Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
Últimas notícias

Todt diz que “valeu a pena” ter lutado pela introdução do halo

Presidente da FIA acredita que ter lidado com as críticas do meio do automobilismo durante este ano foi importante para salvar vidas

Charles Leclerc, Sauber C37, Fernando Alonso, McLaren MCL33 collide at the start of the race

Se houve um tema que dividiu o mundo do automobilismo em 2018 como quase nenhum outro antes foi o halo. O dispositivo de proteção para a cabeça do piloto foi criticado antes de sua introdução, mas as críticas foram aos poucos silenciadas pelo costume e por alguns casos onde pneus que poderiam ter tocado na cabeça dos pilotos bateram no halo.

"O halo teve uma importância muito significativa em incidentes como Leclerc em Spa, Ericsson em Monza e Makino, na Fórmula 2, em Barcelona", disse o chefe esportivo da F1, Ross Brawn, reconhecendo que sua introdução, apesar de todas as críticas, estava correta. "Os pilotos podem escapar ilesos de grandes acidentes."

O presidente da FIA, Jean Todt, que liderou a introdução da proteção de cabeça apesar de ter muita gente na corrente contrária, recebeu o Prêmio de Inovação no Prêmio Autosport no início de dezembro. Ele disse: "eu enfrentei muita resistência, mas se você acha que está indo na direção certa, você tem que lutar por isso", disse o francês em seu discurso de agradecimento.

E ele citou o acidente de Charles Leclerc em Spa-Francorchamps como um bom exemplo, quando McLaren de Fernando Alonso decolou sobre ele e deixou sua marca no Halo. "Poderíamos mostrar que, de outra forma, haveria consequências piores para Charles", disse Todt, que também se lembrou de Henry Surtees, que perdeu a vida em um acidente há alguns anos, quando um pneu atingiu sua cabeça. "É importante lutar contra a resistência para salvar pelo menos uma vida."

Por essa razão, ele quer continuar pressionando pela introdução do dispositivo de proteção para a cabeça. A Fórmula 2 também teve o halo neste ano, e a Fórmula E já fez o mesmo para a temporada 2018/2019 que começou na Arábia Saudita neste mês. O novo carro de Fórmula 3 também será introduzido com o halo para 2019. E mais categorias como a Fórmula 4 também terão o dispositivo adicionado.

"A segurança é indiscutivelmente uma prioridade, e a FIA tem motivos para insistir", disse Ross Brawn.

"Nós não podemos sempre confiar na sorte, como aconteceu com Sophia Flörsch, que milagrosamente continua viva após o acidente espetacular em Macau. Em todas as credenciais para as corridas de automobilismo se diz que o esporte a motor é perigoso, mas podemos e devemos fazer todo o possível para que o esporte seja o mais seguro possível."

Artigo anterior Confiabilidade da Honda foi “completamente diferente” em 2018
Próximo artigo Williams reconhece que chegou ao “fundo do poço” em 2018

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros