VÍDEO F1: Antonelli aparenta choro após eliminação no Q1 de classificação em Spa; italiano irá largar do pitlane
Jovem da Mercedes não passou do Q1 dos treinos classificatórios novamente, dessa vez para a corrida de domingo em Spa-Francorchamps

Foto de: Rudy Carezzevoli / Getty Images
Andrea Kimi Antonelli, promessa da Mercedes, foi visto aparentando choro antes de ir falar com a mídia após o treino classificatório do GP da Bélgica de Fórmula 1. O jovem italiano não conseguiu passar para o Q2 dos treinos classificatórios de Spa-Francorchamps, depois de também ter tido uma eliminação precoce na quali da sprint belga. Por mudanças no carro durante parque fechado, ele irá largar do pit lane domingo.
O prodígio da Mercedes teve um início promissor em sua temporada de estreia, quando conquistou a pole na sprint de Miami e terminou consistentemente entre os seis primeiros colocados nos seis primeiros GPs.
No entanto, nas últimas seis etapas, Antonelli marcou pontos apenas uma vez - o pódio em Montreal - e foi superado pelo companheiro de equipe George Russell em todas as ocasiões.
Esse foi o caso novamente no GP da Bélgica deste fim de semana, quando Antonelli saiu da disputa na primeira parte da quali sprint, terminando em 20º no que foi o pior resultado de classificação da Mercedes na F1.
O italiano conseguiu manter seu carro na pista na sessão de classificação de sábado, mas não conseguiu melhorar seu desempenho além do 18º lugar, 0s355 mais lento que Russell e 0s231 distante do tempo de corte de Gabriel Bortoleto em 15º - e isso apesar de o carro estar "em um lugar melhor em comparação com ontem" após uma mudança de configuração.
Na 'zona mista' de atendimento à imprensa, Antonelli foi visto com olhar carregado, como é possível ver no vídeo em que o repórter chega a perguntar se o italiano estava bem, no final.
"Desde a temporada europeia, tenho lutado para encontrar confiança no carro e sinto que dei um passo para trás", disse Antonelli à mídia cerca de 90 minutos após sua saída da Q1.
"É um momento difícil para mim, porque sinto que não tenho confiança em acelerar. Ontem, tentei forçar um pouco demais e acabei rodando, o que acaba prejudicando ainda mais minha confiança. Com a maneira como estou pilotando, estou apenas aumentando o problema. E isso me dá ainda menos confiança no carro".

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes
Foto de: Erik Junius
A melhor maneira de dirigir um carro de F1 é conduzi-lo sem pensar demais em cada movimento da direção, e é isso que Antonelli não tem conseguido fazer ultimamente.
"Do meu lado, provavelmente estou tentando mudar demais a maneira como estou pilotando", admitiu ele. "E parece que não estou pilotando naturalmente. A maneira como estou correndo é muito forçada, e isso é difícil".
Quando perguntado sobre o que precisava no carro para recuperar sua confiança, Antonelli destacou a "estabilidade".
"Com a minha maneira de pilotar, sou um pouco mais agressivo com as entradas em comparação com George", explicou. "Sou um pouco mais agressivo no geral. Tenho a tendência de tentar levar muita velocidade para a curva. E com a limitação que tenho, estou apenas aumentando o problema".

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes
Foto de: Steven Tee / LAT Images via Getty Images
"Então, do meu lado, estou tentando mudar um pouco a maneira como estou pilotando para também ter o equilíbrio. Porque, é claro, é impossível ter o equilíbrio perfeito. Estou apenas tentando trabalhar nesse aspecto, mas não é fácil".
Antonelli largará do pit lane no domingo
Antonelli largará do pitlane em Spa, tendo pouco a perder em função de sua 18ª posição inicial no grid. Isso também dará à Mercedes a oportunidade de adaptar sua configuração ao clima, com previsão de chuva para a tarde.
"Vamos mudar o acerto do carro e começar a corrida do pit-lane, espero que isso nos dê uma vantagem e ajude a recuperar a confiança", disse Antonelli.
O jovem espera sinceramente que os próximos ajustes lhe devolvam a confiança, mas está ciente de que precisa de um avanço real para sair da escuridão em que se encontra: "Vou tentar encontrar a luz do túnel o mais rápido possível".
Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.