Vettel defende Mercedes por ordem de equipe na Rússia
Sebastian Vettel defendeu a Mercedes pelas táticas adotadas no GP da Rússia, classificando a decisão do time em pedir para Valtteri Bottas ceder passagem para Lewis Hamilton como “algo sobre o qual nem é preciso pensar”.
Hamilton herdou a vitória em Sochi quando a Mercedes disse a Bottas, que estava a caminho de vencer sua primeira prova na temporada, para abrir passagem para o inglês.
Com o resultado, Vettel agora está 50 pontos atrás de Hamilton, sendo que há cinco provas (ou 125 pontos em jogo) pela frente.
Vettel disse: “Muito bem para eles. Eles jogaram juntos, como uma equipe, muito bem.”
“Em sua defesa, todas as perguntas – sei que vocês [jornalistas], rapazes, adoram uma controvérsia, então acabam perguntando coisas maliciosas. Mas acho que, na posição que eles estão hoje, o que aconteceu é algo sobre o qual nem é preciso pensar.”
“Talvez nem todas as questões são justificadas.”
A Mercedes usou ordens de equipe antes, tendo pedido para Bottas diminuir o ritmo e segurar Vettel após seu pitstop para evitar que o alemão superasse Hamilton.
Isso não deu certo e Vettel ganhou a posição, mas Hamilton posteriormente recuperou a posição. Com a ordem de equipe, o inglês abriu o equivalente a duas vitórias na luta pelo título. Há 125 pontos em jogo, mas a distância é a maior entre os dois em todo o ano.
“Sou esperto o suficiente. Eu não era um gênio em matemática, mas era esperto o suficiente para prestar atenção e descobrir sozinho que não ficaria mais fácil se perdêssemos esses pontos”, disse Vettel.
“Temos de ficar felizes com o terceiro lugar e nos conformar com ele hoje. Ainda acredito em nossas chances, sim. Obviamente, isso [a chance] não vai ficar maior se terminarmos atrás, mas quem sabe?”
“Basta um abandono e, de repente, as coisas ficam diferentes. Idealmente seriam dois! Não que eu esteja desejando isso a Lewis, mas nunca sabemos o que pode acontecer.”
“Precisamos render ao nosso máximo, o que talvez não fizemos totalmente neste fim de semana, e garantir que, de onde estivermos hoje, nos focamos em vencer as últimas corridas.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.