F-E: Jaguar assina permanência para era do Gen3; Mercedes deve tomar decisão "nas próximas semanas"

Com isso, temos cinco montadoras confirmadas para o próximo ciclo, que começa na temporada 2022-23: Jaguar, DS, Porsche, Mahindra e Nissan

F-E: Jaguar assina permanência para era do Gen3; Mercedes deve tomar decisão "nas próximas semanas"

A Jaguar tornou-se mais uma montadora a confirmar na permanência no grid da Fórmula E na futura era do Gen3, novo carro que será introduzido na temporada 2022-23, mas optou por segurar o anúncio público. Por outro lado, a Mercedes explicou que ainda deve levar mais algumas semanas antes de assinar o contrato que dará sequência ao seu projeto na categoria.

Segundo apurado pelo Motorsport.com, a Jaguar se comprometeu com a nova era de carros de 470 bph e 120 quilos a menos. A montadora britânica esteve presente na reunião do Grupo de Trabalho Técnico de seis de abril para ter acesso aos dados da FIA das fornecedoras do Gen3, a Spark Racing Technology, a Williams Advenced Engineering e a Hankook.

Leia também:

Isso vem após o plano "Reimaginar", divulgado recentemente pela Jaguar, onde ela e a Land Rover projetam uma oferta maior de veículos elétricos até 2025.

Porém, a montadora optou por adiar o anúncio público de seu comprometimento de longo prazo à categoria (o Gen3 seguirá em vigor até o fim da temporada 2025-26), com o objetivo de montar um plano de programas de automobilismo mais amplos.

James Barclay, chefe da equipe Jaguar, confirmou ao Motorsport.com: "O que posso confirmar é que assinamos o registro para o Gen3. Isso está feito. O documento está assinado e estamos dando continuidade ao desenvolvimento".

"A FIA deu um calendário de registro, mas o anúncio de nossos planos futuros no esporte são parte da nossa estratégia do Reimaginar. Nesse momento, não temos mais nada a dizer. Assinamos e vamos seguir nosso desenvolvimento do Gen3".

Sobre a reunião do Grupo de Trabalho, Barclay adicionou: "Esse é realmente o primeiro estágio, onde recebemos informações sobre o carro, mas ainda estamos aguardando detalhes em algumas outras áreas".

Mitch Evans, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 5

Mitch Evans, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 5

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

"Fundamentalmente, nos dá informações suficientes para entender o pacote do carro. São os blocos de fundação, apenas o começo. Mas é um momento importante para termos um contexto geral".

A Jaguar é a quinta montadora a assinar o documento do novo ciclo, após Mahindra, DS Automobiles (parceira da Techeetah), Nissan e Porsche. A Dragon Penske, atual equipe de Sérgio Sette Câmara, está próxima de confirmar sua participação também.

Nyck de Vries, Mercedes Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

Nyck de Vries, Mercedes Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Mercedes: Decisão final sobre Gen3 virá "nas próximas semanas"

O prazo inicial para as montadoras e equipes confirmarem sua permanência na F-E durante a era do Gen3 venceu no último dia 31 de março. Até aqui, pouco mais de uma semana depois, apenas cinco montadoras confirmaram sua presença, já incluindo a Jaguar. Mas o que chamou a atenção foi a decisão da Mercedes de não assinar o documento dentro desse período.

A assinatura, que confirma a presença de uma marca no grid até o final da temporada 2025-26, não era um prazo definitivo, mas era muito importante para que a equipe obtivesse acesso desde o começo aos dados referentes ao Gen3, nova geração de carros.

Apenas em seu segundo ano no campeonato como equipe oficial, a Mercedes divulgou um comunicado afirmando que precisava de clarificação sobre "detalhes importantes referentes à estrutura da categoria", mas elogiou as conversas "positivas sobre tópicos chaves como a implementação de um teto orçamentário".

Ian James, chefe da equipe Mercedes na F-E, falou com o Motorsport.com sobre o atraso: "Ainda estamos em discussão com a Formula E Operations, a detentora dos direitos comerciais. Precisamos finalizar alguns detalhes antes de nos comprometermos".

"Por causa da duração desse comprometimento, é crucial que os detalhes estejam absolutamente acertados".

Isso vem após uma novidade no regulamento financeiro feito pela FIA após as saídas de BMW e Audi. Caso uma montadora queira sair antes do fim do contrato, ela terá que seguir pagando a taxa de registro de R$2 milhões e o valor de homologação em cada temporada até o fim do ciclo. 

James acrescentou: "A FIA estruturou, corretamente, de modo que eles estejam buscando comprometimento e estabilidade".

Apesar de ter perdido a reunião de 06 de abril, James disse que não é uma situação irreversível: "No momento não estou em posição de dizer se estamos mais próximos de ficar ou sair. Mas é essencial que sigamos trabalhando e garantindo que os pontos abertos sejam resolvidos, para podermos seguir na direção correta".

"Tendo dito isso, não é algo que pode seguir por semanas ou meses. Precisamos resolver isso nas próximas semanas, quando tomaremos a decisão final".

James ainda brincou que o diretor técnico da Mercedes, Nick Chester, ex-Renault na F1, deve estar querendo matar ele por ter perdido a reunião desta semana.

Mesmo com as negociações em aberto, a Mercedes está dando sequência ao plano de consolidar as operações da F-E em Brackley, junto à sede da F1.

TRETA entre Hamilton e Russell? Notícia que circula é VERDADEIRA ou FALSA?

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Um sorriso mesmo sem vitória? Quais são os pilotos mais carismáticos da F1, mesmo sem grandes resultados?

 

compartilhar
comentários
Fórmula E: Di Grassi se diz animado por ePrix de Roma: “Uma das melhores pistas”

Artigo anterior

Fórmula E: Di Grassi se diz animado por ePrix de Roma: “Uma das melhores pistas”

Próximo artigo

Fórmula E mira etapas no Japão, Índia e Estados Unidos no futuro

Fórmula E mira etapas no Japão, Índia e Estados Unidos no futuro
Carregar comentários