Sem vida fácil, Sebastian Vettel vence a quinta seguida
Alemão superou Grosjean na pista e Webber na estratégia para levar mais uma, Massa fechou em décimo lugar
Sebastian Vettel teve mais trabalho do que o normal para vencer a quinta prova em sequência, no Japão. O alemão superou Romain Grosjean na pista e o companheiro Mark Webber na estratégia para levar a prova. Mas o campeonato ficou para a Índia, com o quarto lugar de Fernando Alonso. Felipe Massa foi o décimo colocado.
Na largada, Grosjean tomou a ponta, à frente de Webeer, Vettel – que tocou Hamilton e furou o pneu traseiro do inglês, que acabou abandonando a prova – Rosberg, Massa, Alonso, Hulkneberg, Perez, Gutierrez e Button.
Nas primeiras voltas, Raikkonen, que largou mal e caiu para 11º, superou Button, que foi o primeiro a parar na volta 9, indicando que o desgaste era maior que o esperado. Quem ganhou na primeira rodada de pit stops foi Hulkenberg, que ficou à frente da dupla da Ferrari, enquanto Rosberg recebeu um drive through por ter sido liberado de maneira insegura de seu pit stop.
Na 20ª volta, Alonso superou Massa e o pelotão teve que passar por Ricciardo, que adiou sua parada. O brasileiro chegou a colocar duas rodas na grama para superar o australiano, se expondo para Gutierrez, mas conseguiu passar pela Toro Rosso. Porém, após sua segunda parada, o brasileiro foi punido por excesso de velocidade nos boxes.
Na frente, Webber demonstrou que iria a três paradas ao antecipar sua segunda visita aos boxes. Enquanto isso, após a segunda rodada de pit stops, Vettel começou a andar mais rápido que Grosjean e ultrapassou o francês usando a DRS na reta na volta 42. Quatro voltas depois, foi Alonso que passou Hulkenberg. O espanhol estava em um sanduíche entre o alemão e Raikkonen. Algumas voltas depois, foi a vez do finlandês fazer o mesmo.
Assim, Alonso subiu para quarto, à frente de Raikkonen, Hulkenberg, Gutierrez, Rosberg (em uma estratégia de três paradas), Massa e Button fechando o top 10. Nas voltas finais, Button ainda superou o brasileiro.
Quando fez sua terceira parada, Webber voltou em terceiro, pressionando Grosjean, mas ficando preso pela Lotus enquanto Vettel abria em relação ao francês. O australiano só conseguiu se livrar do francês na penúltima volta, quando Vettel já estava mais de oito segundos na frente.
Assim, o alemão levou a quinta corrida seguida, liderando a segunda dobradinha da Red Bull na Suzuka. Com o quarto lugar de Fernando Alonso, a vantagem subiu para 90 pontos com 100 em jogo. A próxima prova e provável palco da decisão do título é o GP da Índia, em duas semanas.
Classificação final do GP do Japão:
1) Sebastian Vettel (Red Bull), 53 voltas
2) Mark Webber (Red Bull), a 7s1
3) Romain Grosjean (Lotus), a 9s9
4) Fernando Alonso (Ferrari), a 45s6
5) Kimi Raikkonen (Lotus), a 47s3
6) Nico Hulkenberg (Sauber), a 51s6
7) Esteban Gutierrez (Sauber), a 71s6
8) Nico Rosberg (Mercedes), a 72s
9) Jenson Button (McLaren), a 80s8
10) Felipe Massa (Ferrari), a 89s2
11) Paul di Resta (Force India), a 98s5
12) Jean-Eric Vergne (Toro Rosso), a 1 volta
13) Daniel Ricciardo (Toro Rosso), a 1 volta
14) Adrian Sutil (Force India), a 1 volta
15) Sergio Pérez (McLaren), a 1 volta
16) Pastor Maldonado (Williams), a 1 volta
17) Valtteri Bottas (Williams), a 1 volta
18) Charles Pic (Caterham), a 1 volta
19) Max Chilton (Marussia), a 1 volta
Não completaram: Lewis Hamilton (Mercedes), Van der Garde (Caterham) e Jules Bianchi (Marussia)
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.