Recomendado para você

F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren

F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: FIA estuda mudar punição por irregularidade técnica em 2026 após desclassificação da McLaren
F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe

F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Hulkenberg elogia Bortoleto e comenta aprendizados com o companheiro de equipe
F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"

F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Gasly detona Bortoleto por batida em Las Vegas: "Não deveria acontecer neste momento"
Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta

Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Suzuki vence recurso no STJD e recupera vitória no Velocitta
F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Marko se diz surpreso com promoção de Newey ao cargo de chefe de equipe: "Não é o forte dele"
F1: Voo de Bortoleto atrasa e Sauber remarca compromissos de mídia do brasileiro no GP do Catar

F1: Voo de Bortoleto atrasa e Sauber remarca compromissos de mídia do brasileiro no GP do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Voo de Bortoleto atrasa e Sauber remarca compromissos de mídia do brasileiro no GP do Catar
F1: Como Norris e Piastri lidam com 'ameaça Verstappen' após desclassificação em Las Vegas

F1: Como Norris e Piastri lidam com 'ameaça Verstappen' após desclassificação em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Como Norris e Piastri lidam com 'ameaça Verstappen' após desclassificação em Las Vegas
F1: Podendo ser campeão no Catar, Norris promete 'não ter medo de arriscar'

F1: Podendo ser campeão no Catar, Norris promete 'não ter medo de arriscar'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Podendo ser campeão no Catar, Norris promete 'não ter medo de arriscar'
Últimas notícias

Williams divulga primeiras imagens de novo carro de Massa

Segundo o diretor técnico do time, Pat Symonds, um dos grandes desafios foi deixar modelo perto do peso mínimo

A Williams divulgou imagens digitalizadas do modelo com que Felipe Massa fará sua estreia pelo time nesta temporada. O FW36 terá o bico de formato incomum, resultado das novas regras, que está sendo apelidado pela imprensa inglesa de “dedo”.

A pintura azul do carro ainda não é definitiva e será apenas usada durante os testes. É perceptível também um desenho diferente para acoplar o novo motor V6, com vários itens de refrigeração e a continuidade do uso do chamado “monkey seat”, uma aleta instalada logo abaixo do escapamento, que agora passa a ter apenas uma saída, centralizada.

  

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

O diretor técnico da Williams Pat Symonds, destacou o desafio em fazer com que o peso do carro ficasse o mais perto possível do limite mínimo. “Conseguimos, mas não foi fácil porque a unidade de potência é mais pesada do que o V8”, explicou, referindo-se ao novo motor turbo V6 e às baterias de recuperação de energia. “Há muito mais tecnologia neste carro. Tivemos motores turbo no passado; o que é completamente diferente é que é um outro sistema. Fomos de um motor normalmente aspirado e um pouco híbrido para uma unidade de potência totalmente híbrida.”

Outra preocupação do engenheiro, com passagens por Toleman, Benneton, Renault e Marussia, foi a refrigeração. “As demandas de refrigeração de água e óleo podem ter diminuído um pouco, mas o sistema de recuperação de energia é significantemente mais potente, então precisa de mais arrefecimento. Também precisamos disso para o turbo.”

A equipe revelou ainda que concluiu seu pacote aerodinâmico para o lançamento na primeira semana de dezembro e tem um pacote programado para a primeira corrida da temporada, em março, na Austrália.

“A Fórmula 1 ainda será aerodinâmica em 2014”, acredita Symonds. “E estaremos mais próximos dos carros da frente do que ano passado.” Em 2013, a Williams foi a nona colocada no Mundial de Construtores.

O novo carro terá o primeiro contato com a pista na próxima terça-feira, sob o comando de Valtteri Bottas. Massa terá de esperar até dia 30 de janeiro para andar pela primeira vez, nos testes de Jerez de la Frontera, Espanha.

Artigo anterior Saiba o que está por trás dos números escolhidos pelos pilotos
Próximo artigo McLaren estende acordo com banco espanhol e anuncia reserva

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros