Wolff acusa Ferrari de 'estar no limite do regulamento', Binotto retruca
Acirrada disputa entre gigantes do automobilismo se estende para fora das pistas e rivais trocam 'cutucadas'
Charles Leclerc, Ferrari SF90, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Glenn Dunbar / Motorsport Images
Os chefes de equipe da Ferrari e da Mercedes parecem ter entrado em um novo nível de disputa na Fórmula 1: o das trocas de acusações. De acordo com os alemães, a vantagem dos motores da equipe de Maranello é "atípica" dado o regulamento atual, insinuando que os rivais podem estar perto da ilegalidade. Já o chefe dos italianos, retrucou dizendo que não estão tão à frente quanto a Mercedes esteve nos últimos anos.
Leia também:
- Análise técnica: saiba como a Ferrari deu a volta por cima na F1
- Podcast #012 - A Ferrari tem que escolher entre Vettel e Leclerc?
- Verstappen relembra 'abandono' do pai e cobranças: "Ninguém foi mais duro que ele"
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
Quando a F1 mudou para os motores V-6 híbridos em 2014, a Mercedes se lançou ao topo do pelotão. No entanto, à medida que desenvolveu sua unidade de potência, a Ferrari eliminou a desvantagem e se estabeleceu como nova referência em 2019 deixando os alemães frustrados por perderem velocidade nas retas em relação à rival.
Mercedes foca no chassi e questiona vantagem italiana
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, admitiu que este período está "entre os mais difíceis" desde a nova era de motores, porque a Ferrari "simplesmente esmagou todo mundo com a velocidade de reta deles”.
“Acho que em performance pura, não há muito mais por vir (da Mercedes) neste ano", disse Wolff em entrevista que contou com a presença do Motorsport.com. “Minha opinião é que temos apenas que admitir que existe uma diferença que é quase inalcançável, mas temos que fazer um trabalho ainda melhor em colocar um bom chassi na pista, em compreender os pneus, e escolher as estratégias corretas nas corridas".
"Vocês podem ver que nas últimas provas nós tivemos boas corridas, mesmo tendo algum déficit de velocidade nos sábados. Acho que é neste ponto em que nossas oportunidades estão, nós claramente não devemos esperar dominar os próximos fins de semana com o tipo de performance de motor deles".
Wolff no entanto, disse ao jornal espanhol Marca, que a Ferrari converteu “a F1 em um esporte puramente a motor”. O austríaco destacou ainda que os avanços da Ferrari são “atípicos para o regulamento estabelecido”,
O austríaco disse ainda que “é necessário ser inovador e inteligente em todas as demais áreas do motor e desafiar o regulamento como um todo”, o que segundo o jornal, demonstrava que as equipes estão levando o regulamento ao limite para buscar ganhos de desempenho.
Ferrari leva vantagem em retas, mas Mercedes segue competitiva em corridas
Photo by: Joe Portlock / LAT Images
Ferrari admite vantagem, mas retruca rival
Questionado pelo Motorsport.com se estava surpreso com a vantagem de sua equipe ante os rivais em um momento que os fabricantes parecem estar convergindo em desempenho, Mattia Binotto disse: "Eu não concordo totalmente com esta afirmação. Primeiramente, não acho que os demais estejam convergindo. Ainda acredito que existem diferenças entre os quatro fabricantes".
"Nós provavelmente temos o motor mais potente, nas eu não acho que os outros estejam todos no mesmo nível. Acredito que nossa vantagem não seja tão grande quanto podem pensar. Nós atingimos uma velocidade de delta maior do que os outros, mas isto também se deve ao carro e ao arrasto".
Em relação à suposta vantagem "atípica" apontada pelo rival, Binotto lembrou que os alemães tiveram uma vantagem ainda maior nos anos recentes.
"Se nós pudéssemos fazer uma análise mais detalhada, acho que sim, temos uma vantagem, mas não tão grande como, por exemplo, a Mercedes tinha no passado, quando eles simplesmente tinham a melhor unidade de potência", afirmou o italiano.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. Por isso, vitórias de Vettel e Leclerc têm sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
BRIGA ENTRE EQUIPES E TAMBÉM ENTRE COMPANHEIROS
Enquanto Mercedes e Ferrari discutem, os holofotes entre os pilotos estão na disputa entre Charles Leclerc e Sebastian Vettel. No podcast do Motorsport.com, debatemos se é necessário que a Ferrari priorize um de seus pilotos após os episódios de Singapura e Rússia.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
ANÁLISE: Ferrari mais ‘corajosa’ em Melbourne abre caminho para briga mais acirrada no Japão
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments