Recomendado para você

Max Wilson sobre emoção ao fazer sua primeira corrida na Porsche Cup: “Considero a categoria como um filho”

Max Wilson sobre emoção ao fazer sua primeira corrida na Porsche Cup: “Considero a categoria como um filho”

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Max Wilson sobre emoção ao fazer sua primeira corrida na Porsche Cup: “Considero a categoria como um filho”
AO VIVO: Assista à corrida 2 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos

AO VIVO: Assista à corrida 2 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
AO VIVO: Assista à corrida 2 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos
F1: "Bortoleto está fazendo tudo certo", enaltece Wheatley apesar de P18 na classificação de Vegas

F1: "Bortoleto está fazendo tudo certo", enaltece Wheatley apesar de P18 na classificação de Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Bortoleto está fazendo tudo certo", enaltece Wheatley apesar de P18 na classificação de Vegas
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao GP de Las Vegas

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao GP de Las Vegas
F1: Hamilton tem pior quali em 8 anos e iguala marca negativa de Fisichella na Ferrari; confira

F1: Hamilton tem pior quali em 8 anos e iguala marca negativa de Fisichella na Ferrari; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton tem pior quali em 8 anos e iguala marca negativa de Fisichella na Ferrari; confira
F1 - Leclerc desabafa sobre classificação difícil em Las Vegas: "Problema desde que entrei na Ferrari"

F1 - Leclerc desabafa sobre classificação difícil em Las Vegas: "Problema desde que entrei na Ferrari"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Leclerc desabafa sobre classificação difícil em Las Vegas: "Problema desde que entrei na Ferrari"
F1 - Verstappen celebra primeira fila em Las Vegas, mas alerta: "Não espero milagre"

F1 - Verstappen celebra primeira fila em Las Vegas, mas alerta: "Não espero milagre"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Verstappen celebra primeira fila em Las Vegas, mas alerta: "Não espero milagre"
F1: Piastri admite impacto 'quase fatal' de quali ruim, mas mira pódio mesmo largando em quinto no GP de Las Vegas

F1: Piastri admite impacto 'quase fatal' de quali ruim, mas mira pódio mesmo largando em quinto no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Piastri admite impacto 'quase fatal' de quali ruim, mas mira pódio mesmo largando em quinto no GP de Las Vegas
Últimas notícias

F3 Brasil apresenta formato ambicioso para 2017

Confiante, presidente da CBA diz que categoria será atrativa até para estrangeiros: “vai ser muito fácil termos pilotos europeus correndo aqui”

Guilherme Samaia
Dener Pires e Augusto Cesário
Artur Fortunato e Matheus Iorio
Pódio da primeira corrida da F3 Brasil em Interlagos
Christian Hahn vence
Guilherme Samaia
Matheus Iorio festeja título
Matheus Iorio
Matheus Iorio
Matheus iorio
Matheus Iório

A Fórmula 3 Brasil apresentou seu formato para a temporada de 2017. Depois de viver um 2016 complicado – quando chegou a ter grids com seis carros para as corridas – a categoria espera que, com planos ambiciosos, possa cimentar um caminho sólido para um futuro próspero.

A principal novidade é a criação da F3 Academy, que visa preparar os pilotos de kart para seguir carreira nos fórmulas.

Durante evento realizado em São Paulo nesta segunda (13), o novo presidente da CBA, Waldner Bernardo, se referiu aos grids magros da F3 de 2016 para ilustrar a crise vivida pela categoria.

“Uma imagem fala mais do que mil palavras. Este é o cenário da Fórmula 3 nos últimos anos: grids pequenos, equipes sem pilotos, pilotos desinteressados, altos custos e um pulo muito grande para quem sai do kart participar da categoria”, disse ao Motorsport.com. “Queremos melhorar o aprendizado dos nossos pilotos.”

Estrutura

Com a consultoria de Carlos Col, antigo promotor da Stock Car, e em parceria com a recém-criada ANEF (Associação Nacional de Equipes de Fórmula), a CBA promete dar aos jovens pilotos oriundos do kart formação de qualidade na F3 Academy.

O carro continua a ser o Dallara 301, mas com a potência equalizada entre 210 e 220 cv para que os kartistas sintam menos o pulo para o F3. Além disso, o sistema também irá oferecer formação ampla aos jovens, com media training, orientação psicológica, nutricional, treinamento físico e em simuladores.

“O piloto bem-sucedido hoje representa marcas. E para que ele faça isso bem feito, ele precisa de treinamento dentro e fora das pistas”, resumiu Bernardo.

A categoria, que até o ano passado era disputada sob o guarda-chuva da Vicar, será organizada dentro da Porsche GT3 Cup Challenge em 2017.

Intercâmbio

Com potência equalizada abaixando de 250 cv para 240 cv neste ano, a F3 Brasil pretende também promover o intercâmbio de pilotos para melhorar ainda mais a preparação dos brasileiros.

Waldner Bernando defende o intercâmbio com categorias europeias para campeão e vice da F3, mas fez uma ressalva: “não se admire se o caminho for inverso. Com o que estamos oferecendo de cursos e com os custos colocados, vai ser muito fácil termos pilotos europeus correndo aqui no Brasil.”

No entanto, o presidente da ANEF, Augusto Cesário, acha mais possível a curto prazo trazer pilotos de fora para correr no Brasil.

“Temos de preparar os meninos de uma maneira técnica e correta”, disse ele.

“Somos a categoria que tem essa responsabilidade de desenvolver os garotos para que eles possam chegar lá fora e fazer um bom papel. Revitalizar é um desafio grande, mas são nessas horas difíceis na vida que a gente consegue melhorar e seguir em frente. Tenho convicção que teremos uma categoria cada vez melhor daqui para frente.”

Artigo anterior Viñales foge de obrigação de vencer no Catar
Próximo artigo Lorenzo diz que vitória no Catar depende de pneus duros

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros