Últimas notícias

Vettel: Regras de 2021 vão ajudar a decidir o meu futuro na F1

Tetracampeão mundial, piloto alemão da Ferrari vive jejum na categoria e critica os atuais regulamentos do campeonato

Sebastian Vettel, Ferrari, in the drivers parade

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Em meio à má fase da Ferrari, Sebastian Vettel condicionou sua permanência na Fórmula 1 à mudança de regulamentos pela qual a categoria passará na temporada 2021. As diretrizes das regras estão sendo definidas em 2019 e a expectativa é por alterações significativas, com o objetivo de equilibrar a disputa. Segundo o tetracampeão, seu futuro na F1 depende disso.

Para o alemão, um dos principais aspectos está nas regras de conduta dos pilotos durante as corridas. Vencedor de 52 provas na F1 (relembre todos os triunfos em galeria especial no fim desta matéria) Vettel tem expressado insatisfação com as constantes polêmicas por causa de punições, após dois episódios emblemáticos nas últimas três etapas.

Leia também:

No GP da Áustria, os comissários levaram três horas para ratificar a vitória de Max Verstappen, da Red Bull. O motivo? A investigação da ultrapassagem do piloto sobre o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari. A polêmica ficou por conta do espaço deixado pelo holandês para o companheiro de Vettel no momento da manobra. No fim das contas, os comissários acabaram inocentando Verstappen.

No GP do Canadá, o tetracampeão levou a pior. Ele disputava o lugar mais alto do pódio com Lewis Hamilton quando escapou na chicane de Montreal. Na volta à pista, o ferrarista acabou fechando o rival britânico, tomando punição de cinco segundos no tempo de prova. O gancho foi suficiente para tirar a vitória de Vettel, que teve de assistir a festa do rival no circuito Gilles Villeneuve.

Tendo tudo isso em vista, o Motorsport.com questionou o alemão sobre a importância das novas regras. “Sim, eu ainda preciso olhar de uma forma que eu diga que os carros são excitantes, que as corridas são excitantes. Espero que o esporte faça as curvas certas para crescer, para nos permitir correr, para nos permitir desafiar a nós mesmos e explorar nossas habilidades”, respondeu Vettel.

Ele fez sua estreia na F1 em 2007 e está contratado pela Ferrari até o final de 2020. Sua carreira inclui quatro títulos mundiais entre 2010 a 2013, todos com a Red Bull. Até hoje, o alemão é o mais jovem campeão da história da F1, além de ser o pole mais novo.

Apesar do sucesso arrebatador no começo da carreira, o piloto não vem conseguindo repetir a dose na Ferrari. Inclusive, começam a surgir rumores de um eventual retorno à Red Bull, mas Vettel nega. Ele insiste que continuará no time de Maranello.

De toda forma, o alemão terá apenas 33 anos no início da temporada 2021. Ou seja: estará relativamente novo, de modo que uma eventual aposentadoria da F1 seria uma decisão meramente pessoal.

Caso isso aconteça, a provável justificativa seriam os fatores supracitados. Por isso, Vettel foi questionado sobre o nível de satisfação que os carros atuais dão aos pilotos: “Em alta velocidade, eles são os melhores. Em baixa velocidade, eles são muito pesados. É algo que eu não gosto. Os carros que pilotei no passado eram muito emocionantes em todas as faixas de velocidade”.

“E as corridas eram pura velocidade. Era ótimo, porque você podia dar o máximo a toda volta. Isso mudou um pouco. Algum gerenciamento sempre vai ser importante e você precisa usar a cabeça, mas o cara mais rápido deveria ser sempre o premiado”, ponderou o tetracampeão.

GALERIA: Relembre as vitórias de Sebastian Vettel na Fórmula 1

GP da Itália de 2008
GP da China de 2009
GP da Grã-Bretanha de 2009
GP do Japão de 2009
GP de Abu Dhabi de 2009
GP da Malásia de 2010
GP da Europa de 2010
GP do Japão de 2010
GP do Brasil de 2010
GP de Abu Dhabi de 2010
GP da Austrália de 2011
GP da Malásia de 2011
GP da Turquia de 2011
GP da Espanha de 2011
GP de Mônaco de 2011
GP da Europa de 2011
GP da Bélgica de 2011
GP da Itália de 2011
GP de Singapura de 2011
GP da Coreia de 2011
GP da Índia de 2011
GP do Bahrein de 2012
GP de Singapura de 2012
GP do Japão de 2012
GP da Coreia de 2012
GP da Índia de 2012
GP da Malásia de 2013
GP do Bahrein de 2013
GP do Canadá de 2013
GP da Alemanha de 2013
GP da Bélgica de 2013
GP da Itália de 2013
GP de Singapura de 2013
GP da Coreia de 2013
GP do Japão de 2013
GP da Índia de 2013
GP de Abu Dhabi de 2013
GP dos Estados Unidos de 2013
GP do Brasil de 2013
GP da Malásia de 2015
GP da Hungria de 2015
GP de Singapura de 2015
GP da Austrália de 2017
GP do Bahrein de 2017
GP de Mônaco de 2017
GP da Hungria
GP do Brasil de 2017
GP da Austrália de 2018
GP do Bahrein de 2018
GP do Canadá de 2018
GP da Grã-Bretanha de 2018
GP da Bélgica de 2018
52

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ricciardo diz não se arrepender por trocar Red Bull pela Renault
Próximo artigo McLaren não impediria Alonso de correr por outra equipe na F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil