Recomendado para você

F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"

F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"
F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira

F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira
F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas

F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas
F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar

F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar
F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli

F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli
Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília

Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília
F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?

F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?
F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato

F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato
Últimas notícias

Todt diz que “valeu a pena” ter lutado pela introdução do halo

Presidente da FIA acredita que ter lidado com as críticas do meio do automobilismo durante este ano foi importante para salvar vidas

Charles Leclerc, Sauber C37, Fernando Alonso, McLaren MCL33 collide at the start of the race

Se houve um tema que dividiu o mundo do automobilismo em 2018 como quase nenhum outro antes foi o halo. O dispositivo de proteção para a cabeça do piloto foi criticado antes de sua introdução, mas as críticas foram aos poucos silenciadas pelo costume e por alguns casos onde pneus que poderiam ter tocado na cabeça dos pilotos bateram no halo.

"O halo teve uma importância muito significativa em incidentes como Leclerc em Spa, Ericsson em Monza e Makino, na Fórmula 2, em Barcelona", disse o chefe esportivo da F1, Ross Brawn, reconhecendo que sua introdução, apesar de todas as críticas, estava correta. "Os pilotos podem escapar ilesos de grandes acidentes."

O presidente da FIA, Jean Todt, que liderou a introdução da proteção de cabeça apesar de ter muita gente na corrente contrária, recebeu o Prêmio de Inovação no Prêmio Autosport no início de dezembro. Ele disse: "eu enfrentei muita resistência, mas se você acha que está indo na direção certa, você tem que lutar por isso", disse o francês em seu discurso de agradecimento.

E ele citou o acidente de Charles Leclerc em Spa-Francorchamps como um bom exemplo, quando McLaren de Fernando Alonso decolou sobre ele e deixou sua marca no Halo. "Poderíamos mostrar que, de outra forma, haveria consequências piores para Charles", disse Todt, que também se lembrou de Henry Surtees, que perdeu a vida em um acidente há alguns anos, quando um pneu atingiu sua cabeça. "É importante lutar contra a resistência para salvar pelo menos uma vida."

Por essa razão, ele quer continuar pressionando pela introdução do dispositivo de proteção para a cabeça. A Fórmula 2 também teve o halo neste ano, e a Fórmula E já fez o mesmo para a temporada 2018/2019 que começou na Arábia Saudita neste mês. O novo carro de Fórmula 3 também será introduzido com o halo para 2019. E mais categorias como a Fórmula 4 também terão o dispositivo adicionado.

"A segurança é indiscutivelmente uma prioridade, e a FIA tem motivos para insistir", disse Ross Brawn.

"Nós não podemos sempre confiar na sorte, como aconteceu com Sophia Flörsch, que milagrosamente continua viva após o acidente espetacular em Macau. Em todas as credenciais para as corridas de automobilismo se diz que o esporte a motor é perigoso, mas podemos e devemos fazer todo o possível para que o esporte seja o mais seguro possível."

Artigo anterior Confiabilidade da Honda foi “completamente diferente” em 2018
Próximo artigo Williams reconhece que chegou ao “fundo do poço” em 2018

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros