Vettel explica por que busca a volta mais rápida nos finais dos GPs
Mania do alemão acelerar nos últimos quilômetros deixa muita gente de cabelo em pé, mas Seb se diz no controle
As conquistas de Sebastian Vettel têm algumas marcas características. O alemão conquistou 23 das 25 vitórias largando da primeira fila e, geralmente, toma a ponta logo na primeira volta e, a partir de então, dita o ritmo. Até aí, tudo tranquilo. Mas tem uma mania do bicampeão do mundo que deixa todos no pitwall da Red Bull de cabelo em pé: a busca pela volta mais rápida no final da prova.
É bem verdade que Sebastian nunca deixou de vencer uma prova ao errar em suas tentativas de acelerar nas voltas finais, mas é comum ouvirmos a comunicação via rádio da equipe tentando se certificar de que isso não aconteça.
Ouvido pelo TotalRace, o piloto, no entanto, garantiu que está tudo sob controle. “Comparando o começo com o final do stint, tem de considerar que há muito menos combustível no carro e é claro que você consegue ir mais rápido se tiver os pneus para fazer isso”.
Vettel explica que sempre tem margem de reserva nas voltas finais para lidar com surpresas que possam complicar suas vitórias. Quando elas não acontecem, sente-se à vontade para puxar o ritmo. “Obviamente, na maior parte dos últimos stints, tentamos administrar a diferença e cuidar dos pneus para nos certificar que, no final, não importa o que aconteça – pode ter um Safety Car e sua vantagem se vai – você tenha pneus suficientes para pular na frente novamente”.
O alemão garantiu que nem precisa se esforçar para ser mais rápido. “Tentamos nos adiantar em relação a esse tipo de problemas. Como ainda temos pneus sobrando no final e o carro fica cada vez mais leve, dá para ir mais rápido mesmo sem tentar muito”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.