F1: Verstappen supera Vettel no 1º treino livre para o GP dos EUA

Piloto holandês da Red Bull foi mais rápido que o rival alemão da Ferrari no CIrcuito das Américas
Prestes a fazer sua centésima corrida na Fórmula 1, Max Verstappen começou o fim de semana do GP dos Estados Unidos com o pé direito. O holandês da Red Bull cravou o tempo de 1min34s057 e liderou o primeiro treino livre para a corrida norte-americana.
O segundo colocado foi o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, a pouco mais de um décimo do ponteiro. Quem completou o top-3 foi o novato tailandês Alexander Albon, companheiro de Verstappen na Red Bull.
Leia também:
De forma surpreendente, o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso, ficou em quarto, à frente do australiano Daniel Ricciardo, da Renault. Outra surpresa do TL1 foi o francês Romain Grosjean, da Haas.
De novo capacete (veja abaixo) e com alguns problemas, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, ficou apenas em sétimo. Lewis Hamilton, britânico da Mercedes, foi o oitavo, à frente do canadense Lance Stroll, da Racing Point. Quem completou o top-10 foi Kevin Magnussen, dinamarquês da Haas.
Capacete especial de Charles Leclerc para os GPs de EUA e Brasil

Foto de: Ferrari
Capacete especial de Charles Leclerc para os GPs de EUA e Brasil

Foto de: Ferrari
Capacete especial de Charles Leclerc para os GPs de EUA e Brasil

Foto de: Ferrari
Capacete especial de Charles Leclerc para os GPs de EUA e Brasil

Foto de: Ferrari
Capacete de Lando Norris, McLaren, nos EUA

Foto de: McLaren
Capacete de Lando Norris, McLaren, nos EUA

Foto de: McLaren
Capacete de Lando Norris, McLaren, nos EUA

Foto de: McLaren
O treino
O começo da primeira sessão prática foi pouco movimentado e os principais pilotos demoraram a registrar voltas consideravelmente rápidas no Circuito das Américas, em Austin, Texas. Depois, porém, os giros velozes começaram a aparecer.
Albon deixou a Red Bull no topo por algum tempo, mas não se manteve no primeiro posto. O algoz do tailandês foi Verstappen, que ascendeu para a ponta. Na sequência, as Ferraris apareceram no páreo, principalmente com Vettel.
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Alexander Albon, Red Bull RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pierre Gasly, Toro Rosso STR14

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Charles Leclerc, Ferrari SF90

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point RP19

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Kevin Magnussen, Haas F1

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sergio Perez, Racing Point RP19

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL34

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Robert Kubica, Williams FW42

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Nicholas Latifi, Williams FW42

