VÍDEO: Divulgadas imagens do carro de 2021 após ida ao túnel de vento
Engenheiros da categoria realizaram uma fase de experimentos no computador e depois fizeram teste com carro em escala
A Fórmula 1 revelou as primeiras imagens do carro conceito de 2021 no túnel de vento, com o efeito solo sendo a novidade mais notável no aspecto aerodinâmico.
Após um período de testes computacionais (CFD - dinâmica de fluidos computacional), a F1 produziu um modelo em escala de 50%, que foi testado no túnel de vento da Sauber, na Suíça.
Ultrapassagens em foco
De acordo com Nicolas Tombazis, os testes de computador mostraram que o conceito de 2021 é capaz de sustentar uma redução de 5 a 10% na pressão aerodinâmica quando perseguindo outro carro, comparado com uma redução de 45% que os carros de hoje sofrem.
“Fundamentalmente, o teste computacional estava correto”, disse Tombazis ao site da Formula 1. “Não tivemos surpresas”.
As mudanças buscam melhorar as ultrapassagens, permitindo que os carros fiquem mais próximos sem perda de pressão aerodinâmica, sem necessidade de usar artifícios como a asa móvel.
O diretor técnico da F1, Pat Symonds avaliou que o trabalho feito até agora é excepcional e comentou os resultados dos testes em computador e no túnel de vento.
“Os resultados vão além do que eu imaginava que poderíamos alcançar quando nós começamos o projeto”, disse Symonds. “Com a configuração que nós temos no momento, os resultados são excepcionais”.
Modificações nas asas
Outra área de interesse é a asa dianteira, que se acoplará diretamente ao bico do carro. As asas atuais contam com cinco elementos que serão reduzidos para apenas três, acoplando-se todos no bico e nas extremidades laterais da asa para eliminar o vórtice, uma ferramenta comum para criar uma barreira entre o arrasto dos pneus e o assoalho do carro.
Há também defletores montados na área frontal para controlar o arrasto dos pneus, enquanto a asa traseira foi remodelara para diminuir o arrasto que gera.
“O ponto fundamental de tudo isso é que estamos tentando reduzir as perdas na aproximação que os carros atuais sofrem hoje quando estão atrás de um adversário”.
A simplificação da aerodinâmica do carro que está à frente também ajuda no desempenho, porque, por um lado, o carro da frente não tem tantos métodos para controlar sua tocada e por outro lado, o carro de trás não tem todos esses pequenos componentes e se torna menos suscetível a variações”.
Trabalho conjunto
A Fórmula 1 se auto-impôs uma data limite para ratificar as regras, o que acontecerá em outubro, embora seja desconhecido se o modelo testado no túnel de vento será atualizado.
As equipes atuais também se envolveram no processo para definição das regras de 2021, tendo recebido tempo extra para fazerem simulações.
“As equipes têm sido muito boas”, disse Symonds. “Os times que tiveram recursos para participar têm trabalhado em vários projetos conosco. Todos estão totalmente informados de como tudo está indo”.
“Nós temos reuniões a cada alguns meses, nós mostramos nossos cálculos a eles levam os dados para testar nos próprios modelos computacionais e depois nos dão um retorno com a própria avaliação”.
O teste no túnel de vento:
Nossa análise exclusiva do modelo 2021:
Efeito Solo
O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia as ultrapassagens já foi banido da Fórmula 1 no passado por ser considerado muito perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre as curiosidades sobre o efeito solo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.