Recomendado para você

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto
ANÁLISE F1: Como Antonelli viveu final de semana 'dos sonhos' em Interlagos e fez virada após duras críticas

ANÁLISE F1: Como Antonelli viveu final de semana 'dos sonhos' em Interlagos e fez virada após duras críticas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
ANÁLISE F1: Como Antonelli viveu final de semana 'dos sonhos' em Interlagos e fez virada após duras críticas
F1 - Button rebate presidente da Ferrari após críticas a Hamilton e Leclerc: 'Dê o exemplo'

F1 - Button rebate presidente da Ferrari após críticas a Hamilton e Leclerc: 'Dê o exemplo'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Button rebate presidente da Ferrari após críticas a Hamilton e Leclerc: 'Dê o exemplo'
Chefe da McLaren classifica atual geração da F1 como a melhor da história

Chefe da McLaren classifica atual geração da F1 como a melhor da história

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Chefe da McLaren classifica atual geração da F1 como a melhor da história
F1: Verstappen aponta momento em que perdeu o título de 2025

F1: Verstappen aponta momento em que perdeu o título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen aponta momento em que perdeu o título de 2025
Relato de classificação

F-E: Wehrlein bate Vandoorne por 0s002 e fica com a pole do ePrix de São Paulo; Di Grassi é 15º e Sette Câmara 19º

Largada da quarta etapa está marcada para 14h deste sábado; Motorsport.com faz cobertura completa da passagem do Mundial pelo Brasil

Pascal Wehrlein, Porsche, Porsche 99X Electric Gen3

O grid está definido! A Fórmula E realizou na manhã deste sábado a sessão classificatória para o ePrix de São Paulo, quarta etapa da temporada 2024. Em uma bela disputa final, Pascal Wehrlein ficou com a pole, superando Stoffel Vandoorne por apenas dois milésimos de segundo.

Os brasileiros não tiveram uma boa sessão, com Lucas di Grassi em 15º e Sérgio Sette Câmara em 19º, se beneficiando da punição a Max Günther.

Leia também:

Entenda o formato da classificação

A F-E possui um formato de classificação diferente da maioria das categorias. Na primeira etapa, os 22 pilotos são divididos em dois grupos de 11 de acordo com a classificação do campeonato, sendo um para as posições pares e outro para as ímpares. Cada grupo tem 12 minutos de pista e uma obrigação de fazer pelo menos uma volta rápida antes da metade da sessão.

Os quatro melhores de cada grupo avançam para os mata-matas, com a seguinte ordem de disputa nas quartas-de-finais:

3A x 2A / 4A x 1A / 3B x 2B / 4B x 1B

Na sequência são realizadas as semifinais e a final. O grid de largada é formado na seguinte ordem: o vencedor da final é o pole, garantindo ainda três pontos no campeonato, com o perdedor em segundo. Os que caíram nas semis ficam em P3 e P4, definido pelo melhor tempo. O mesmo acontece com os que ficaram nas quartas entre P5 e P8.

Os eliminados na fase de grupos ficam de P9 para trás, na ordem dos melhores tempos. O grupo do pole ocupa as posições ímpares do grid (P9, P11...) e o grupo do segundo colocado as pares (P10, P12...).

Fase de Grupos

 

O quali já começou com uma mudança importante para o grid: devido a uma mudança de câmbio, Günther foi punido com 20 posições para a corrida desta tarde.

Sérgio Sette Câmara, Lucas di Grassi, o líder Nick Cassidy e os campeões Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries estavam no Grupo A. E a sessão já começou com uma bandeira vermelha, devido a algo parecido com um balão na pista entre as curvas 6 e 7.

Ao final do primeiro grupo, Vergne era o mais rápido com 01min13s731, seguido de Vandoorne, Evans e Müller, classificados para o mata-mata. Di Grassi foi o oitavo e Sette Câmara o 10º.

 

Já o segundo grupo tinha nomes como o atual campeão, Jake Dennis, além de Sebastien Buemi e António Félix da Costa.

