F2: Durksen domina e vence corrida 1 em Baku; Bortoleto é 5º mesmo com toque no fim e se aproxima de Hadjar
Líder do campeonato foi o 12º após largar de 20º e, com isso, brasileiro reduz diferença de 10,5 para 6,5 pontos
 
    A Fórmula 2 entregou neste sábado uma movimentada primeira corrida da etapa de Baku. Joshua Durksen deu um show ao longo da prova para garantir sua primeira vitória na categoria, com Jak Crawford e Gabriele Mini completando o pódio.
Após uma corrida dramática, com direito a um toque nas voltas finais, Gabriel Bortoleto se recuperou para terminar em quinto, mesma posição da qual largou. Com Isack Hadjar apenas em 12º, o brasileiro conseguiu tirar quatro pontos da vantagem do francês na classificação, reduzindo para apenas 6,5 tentos. Já Enzo Fittipaldi terminou apenas em 13º.
Mansell manteve a ponta na largada, com Mini se mantendo em sua cola. Já Bortoleto fez uma saída conservadora, perdendo posições para Maini, Martins e Maloney na primeira volta, caindo para oitavo, enquanto Hadjar subia de 20º para 16º.
Em uma corrida de poucas ultrapassagens em seu primeiro quarto, Mini finalmente conseguiu dar o bote em Mansell na sexta volta para assumir a liderança, deixando o australiano para ser pressionado por Durksen, com o paraguaio conseguindo a segunda posição no giro seguinte.
Ainda em oitavo, Bortoleto via a disputa caótica entre Maini, Maloney e Martins, com o francês caindo para sétimo e passando a ser seguido pelo brasileiro. Já Hadjar seguia avançando e subia para 14º.
Lá na frente, Durksen pressionava o estreante Mini pela liderança, colando no italiano quando a prova chegava na metade, na volta 12 de 21, conseguindo a ultrapassagem no começo da 13º. Mais atrás, Bortoleto finalmente conseguia a manobra pela sétima posição na reta principal, superando Maloney e iniciando a 'caça' a Maini, seu companheiro de equipe, que disputava com Martins.
Com uma performance melhor, Kimi Antonelli ultrapassou Bortoleto já na volta seguinte, deixando o brasileiro novamente em oitavo.
Porém, o SC precisou ser acionando na volta 15, após Miyata errar a tangência da curva em uma tentativa de ultrapassagem e bater na barreira de proteção da curva 3. Isso levou alguns pilotos da parte inferior da classificação aos boxes para troca de pneus.
A bandeira verde foi dada novamente a quatro voltas do fim, com Durksen liderando à frente de Mini e Crawford, com Bortoleto em oitavo, atrás de Kimi Antonelli, Hadjar em 13º e Fittipaldi em 17º.
Durksen manteve a ponta, com Crawford agora em segundo e Mini em terceiro. Bortoleto fez uma grande relargada e subiu para quinto, conseguindo manter a posição mesmo com um susto, levando um toque de Mansell, que o levou a bater de leve na barreira de proteção.
No final, Joshua Durksen entregou uma grande performance para garantir sua primeira vitória na categoria, tendo Jak Crawford em segundo e Gabriele Mini fechando o pódio. Victor Martins foi o quarto, à frente de Gabriel Bortoleto, que terminou na mesma posição da qual largou. Paul Aron, Andrea Kimi Antonelli e Christian Mansell completaram o top 8 da zona de pontuação.
Isack Hadjar foi o 12º, logo à frente de Enzo Fittipaldi. Com o francês da Campos fora da zona de pontos, Gabriel Bortoleto reduziu a diferença da liderança para apenas 6,5 pontos.
A Fórmula 2 encerra a antepenúltima etapa da temporada 2024 no domingo com a segunda corrida do fim de semana em Baku. A largada está marcada para 04h30, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports.
| 1- 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | Abandono | Bônus | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 1 |  J. Duerksen  PHM AIX Racing | 24 | 21 | 44'00.116 | 171.754 | 10 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 2 |  | 7 | 21 | +3.444 44'03.560 | 3.444 | 171.530 | 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 3 |  G. Minì  Prema Powerteam | 3 | 21 | +4.579 44'04.695 | 1.135 | 171.457 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 4 |  | 1 | 21 | +4.599 44'04.715 | 0.020 | 171.456 | 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 5 |  G. Bortoleto  Invicta Racing | 10 | 21 | +7.807 44'07.923 | 3.208 | 171.248 | 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 6 |  P. Aron  Hitech Pulse-Eight | 17 | 21 | +8.793 44'08.909 | 0.986 | 171.184 | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 7 |  | 4 | 21 | +9.293 44'09.409 | 0.500 | 171.152 | 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 8 |  C. Mansell  Trident | 23 | 21 | +13.436 44'13.552 | 4.143 | 170.885 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 9 |  | 9 | 21 | +15.013 44'15.129 | 1.577 | 170.783 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 10 |  | 5 | 21 | +15.515 44'15.631 | 0.502 | 170.751 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 11 |  L. Browning  ART Grand Prix | 2 | 21 | +15.740 44'15.856 | 0.225 | 170.736 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 12 |  | 20 | 21 | +16.208 44'16.324 | 0.468 | 170.706 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 13 |  | 14 | 21 | +17.065 44'17.181 | 0.857 | 170.651 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 14 |  | 11 | 21 | +17.094 44'17.210 | 0.029 | 170.649 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 15 |  | 8 | 21 | +18.039 44'18.155 | 0.945 | 170.589 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 16 |  R. Villagómez  Van Amersfoort Racing | 15 | 21 | +20.637 44'20.753 | 2.598 | 170.422 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 17 |  | 22 | 21 | +22.828 44'22.944 | 2.191 | 170.282 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 18 |  | 16 | 21 | +47.405 44'47.521 | 24.577 | 168.725 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 19 |  P. Martí  Campos Racing | 21 | 21 | +52.191 44'52.307 | 4.786 | 168.425 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 20 |  N. Koolen  PHM AIX Racing | 25 | 21 | +56.243 44'56.359 | 4.052 | 168.172 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 21 |  O. Goethe  MP Motorsport | 12 | 21 | +1'37.954 45'38.070 | 41.711 | 165.610 | 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| dnf |  R. Miyata  Rodin Motorsport | 6 | 14 | +7 Laps 27'55.171 | 7 Laps | 180.385 | Acidente | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FERRARI X RED BULL em BAKU? LECLERC é o mais RÁPIDO do dia; NORRIS ESCONDENDO O JOGO?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            