Vettel: Derrota era esperada, mas ainda é dolorosa
Sebastian Vettel disse que perder o campeonato para Lewis Hamilton no GP do México foi "um momento horrível", mesmo sabendo que era inevitável
Sebastian Vettel precisava vencer na Cidade do México com Lewis Hamilton chegando pelo menos em oitavo lugar ou menos para manter viva a luta pelo título da F1.
Embora o piloto da Ferrari tenha derrotado seu rival, terminando em segundo enquanto a Mercedes lutou e Hamilton chegou em quarto, não foi o suficiente para prolongar a luta pelo campeonato.
"É um momento horrível", admitiu Vettel.
"Três vezes na minha vida eu tive esse tipo de decepção quando você percebe que um dia você não pode mais ganhar o campeonato e esses não são dias felizes.”
"Nós tivemos nossas chances, usamos a maioria deles. Talvez algumas não tivéssemos. Mas no final não fomos bons o suficiente."
Vettel interrompeu sua entrevista pós-corrida na pista para parabenizar Hamilton por seu quinto campeonato mundial.
"Ele pilotou soberbamente durante todo o ano", disse Vettel sobre seu oponente. "Ele era o melhor de nós dois.”
"Eu disse a ele que era bem merecido e para aproveitar. Número cinco, eu acho que é algo incrível.”
"Por isso, o parabenizei e pedi que continuasse insistindo no ano que vem e disse que farei o meu melhor para lutar contra ele novamente".
Vettel largou apenas em quarto lugar no México, e caiu brevemente para quinto atrás do companheiro de equipe de Hamilton, Valtteri Bottas, na primeira volta, mas ganhou terreno ao longo de seu primeiro stint.
"No começo eu não pude ir no ritmo. Nas duas primeiras voltas obviamente eu estava no pelotão, então foi muito difícil", explicou Vettel.
"Depois sentei-me um pouco e queria ir um pouco mais, o que funcionou bem.”
"Isso nos deu vantagem no segundo stint. Fiquei um pouco surpreso quando os outros apostaram e quanto eles caíram."
"Para mim não foi um grande problema, talvez porque eu tenha economizado mais no começo.”
"Depois disso tivemos um ritmo muito bom e no final da primeira parte também fomos um pouco mais rápidos que o Max [Verstappen].
"No segundo stint, obviamente, tivemos um objetivo diferente e tive que passar por dois carros, o que conseguimos fazer, e depois de lá estava muito longe de Max e não tínhamos nada a perder."
Reportagem adicional de Erwin Jaeggi
Sebastian Vettel, Ferrari in Parc Ferme
Photo by: Manuel Goria / Sutton Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.