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A alternância da liderança continuou e Albon retomou o primeiro posto, mas foi batido por Vettel e depois Verstappen, que retornou à posição de honra. Faltando cerca de 20 minutos, Gasly apareceu bem em terceiro, à frente de Ricciardo.
Quem não teve um treino tão bom foi Leclerc, que deu suas primeiras voltas e reclamou do carro para a Ferrari. Na parte final da sessão, o monegasco voltou à pista e retomou consistência, registrando boas voltas.
O canadense Nicholas Latifi, piloto reserva da Williams, substituiu o britânico George Russell no treino livre 1, mas teve problemas com o carro e recolheu para os boxes, terminando a sessão em último.
O espanhol Carlos Sainz Jr. foi outro que enfrentou alguns contratempos, mas teve treino consistente. O problema foi uma escapada com a McLaren, uma das equipes a testar os pneus da Pirelli para a temporada 2020. O filho de Carlos também disputa seu 100º GP na F1 em Austin e o faz aos olhos da lenda norte-americana Mario Andretti, campeão de 1978.
Outro que dedicou boa parte da sessão com os compostos do ano que vem foi Hamilton. O britânico, que só precisa chegar em oitavo para ser hexacampeão, ficou na parte de trás na maior parte da atividade, assim como o companheiro finlandês Valtteri Bottas, que terminou em 17º.
Veja os resultados do 1º treino livre para o GP dos Estados Unidos de F1:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | ![]() | Red Bull | Honda | 26 | 01'34.057 | 211.008 | |||
2 | 5 | ![]() | Ferrari | Ferrari | 30 | 01'34.226 | 00.169 | 00.169 | 210.629 | |
3 | 23 | ![]() | Red Bull | Honda | 28 | 01'34.316 | 00.259 | 00.090 | 210.428 | |
4 | 10 | ![]() | Toro Rosso | Honda | 32 | 01'35.008 | 00.951 | 00.692 | 208.896 | |
5 | 3 | ![]() | Renault | Renault | 29 | 01'35.263 | 01.206 | 00.255 | 208.336 | |
6 | 8 | ![]() | Haas | Ferrari | 24 | 01'35.356 | 01.299 | 00.093 | 208.133 | |
7 | 16 | ![]() | Ferrari | Ferrari | 23 | 01'35.380 | 01.323 | 00.024 | 208.081 | |
8 | 44 | ![]() | Mercedes | Mercedes | 32 | 01'35.439 | 01.382 | 00.059 | 207.952 | |
9 | 18 | ![]() | Racing Point | Mercedes | 31 | 01'35.586 | 01.529 | 00.147 | 207.632 | |
10 | 20 | ![]() | Haas | Ferrari | 23 | 01'35.659 | 01.602 | 00.073 | 207.474 | |
11 | 26 | ![]() | Toro Rosso | Honda | 31 | 01'35.661 | 01.604 | 00.002 | 207.470 | |
12 | 55 | ![]() | McLaren | Renault | 26 | 01'35.723 | 01.666 | 00.062 | 207.335 | |
13 | 7 | ![]() | Alfa Romeo | Ferrari | 22 | 01'35.854 | 01.797 | 00.131 | 207.052 | |
14 | 11 | ![]() | Racing Point | Mercedes | 29 | 01'35.971 | 01.914 | 00.117 | 206.799 | |
15 | 99 | ![]() | Alfa Romeo | Ferrari | 26 | 01'36.037 | 01.980 | 00.066 | 206.657 | |
16 | 27 | ![]() | Renault | Renault | 24 | 01'36.124 | 02.067 | 00.087 | 206.470 | |
17 | 77 | ![]() | Mercedes | Mercedes | 40 | 01'36.159 | 02.102 | 00.035 | 206.395 | |
18 | 4 | ![]() | McLaren | Renault | 23 | 01'36.263 | 02.206 | 00.104 | 206.172 | |
19 | 88 | ![]() | Williams | Mercedes | 28 | 01'37.948 | 03.891 | 01.685 | 202.625 | |
20 | 40 | ![]() | Williams | Mercedes | 7 | 01'41.112 | 07.055 | 03.164 | 196.285 |
Novas regras de 2021 impactam no design dos carros
Nesta quinta-feira, a categoria máxima do automobilismo divulgou os regulamentos técnicos de 2021, que impactarão na aerodinâmica - e no design - dos carros. Estes ficarão mais simples e terão o retorno do efeito solo, que 'gruda' o monoposto ao chão e facilita as ultrapassagens. Tendo isso em vista, a própria F1, além de McLaren, Williams e Renault, lançaram esboços das versões de suas máquinas para 2021. Confira na galeria abaixo:
McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren
McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren
McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren
McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren
Williams 2021

Foto de: Williams
Williams 2021

Foto de: Williams
Williams 2021

Foto de: Williams
Renault 2021

Foto de: Renault F1
Renault 2021

Foto de: Renault F1
Renault 2021

Foto de: Renault F1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Giorgio Piola
F1 2021

Foto de: Scott Mitchell
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Podcast #014 - Lito Cavalcanti: "A Ferrari é maior que a Fórmula 1"
Lito Cavalcanti é um dos principais comentaristas de automobilismo do País. Ao podcast do Motorsport.com, o especialista esmiuçou os bastidores da Fórmula 1, com destaque para a mudança de regulamentos que promete 'revolucionar' a categoria. Entre as afirmações, ele crava: "A Ferrari é maior do que a F1". Ouça:
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari

Artigo anterior
Andretti, casco de Ricciardo e regras de 2021: fotos da quinta-feira da F1 nos Estados Unidos
Próximo artigo
F1: Engenheiro de Hamilton de volta nos EUA, antes do previsto

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Evento | GP dos EUA |
Sub-evento | Treino Livre 1 |
Autor | Carlos Costa |