F-E atualiza calendário da temporada 2025-26 com a adição de um segundo ePrix na China
Das duas datas incialmente colocadas como "a confirmar", uma foi derrubara enquanto a outra levou ao retorno de Sanya

A Fórmula E se prepara para a temporada mais longa e intensa de sua história, com 17 corridas em 11 cidades, atingindo três continentes e um novo recorde para o Mundial de carros elétricos. E, nesta quinta-feira (16), a categoria divulgou a versão final do calendário, reduzindo uma das datas originalmente programadas e confirmando a adição de um segundo palco na China.
O Conselho Mundial da FIA aprovou na reunião desta quinta a versão final do calendário da 12ª temporada, atualizando a programação divulgada em junho. Após meses de negociações, Jacarta desistiu de retornar ao Mundial em 2026 e, com isso, a data de 30 de maio, reservada para a etapa indonésia, foi retirada da lista, reduzindo o número de provas de 18 para 17.
Mas a vaga em aberto de 20 de junho teve seu palco confirmado, com o retorno de Sanya, adicionando um segundo palco na China, que receberá três corridas ano que vem, ao lado da rodada dupla de Xangai. A decisão não surpreende, já que o país asiático segue sendo um mercado importante para o Mundial, que segue em busca de uma equipe chinesa para o grid.

Fotografia aérea da cidade de Sanya
Foto de: FIA Fórmula E
O restante do calendário confirma o que havia sido anunciado anteriormente pela F-E: da Europa às Américas, passando pelo Oriente Médio e Ásia, o campeonato continua a perseguir o sonho de um mundial focado em circuitos urbanos capaz de levar os monopostos ao coração das metrópoles, mas com uma presença cada vez maior em autódromos, como no caso de Xangai.
A temporada começará em 6 de dezembro de 2025 com o ePrix São Paulo, etapa que marca ainda a estreia oficial de Felipe Drugovich como piloto da Andretti.Depois, em janeiro, a viagem continua para a Cidade do México e, logo em seguida para os Estados Unidos, onde Miami receberá a F-E no final do mês, mas desta vez no circuito que também recebe a F1, mas em uma versão reduzida.
Em fevereiro, será a vez do Oriente Médio, com a rodada dupla de Jeddah na mesma pista da F1 em sua versão reduzida, com duas corridas acirradas que já demonstraram sua capacidade de oferecer espetáculo sob as luzes noturnas da Arábia Saudita, e onde, realisticamente, o pit boost ainda será usado para carregamento rápido.
Depois, em março, o campeonato desembarcará na Europa com a estreia em Madri, uma nova capital elétrica que está aparecendo no calendário pela primeira vez, no circuito de Jarama.
A primavera será dominada pelos clássicos: Berlim no início de maio, com a rodada dupla no Aeroporto de Tempelhof, e logo depois o charme atemporal de Mônaco.
O verão do hemisfério norte levará a F-E para a Ásia: primeiro Sanya, em 20 de junho, depois a etapa dupla de Xangai no início de julho, seguida por Tóquio com duas corridas no final do mês. A grande final será em Londres, com a habitual rodada dupla em meados de agosto no ExCeL, até agora o local tradicional para o encerramento do campeonato.
Rodada | Data | Cidade / País |
---|---|---|
01 | 06/12/2025 | São Paulo / Brasil |
02 | 10/01/2026 | Cidade do México / México |
03 | 31/01/2026 | Miami / Estados Unidos |
04 | 13/02/2026 | Jeddah / Arábia Saudita |
05 | 14/02/2026 | Jeddah / Arábia Saudita |
06 | 21/03/2026 | Jarama / Espanha |
07 | 02/05/2026 | Berlim / Alemanha |
08 | 03/05/2026 | Berlim / Alemanha |
09 | 16/05/2026 | Mônaco |
10 | 17/05/2026 | Mônaco |
11 | 20/06/2026 | Sanya / China |
12 | 04/07/2026 | Xangai / China |
13 | 05/07/2026 | Xangai / China |
14 | 25/07/2026 | Tóquio / Japão |
15 | 26/07/2026 | Tóquio / Japão |
16 | 15/08/2026 | Londres / Reino Unido |
17 | 16/08/2026 | Londres / Reino Unido |
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.