Sonho da Red Bull de correr de motor Mercedes "acabou"
Escuderia não deve seguir com a Renault em 2016. Sonhava com a marca alemã e agora terá que se concentrar em um acordo com a Ferrari












Com a Red Bull cada vez mais próxima de quebrar o contrato com a Renault, o foco da escuderia austríaca tem sido um acordo com a Mercedes-Benz para receber os motores alemães.
Fontes do Motorsport.com apontam que a Red Bull estava esperançosa de um acordo. Embora a cúpula da equipe Mercedes não seja a favor, havia uma chance de setores das montadoras serem atraídos pelo marketing de estarem aliados a marca de bebida energética.
No entanto, Dieter Zetsche, diretor executivo da Daimler (que controla a Mercedes), não foi receptivo à ideia em conversa com os representantes da marca alemã na F1, Toto Wolff e Niki Lauda durante o GP da Itália.
Sem o suporte por parte da montadora e da equipe Mercedes, há agora uma possibilidade remota de que os carros da Red Bull consigam um acordo para contar com os motores germânicos.
A Mercedes não tem se pronunciado oficialmente sobre o assunto, mas Wolff afirmou na semana anterior estar preocupado sobre o impacto negativo de um acordo com a Red Bull.
“Se eu analisar pela perspectiva da equipe, um acordo não deve ser feito. O nosso carro e o nosso resultado são frutos do sucesso do trabalho duro e do investimento da Daimler.”
“Construímos a nossa supremacia, enquanto uma outra equipe (Red Bull) decidiu que não quer ficar com os seus parceiros (Renault). É uma filosofia diferente da nossa.”
“Nada aconteceu ainda, porque não conseguimos encontrar possíveis benefícios do acordo, pois os negativos estão voltados para a nossa equipe.”
Uma das preocupações é que a Mercedes perca a sua enorme vantagem ao fornecer os seus motores à Red Bull. Além disso, há o receio de como a Red Bull irá reclamar por não ter tratamento igual.
Sem a Mercedes, a única opção viável para a Red Bull é a Ferrari. Foi divulgado que a Red Bull já notificou a Renault sobre a intenção de romper por antecipação o acordo que se encerraria no final de 2016.
A montadora francesa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fim do acordo com a Red Bull, mas fontes informam que não irá forçar para manter o contrato em vigor.
Com a Renault, a Red Bull conquistou quatro títulos seguidos entre 2010 e 2013, sempre comandada por Sebastian Vettel. No entanto, com a mudança do regulamento, a Mercedes foi dominante nos últimos dois anos, irritando a cúpula do time austríaco.
Chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner afirmou depois do GP da Itália que aguarda uma resposta da Renault sobre o seu futuro. A marca estuda comprar a Lotus para voltar a ter uma equipe própria ou até mesmo deixar a F1.
“O tempo é uma pressão agora. Estamos em setembro e todos precisam saber quais são os planos da Renault. Acredito que em duas semanas todos saberão o que a Renault irá fazer”, disse Horner.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.