Williams planeja asa dianteira “experimental” para GP do Japão
Equipe está pronta para testar dispositivo nos treinos do GP do Japão, ao avaliar possíveis opções aerodinâmicas para a temporada de Fórmula 1 do próximo ano


A Williams havia declarado que o design de seu carro para 2020 seria uma evolução do FW42 deste ano, antes da F1 ter um novo conjunto de regras aerodinâmicas com o efeito solo.
Descrita pelo engenheiro sênior Dave Robson como um "experimento", se espera que a nova asa pareça visualmente diferente no fim de semana do GP do Japão, sugerindo uma mudança de conceito da Williams.
Leia também:
"Esperamos ter uma asa dianteira para os treinos em Suzuka que deva parecer um pouco diferente", disse ele. "Se tivermos ela na sexta-feira, você logo perceberá isso. É uma espécie de experimento.”
"É difícil saber qual é o melhor conceito, isso faz parte de um experimento; é interessante até agora, quando você olha para o pitlane enquanto os carros saem e há algumas escolas de pensamento distintas no design de asa dianteira. Mesmo quase um ano depois, não é como se todos tivessem aderido ao mesmo design, então existem algumas ideias e conceitos diferentes por aí.”
"Espero que ela se correlacione bem com o que esperamos e tenhamos isso como base para o próximo ano. Você ainda está fazendo o melhor trabalho possível com as novas regras para tentar controlar a esteira do pneu dianteiro, que passa mais abaixo na parte traseira do carro.”
"Todo mundo está fazendo a mesma coisa, mas de maneiras diferentes, e é sobre tirar esse ar sujo do caminho. É apenas outra maneira ligeiramente diferente de se fazer isso."
Quando perguntado pelo Motorsport.com se a nova asa também tem chance de permanecer no carro para o resto da temporada, Robson deu a entender que isso pode acontecer se entregar os resultados esperados.
"Pode ser, mas não estamos assumindo isso nesse momento, isso é parte da pesquisa e desenvolvimento para o próximo ano", respondeu ele. "Mas veremos como funciona."
Pior fase da história
Neste ano, a Williams somou apenas um ponto e faz sua pior campanha na história. Em quase quatro décadas, o time de Frank Williams foi do céu ao inferno. Mas a filha do fundador, Claire, que chefia a equipe desde o afastamento do já idoso pai, garante que ele jamais se afastará da F1.
"Frank é o chefe. Sempre foi e sempre será, até morrer. Ele acompanha tudo o tempo todo. É apaixonado, sempre será e nunca vai se aposentar de fato", disse ela ao Motorsport.com. Enquanto Claire tenta recolocar o grupo no topo, recorde a história da Williams em galeria especial:

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: BMW AG

Foto de: BMW AG

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: BMW AG

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Alessio Morgese

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Williams

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O preço da maior dinastia da F1: Mercedes revela balanço financeiro de 2018
Chefe da Haas não se opõe à ideia de corridas com grid invertido

Últimas notícias
F1 - Wolff, Horner, Binotto...Chefes de equipe: Quem são e o que fazem?
O papel de um chefe de equipe é variado e importante, mas…Quem eles realmente são e o que fazem na prática?
Audi adverte que ainda não tomou decisão de entrar na F1
Montadora diz que quer estudar novos regulamentos de motores de 2026 antes de anunciar possível entrada na categoria, acrescentando que as férias da empresa atrasam a decisão
F1: Mudança tardia na regra do assoalho para 2023 vai ajudar equipes do topo?
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA finalmente aprovou as mudanças nas regras para abordar os quiques para próxima temporada
Britânico acredita ter tomada decisão correta em estender vínculo com equipe de Woking por tanto tempo