F2: Verschoor é desqualificado e perde vitória para Hauger na Arábia; Fittipaldi herda P3, Bortoleto é P11
Confusão na largada e problemas no meio da prova ditaram o ritmo nesta sexta-feira em Jeddah; corrida 2 é às 10h25 de sábado, com transmissão do BandSports
A corrida sprint da Fórmula 2 na Arábia Saudita foi movimentada: a prova foi marcada por dois safety cars e uma bagunça quase generalizada na largada. Richard Verschoor, da Trident, foi vencedor. O pódio foi completado por Dennis Hauger e Paul Aron. Contudo, algumas horas após a corrida, Verschoor foi desclassificado por irregularidades técnicas no carro fazendo o piloto da Trident perder a vitória. Com isso, Enzo Fittipaldi, brasileiro da Van Amersfoort, herdou o P3.
Gabriel Bortoleto encontrou mais dificuldades no fim do pelotão e cruzou a linha de chegada em P12, mas com a desclassificação, subiu mais uma posição com a Invicta.
A corrida
A largada foi limpa só nos primeiros metros, pois, pouco depois, uma asa dianteira voou por conta de um toque ocasionado por Kimi Antonelli. Lá atrás, Victor Martins não passou da primeira curva e, para completar, Colapinto e O'Sullivan tiveram problemas e não largaram. A bandeira amarela foi agitada e o safety car entrou na pista.
A relargada aconteceu na quarta volta, de forma limpa. Contudo, a ação na pista não foi tão agitada. Algumas ultrapassagens aconteceram, mas de forma tímida. Pouco depois, na abertura da oitava volta, Verschoor colocou de lado, por dentro, e atacou Aron, assumindo a liderança.
A briga pelo pódio começou de vez quando Hauger passou por Hadjar sem nenhuma dificuldade. Na volta 10, o safety car entrou na pista novamente pois o carro de Cordeel parou no meio da pista, literalmente -- o carro de segurança teve que passar pelo pitlane à frente do pelotão.
Uma volta depois, a corrida recomeçou pela segunda vez. Na 14ª volta, Fittipaldi conseguiu uma bela manobra em cima de Hadjar e subiu para o quarto lugar. Faltando cinco voltas para o fim, Bortoleto - um pouco apagado na disputa - conseguiu subir uma posição, para P13.
O fim da corrida trouxe um pouco de emoção, com disputas no meio do bolo e no pelotão que brigava pelo pódio. Restando quatro voltas, a bandeira amarela apareceu novamente, desta vez, no terceiro setor. Um pedaço do carro de Correa ficou na pista e o safety car virtual foi acionado.
Não demorou muito para a relargada acontecer e na reta principal, Hauger colocou de lado sem esforço e pegou o P2 de Aron. Na penúltima volta, Hadjar ficou lento na pista, com problemas no carro.
D. HaugerMP MOTORSPORT | 11 | 20 |
+0.700 0.7 |
0.700 | ||||
P. AronHITECH PULSE-EIGHT
|
17 | 20 |
+1.500 1.5 |
0.800 | ||||
E. FittipaldiVAN AMERSFOORT RACING | 14 | 20 |
+4.700 4.7 |
3.200 | ||||
Z. MaloneyRODIN MOTORSPORT | 5 | 20 |
+7.400 7.4 |
2.700 | ||||
J. CrawfordDAMS LUCAS OIL | 7 | 20 |
+9.100 9.1 |
1.700 | ||||
A. AntonelliPREMA POWERTEAM | 4 | 20 |
+11.800 11.8 |
2.700 | ||||
P. MartíCAMPOS RACING
|
21 | 20 |
+14.300 14.3 |
2.500 | ||||
K. MainiINVICTA RACING | 9 | 20 |
+14.700 14.7 |
0.400 | ||||
R. StanekTRIDENT | 23 | 20 |
+17.900 17.9 |
3.200 | ||||
J. DuerksenPHM AIX RACING
|
24 | 20 |
+18.200 18.2 |
0.300 | ||||
G. BortoletoINVICTA RACING
|
10 | 20 |
+18.700 18.7 |
0.500 | ||||
F. ColapintoMP MOTORSPORT | 12 | 20 |
+19.100 19.1 |
0.400 | ||||
R. MiyataRODIN MOTORSPORT
|
6 | 20 |
+25.700 25.7 |
6.600 | ||||
T. BarnardPHM AIX RACING
|
25 | 20 |
+25.700 25.7 |
0.000 | ||||
R. VillagómezVAN AMERSFOORT RACING
|
15 | 20 |
+27.300 27.3 |
1.600 | ||||
I. HadjarCAMPOS RACING | 20 | 19 |
1 lap |
|||||
Z. O'SullivanART GRAND PRIX | 2 | 19 |
1 lap |
|||||
J. CorreaDAMS LUCAS OIL | 8 | 15 |
5 laps |
|||||
A. CordeelHITECH PULSE-EIGHT | 16 | 9 |
11 laps |
|||||
V. MartinsART GRAND PRIX | 1 | 19 |
|
Watch: Verstappen HUMILHA e é pole, com Leclerc 2º. MARKO SUSPENSO? F1 QUENTE dentro e fora das pistas...
Motorsport Business #11 – Ivo Jucá, da EZZE Seguros, explica como chegou à Stock após Corinthians
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.