Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Segundo revista, FIA e equipes pretendem mudar formato da classificação

Grupo Estratégico da Fórmula 1 teme Q3 monótono no formato atual por necessidade maior de poupar pneus em 2014

As equipes da Fórmula 1 irão discutir no Bahrein, durante a próxima sessão de testes da pré-temporada, mudanças no sistema de classificação para a temporada de 2014, segundo informação dada pelo site da revista inglesa Autosport. O encontro deverá acontecer no dia 21 de fevereiro, no terceiro dos quatro dias programados de teste no circuito de Sakhir.

A troca deverá acontecer graças a algumas preocupações do Grupo Estratégico na Fórmula 1, de que provavelmente os pilotos pudessem ser desencorajados de tentar voltas rápidas no Q3 para poupar pneus para a corrida.

O objetivo é prevenir que a classificação seja ruim para os fãs. Por isso, o Grupo Estratégico, que conta com membros dos times da categoria, pediu para que as equipes e a FIA trouxessem ideias para a reunião no Bahrein. Ideis que forçassem os pilotos a ir atrás da melhor volta durante o Q3.

Atualmente o piloto que chega ao Q3 é obrigado a disputar o primeiro stint de cada GP com o jogo de pneus com o qual conseguiu a melhor volta na classificação. No entanto, não participar da sessão dá o direito ao piloto escolher com que composto prefere largar.

Segundo a Autosport, será discutida a ideia de dar aos pilotos do Q3 um jogo a mais de pneus, o que os possibilitaria ir atrás das melhores voltas sem se preocupar com o desgaste dos pneus. Também será discutida a ideia de fazer os pilotos que alcançarem o Q3 largar com os pneus que conquistaram suas melhores voltas no Q2.

Mesmo com as ideias, um novo formato de classificação só poderá ser implantado se tiver apoio unânime de todos os times. O formato atual teve seu início na temporada de 2006.

Artigo anterior Para Vergne, perder vaga na Red Bull o fez crescer mentalmente
Próximo artigo Kobayashi: "Os novos motores fazem a F-1 soar como a F-3"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros