Antigo campeão diz: sem F1, F2 é “desperdício de tempo”
Fabio Leimer, campeão da GP2 em 2013, afirma que a divisão de acesso não faz sentido se categoria principal não tem vagas para jovens






O campeonato da F2 “não faz sentido” e é um “desperdício de tempo” se não houver um caminho claro para a F1, afirmou o campeão da GP2 em 2013, Fabio Leimer.
O suíço foi o último campeão da divisão de acesso que não conseguiu promoção à categoria máxima, já que seus sucessores, Jolyon Palmer, Stoffel Vandoorne e Pierre Gasly subiram para a F1 após seus títulos.
Vandoorne e Gasly precisaram de temporadas na Super Fórmula japonesa antes de subirem para McLaren e Toro Rosso, respectivamente, enquanto que Palmer precisou de um ano como piloto reserva na Lotus antes de chegar à Renault.
Lance Stroll e Max Verstappen chegaram à F1 sem precisar passar por F2/GP2, indo direto da F3 Europeia.
Leimer afirmou que o problema está na F1, já que as menores equipes estão com dificuldades financeiras e que a permanência dos pilotos mais velhos dificulta a graduação.
“Espero que a F1 mude. Caso contrário, a F2 não faz sentido e é uma perda de tempo, porque, se eu tiver dinheiro, eu posso ir direto da F3 para a F1”, disse.
“Ela precisa ser mais passo a passo como nos outros esportes. Não é só eu. Nos últimos três ou quatro anos, há pilotos que sofrem para conseguir chegar lá. Acho que isso não é correto.”
A FIA recentemente mudou o sistema de pontos para a obtenção da superlicença, dando mais ênfase na F2 como porta de entrada em detrimento a outras categorias de monoposto.
Leimer continuou: “Há pilotos mais velhos na F1 que tentam permanecer ano após ano, e os jovens não têm vaga, porque há duas ou três disponíveis e 20 caras tentando chegar.”
“É sempre o mesmo problema e isso tem que mudar. É muito dinheiro envolvido e as equipes jovens sofrem. Eles precisam escolher um piloto com muito dinheiro para deixar o carro mais rápido.”
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.