Evans e está na 14ª colocação no campeonato.

CATERHAM

Alexander Rossi: Com títulos na F-BMW, o norte-americano começou a correr na Europa em 2009. De lá para cá, foi terceiro colocado na GP3 e na World Series e se gabaritou para entrar no programa de jovens pilotos da Caterham, da qual é piloto de testes desde 2012, tendo participado de duas sessões de treinos livres às sextas-feiras, sendo a última no GP do Canadá.

Will Stevens: O britânico de 22 anos é atualmente quarto colocado na World Series, categoria na qual faz sua segunda temporada. Antes disso, competiu na F-Renault britânica, conquistando como melhor resultando também um quarto lugar. Faz em Silverstone o primeiro teste com a Fórmula 1, sendo parte do programa de desenvolvimento da Caterham.

MARUSSIA

Tio Ellinas: O cipriota ganhou a chance do teste por ser o mais bem colocado entre os pilotos da Marussia na GP3 ano passado. Atualmente, é líder do campeonato e não terminou nenhuma prova abaixo do sexto lugar. Aos 21 anos, recentemente teve sua primeira experiência com um F-1 durante teste aerodinâmico da própria Marussia, em junho.

Rodolfo Gonzalez: Depois de três temporadas com resultados medianos na GP2, o piloto de 27 anos é o reserva da Marussia, tendo andado em três sessões de treinos livres nesta temporada – Bahrein, Espanha e Alemanha. 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton: "Sempre usei pneus invertidos na Fórmula 1"
Próximo artigo Saiba quando cada piloto treinará no teste de Silverstone

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil