Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Últimas notícias

Stewart: pilotos atuais precisam “desesperadamente” de treinadores

Tricampeão mundial de F1, Jackie Stewart acredita que os pilotos de ponta da categoria precisam “desesperadamente” de treinadores, o que ele acredita que é “absolutamente errado”.

Drivers prepare for the end of year grid photo

É comum para os pilotos da atualidade a procura por ajuda profissional com sua preparação física e condicionamento, o que acontece por meio de personal trainers e nutricionistas.

Stewart, que há muito tempo defende os benefícios de treinadores ao volante e no aspecto mental, acredita que os pilotos atuais não extraem o máximo de outras vias.

Ele disse ao Motorsport.com que o uso de trinadores é “uma das coisas que faltam a eles desesperadamente”.

“Eu simplesmente não entendo até hoje. Pilotos de corridas são tão espertos que eles não precisam de treinadores. É absolutamente errado.”

“Não há um único piloto no pico de suas habilidades que não seriam auxiliados pela sabedoria e observações que ele provavelmente nunca havia parado para pensar antes.”

“Você vê o esqui, golfe, tênis, hipismo, tudo o que você puder pensar, e os treinadores são uma das coisas mais importantes.”

“Agora, eles [pilotos da F1] estão em forma e possuem treinadores para ajudá-los com o condicionamento físico, mas não com a habilidade mental. E acho que isso é completamente errado.”

Stewart, campeão mundial em 69, 71 e 73, estreou na F1 em 65, com a BRM.

Ele terminou no pódio logo em sua segunda largada e terminou em terceiro no campeonato.

Stewart passou suas primeiras duas temporadas correndo ao lado de Graham Hill, mas afirmou que tinha como mentor alguns outros pilotos além do parceiro.

“Eu estava tão faminto por aprender com os outros e tive sorte de ter Jim Clark para conversar. Ele foi o melhor piloto com quem já corri”, disse Stewart.

“Pelo fato de dividirmos um apartamento e passarmos tempo juntos, eu nunca deixei de tentar descobrir coisas que ele saberia e que eu nunca saberia considerando o estágio em que eu estava na minha carreira.”

“E eu tive Graham Hill, e Graham nunca deixou de responder uma pergunta que eu tinha, seja sobre o acerto do carro, sobre onde frear e qual marcha usar.”

“A telemetria hoje em dia deixa tudo tão claro. Se você estiver ouvindo o que o treinador te dizer, eles poderão ver a diferença.”

Stewart disse que é importante que os pilotos não subestimem o valor que eles poderão encontrar em alguém que não possui um currículo tão recheado quanto o deles próprios.

“O treinador de Franz Klammer [famoso esquiador] não era um esquiador de ponta. Ele não era tão rápido quanto Franz era, mas sabia das técnicas e dos problemas emocionais, de como colocar a cabeça no lugar antes de partir para a descida da montanha.”

“Ainda assim, somos todos tão espertos que não precisamos de um treinador. É completamente errado, e é mais importante ainda hoje em dia porque temos uma telemetria para discutir sobre.”

Jackie Stewart

Jackie Stewart

Photo by: Simon Galloway / Sutton Images

Artigo anterior Collet exalta papel de Massa na carreira: “é o exemplo a seguir”
Próximo artigo Williams: Kubica não mostrou seu melhor em primeira seleção por vaga

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros