Corrida estava "se fechando contra mim", diz Dennis após título na Fórmula E
Piloto britânico da Andretti revela que ficou surpreso quando foi informado de que teria de subir ao pódio para garantir a conquista do campeonato; confira
Recém-coroado campeão da Fórmula E, o piloto britânico Jake Dennis, da Andretti, admite que sentiu que o ePrix de Londres estava "se fechando contra" ele em sua busca pelo título durante uma corrida caótica na capital da Inglaterra.
A penúltima prova da temporada foi dramática, com duas bandeiras vermelhas nos estágios finais devido a incidentes - e as chances de Dennis de conquistar o título oscilaram durante as 37 voltas da disputa.
Após ter sido 'empurrado para' trás após largar na primeira fila ao lado do principal rival pelo título, Nick Cassidy, suas chances de título aumentaram depois que o neozelandês colidiu com o companheiro suíço de Envision Sébastien Buemi, pouco antes da metade da corrida.
Mas, mesmo com Cassidy fora, Dennis teve de terminar em terceiro, já que Mitch Evans, neozelandês da Jaguar, venceu o ePrix. Depois de sobreviver às duas relargadas, Dennis terminou no top 3 na pista, antes de ser promovido a segundo, o que foi suficiente para o título.
"Acho que ninguém esperava uma corrida assim, com vários safety cars, bandeiras vermelhas, acidentes a torto e a direito, e eu senti que tudo foi jogado em cima de mim", afirmou o britânico após a corrida.
"Foram tantas emoções, especialmente depois da primeira bandeira vermelha, que senti como se a corrida inteira estivesse se fechando contra mim por vários motivos, foi muito difícil controlar minhas emoções. Foi realmente depois da bandeira vermelha que eu pensei, cara, todo mundo está querendo me pegar, [mas] conseguimos dar a volta por cima e manter a compostura", seguiu o inglês.
A carga de Dennis também foi atenuada pelo fato de ele não ter ativado o Modo Ataque em duas tentativas mal-sucedidos, o que o deixou em risco de ser atacado por carros que estavam atrás no pelotão.
Nick Cassidy, Envision Racing, Jaguar I-TYPE 6, na corrida, enquanto Jake Dennis, Andretti Autosport, Porsche 99 X Electric Gen3, Sebastien Buemi, Envision Racing, Jaguar I-TYPE 6, lutam atrás
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Inclusive o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, com Dennis perguntando à sua equipe Andretti Autosport, cliente de powertrains da marca germânica, se o rival poderia se abster de atacá-lo na prova.
E, apesar de saber que Cassidy havia abandonado, Dennis ficou surpreso ao saber que ainda precisava terminar no pódio. "Perguntei onde precisava terminar, pois sabia que Nick estava fora, e eles disseram terceiro, o que me deixou muito surpreso, pois achei que só precisava de 6 pontos".
"Eu estava em quinto naquele momento, então não acreditei quando eles me disseram isso e, a partir daquele momento. Foi um alívio de emoções, algo que eu nunca tinha experimentado na vida, e ser campeão mundial é algo com que todos nós sonhamos", completou o novo campeão.
Norris ironiza Hamilton e Pérez: passou do ponto?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.