Em uma sessão que correu sem maiores problemas, Günther foi o mais rápido com 01min13s516, com Wehrlein, Mortara e Bird classificados para a briga da pole. Campeões, Da Costa e Dennis ficaram em quinto e sexto, com Buemi apenas em décimo.

Mata-mata

 

Com a fase de grupos definida, teve início a briga pela pole position. No primeiro duelo, Stoffel Vandoorne e Mitch Evans, com Vandoorne levando a melhor. Na sequência, Jean-Éric Vergne e Nico Müller, como bicampeão avançando por W.O, já que o piloto da Abt não pôde ir à pista com problemas de suspensão após acertar o muro.

Pelo grupo B, Pascal Wehrlein e Edoardo Mortara protagonizaram a primeira disputa, com Wehrlein seguindo para as semis. Para fechar, Max Günther e Sam Bird, com triunfo de Günther.

Nas semifinais, a primeira disputa foi interna da DS Penske, com Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne. Quem avançou para a final foi Vandoorne. Na segunda, Pascal Wehrlein x Max Günther, o piloto da Porsche levou a melhor.

Na final entre Stoffel Vandoorne e Pascal Werhlein, a pole ficou com o piloto da Porsche por apenas 0s002. 

Com isso, Pascal Wehrlein larga da pole com Vandoorne em segundo e Jean-Éric Vergne em terceiro. Max Günther sairia da quarta posição, mas ficará em último no grid devido à punição. Já Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara ficaram em 15º e 19º, respectivamente.

O grid da Fórmula E volta à pista do Sambódromo do Anhembi uma última vez neste sábado. Às 14h acontece a largada para o ePrix de São Paulo, quarta etapa da temporada 2024. A transmissão fica por conta da Band, e aqui no Motorsport.com você acompanha a cobertura completa do fim de semana!

CLA PILOTO # TEMPO KM/H MÉDIA
1 P. WehrleinPORSCHE TEAM 94

1'12.789

146.395
2 S. VandoorneDS PENSKE 2

+0.002

1'12.791

146.391
3 J. VergneDS PENSKE 25

+0.498

1'13.287

145.400
4 M. EvansJAGUAR RACING 9

+0.395

1'13.184

145.605
5 S. BirdMCLAREN 8

+0.419

1'13.208

145.557
6 E. MortaraMAHINDRA RACING 48

+0.579

1'13.368

145.240
7 N. MüllerAbt cupra 51

 

 
8 A. Felix da CostaPORSCHE TEAM 13

+1.002

1'13.791

144.407
9 N. CassidyJAGUAR RACING 37

+1.089

1'13.878

144.237
10 J. DennisANDRETTI FORMULA E 1

+1.055

1'13.844

144.304
11 O. RowlandNISSAN E.DAMS 22

+1.136

1'13.925

144.146
12 J. HughesMCLAREN 5

+1.081

1'13.870

144.253
13 N. de VriesMAHINDRA RACING 21

+1.146

1'13.935

144.126
14 S. FenestrazNISSAN E.DAMS 23

+1.178

1'13.967

144.064
15 L. di GrassiAbt cupra 11

+1.173

1'13.962

144.073
16 J. DaruvalaMASERATI RACING 18

+1.243

1'14.032

143.937
17 R. FrijnsVIRGIN RACING 4

+1.198

1'13.987

144.025
18 S. BuemiVIRGIN RACING 16

+1.296

1'14.085

143.834
19 S. CamaraERT FORMULA E TEAM 3

+1.268

1'14.057

143.889
20 D. TicktumERT FORMULA E TEAM 33

+1.326

1'14.115

143.776
21 N. NatoANDRETTI FORMULA E 17

+1.357

1'14.146

143.716
22 M. GuntherMASERATI RACING 7

+0.252

1'13.041

145.890

Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe

Confira o episódio de estreia do PÓDIO CAST, o novo videocast sobre motociclismo!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F-E: Bird põe McLaren na ponta do TL2 para o ePrix de São Paulo; Sette Câmara é 8º e Di Grassi é 18º
Próximo artigo F-E: Bird supera Evans nos metros finais e vence o ePrix de São Paulo; di Grassi é P13, Sette Câmara é desclassificado

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros