Verstappen completa 23 anos: relembre vitórias e momento atual do holandês na F1
Apesar de ser um membro da nova geração da F1, piloto da Red Bull já está em sua sexta temporada no grid do Mundial
Nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, um dos principais nomes do grid atual da Fórmula 1 celebra seu aniversário: Max Emilian Verstappen, piloto da Red Bull Racing. Um dos nomes mais reconhecidos do esporte a motor na geração atual, o holandês, que nasceu na Bélgica, completa 23 anos.
Mesmo com a idade, ele já acumula grandes números dentro da F1. Até o presente momento, já disputou 112 GPs, vencendo nove deles e subindo ao pódio em 38 ocasiões no total, além de duas pole positons e oito voltas mais rápidas.
Verstappen é muito respeitado dentro e fora das pistas. Em uma live com o Motorsport.com, o ex-engenheiro de motores da Renault na F1, Rico Penteado, elogiou as qualidades do holandês, comparando-o até com Ayrton Senna (veja vídeo completo após a galeria).
"Cara, o moleque é 'pauleira'. Ele é bruto que nem o pai dele, em termos de caráter (personalidade). Não sei se o pessoal viu a live com o [Enrique] Bernoldi, mas é exatamente o que ele falou [sobre Jos Verstappen, pai de Max e companheiro do brasileiro na Arrows em 2001]".
"Conversei muito com o Max porque eu fui engenheiro dele na Toro Rosso quando ele andou pela primeira vez de F1. Era eu o engenheiro dele, em 2014, no Japão. Conversei muito com ele e com o pai dele, aprendi a conhecer os dois. E tem histórias fenomenais".
"Eles quase saíram na porrada: pai, mãe e os moleques com o [Daniil] Kvyat em coisas de kart, sabe? Então você vê que a galera é mais bruta. Quando conversei com ele em 2014, você via que o moleque tinha não só o talento, mas acho que o Jos fez um trabalho muito bom nele de formação. De saber onde melhorar, de saber priorizar... E uma coisa que marcou muito é que ele é tipo o Ayrton [Senna] no sentido de que nunca vai ser ele que vai 'levantar' o pé".
Na temporada 2020, Verstappen conseguiu subir no degrau mais alto do pódio apenas uma vez, no GP dos 70 Anos, onde foi muito elogiado por saber como superar as Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no momento de fraqueza dos principais rivais, e é muito lembrado como um dos mais regulares do ano subindo ao pódio em sete das dez corridas disputadas até aqui.
Mesmo assim, o relacionamento de Verstappen com a Honda não está no melhor dos momentos. Apesar de terminar em segundo no GP da Rússia, os abandonos em Monza e Mugello levaram o holandês a criticar a montadora japonesa, que prontamente assumiu o erro na unidade de potência.
Posteriormente, Verstappen agradeceu à Honda pela honestidade em admitir o erro. Mas, nesse período, já surgiram notícias da existência de uma cláusula de saída em seu contrato com a Red Bull que pode ser acionado a partir do fim da próxima temporada (confira no final do post uma edição do podcast do Motorsport.com sobre o tema).
Em meio a todas essas questões, Verstappen celebra seus 23 anos consolidando-se como um dos principais pilotos do grid atual da Fórmula 1 e um dos expoentes da futura geração que deve assumir o Mundial nos próximos anos, junto com Charles Leclerc, George Russell, Lando Norris e mais.
GALERIA: Relembre as vitórias espetaculares do holandês Max Verstappen na F1
Engenheiro brasileiro de Verstappen o compara a Senna: “Com ele ou você tira o pé ou bate”
PODCAST: Qual é o limite de Max Verstappen na Red Bull?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.