F2: Martin vence de forma dominante apesar de penalidade; Fittipaldi termina em P8
Zane Maloney foi segundo e Theo Pourchaire completou o pódio
Victor Martins fez uma pilotagem sensacional para conquistar sua primeira vitória na Fórmula 2, suportando três carros de segurança e uma penalidade de cinco segundos para conquistar a vitória em Silverstone.
O estreante da ART e atual campeão da F3 largou na pole e, apesar de ter perdido a liderança por um breve período para Ayumu Iwasa(DAMS) na primeira volta, recuperou a posição rapidamente, embora tenha sido penalizado mais tarde por ganhar vantagem fora da pista.
Apesar dos três carros de segurança e da penalidade de cinco segundos, que lhe foi aplicada após a parada nos boxes, o membro da Alpine Academy conseguiu abrir uma diferença de sete segundos para o segundo colocado, o piloto da Hitech, Zane Maloney.
Seu companheiro de equipe, Theo Pourchaire, terminou em terceiro e reduziu a diferença no campeonato para o piloto da Prema, Frederik Vesti, para apenas seis pontos, já que o dinamarquês não conseguiu terminar a corrida depois de um acidente no início do safety car.
A corrida
Iwasa liderou na Curva 1 depois de uma largada fantástica, antes de Martin reagir, passando por cima do Loop e sofrer uma penalidade no processo. Martins construiu uma vantagem de três segundos para Iwasa na terceira volta, com mais 1s1 para Bearman, enquanto Jack Doohan (Virtuosi), mais atrás, ficou em quarto lugar, atrás de Enzo Fittipaldi, da Hitech, que passou por fora da Stowe.
As primeiras paradas de box foram feitas na sexta volta, com Fittipaldi, Vesti, Roy Nissany (PHM), Jak Crawford, da Hitech, e Richard Verschoor, da VAR, sendo os primeiros a chegar aos boxes.
O primeiro período de safety car começou na sétima volta, depois que Amaury Cordeel rodou seu carro após um contato com Dennis Hauger(MP Motorsport), levando o resto do pelotão a ir para os boxes.
O safety car terminou na 15ª volta, com Bearman passando por Abbey e caindo para 10º, antes de perder mais posições quando Fittipaldi teve o mesmo destino.
Na volta seguinte, Martins recebeu sua penalidade e estava prestes a começar a criar uma diferença grande o suficiente para manter sua primeira vitória, quando o safety car saiu novamente e a dupla da Campos parou na pista.
O safety car voltou aos boxes faltando 10 voltas para o final, liberando Martins, enquanto Leclerc passava Pourchaire por dentro do Loop para ficar em terceiro.
Houve uma batalha tripla pelo segundo lugar entre esses dois e Maloney, antes de o piloto monegasco começar a recuar, com Pourchaire assumindo o terceiro lugar na 25ª volta, antes de Doohan também passar Leclerc.
Enquanto isso, Martins estava cinco segundos à frente de Maloney na volta seguinte, uma diferença que aumentou para sete segundos quando cruzou a linha.
Resultados da corrida da F2 em Silverstone
Cla | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Victor Martins | ART Grand Prix | 29 | 58'54.389 | 173.873 | 25 | |||
2 | Zane Maloney | Rodin Carlin | 29 | 58'56.440 | 2.051 | 2.051 | 173.773 | 18 | |
3 | Théo Pourchaire | ART Grand Prix | 29 | 58'59.138 | 4.749 | 2.698 | 173.640 | 15 | |
4 | Jack Doohan | Invicta Virtuosi Racing | 29 | 59'01.026 | 6.637 | 1.888 | 173.548 | 12 | |
5 | Ayumu Iwasa | DAMS | 29 | 59'07.000 | 12.611 | 5.974 | 173.255 | 10 | |
6 | Oliver Bearman | Prema Powerteam | 29 | 59'12.614 | 18.225 | 5.614 | 172.981 | 8 | |
7 | Jehan Daruvala | MP Motorsport | 29 | 59'13.322 | 18.933 | 0.708 | 172.947 | 6 | |
8 | Enzo Fittipaldi | Rodin Carlin | 29 | 59'13.352 | 18.963 | 0.030 | 172.945 | 4 | |
9 | Arthur Leclerc | DAMS | 29 | 59'18.544 | 24.155 | 5.192 | 172.693 | 2 | |
10 | Jak Crawford | Hitech Pulse-Eight | 29 | 59'18.932 | 24.543 | 0.388 | 172.674 | 1 | |
11 | Juan Correa | Van Amersfoort Racing | 29 | 59'22.347 | 27.958 | 3.415 | 172.509 | ||
12 | Roy Nissany | PHM Racing by Charouz | 29 | 59'24.166 | 29.777 | 1.819 | 172.421 | ||
13 | Clement Novalak | Trident | 29 | 59'24.999 | 30.610 | 0.833 | 172.380 | ||
14 | Brad Benavides | PHM Racing by Charouz | 29 | 59'25.362 | 30.973 | 0.363 | 172.363 | ||
15 | Dennis Hauger | MP Motorsport | 29 | 59'27.309 | 32.920 | 1.947 | 172.269 | ||
16 | Isack Hadjar | Hitech Pulse-Eight | 29 | 59'28.962 | 34.573 | 1.653 | 172.189 | ||
17 | Richard Verschoor | Van Amersfoort Racing | 29 | 59'29.018 | 34.629 | 0.056 | 172.186 | ||
Kush Maini | Campos Racing | 15 | 14 laps | ||||||
Ralph Boschung | Campos Racing | 15 | 14 laps | ||||||
Frederik Vesti | Prema Powerteam | 11 | 18 laps | ||||||
Roman Stanek | Trident | 9 | 20 laps | ||||||
Amaury Cordeel | Invicta Virtuosi Racing | 5 | 24 laps | ||||||
Ver resultados completos |
Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.