Relato da corrida

Fórmula E: de Vries domina e vence a corrida 1 na Árabia; di Grassi é nono

Holandês da Mercedes foi 'absoluto' para triunfar na primeira corrida noturna da história da categoria após cravar sua primeira pole

Nyck de Vries, Mercedes Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

Campeão da Fórmula 2 em 2019 e piloto da Mercedes na Fórmula E desde o ano passado, o holandês Nyck de Vries fez a pole position e venceu, neste fim de semana, a primeira corrida da rodada dupla da Arábia Saudita, que abre a sétima temporada da categoria elétrica.

O editor recomenda:

Foi o primeiro triunfo de de Vries na F-E. A segunda posição ficou com o ítalo-suíço Edoardo Mortara, que fez grande prova com a Venturi. O pódio foi completado pelo neozelandês Mitch Evans, da Jaguar.

 

O alemão Rene Rast, companheiro de Lucas di Grassi na Audi, foi o quarto. O brasileiro, aliás, conseguiu fazer boa corrida de recuperação e terminou em oitavo após largar do 16º posto. Seu compatriota Sérgio Sette Câmara, da equipe Dragon/Penske, terminou em 20º.

A corrida

Na largada, as posições se mantiveram, com de Vries à frente, seguido pelo alemão Pascal Werhlein, da Porsche, Rast e Mortara. Mais atrás, o neozelandês Mitch Evans, da Jaguar, ultrapassou o britânico Alex Lynn, da Mahindra, para entrar no top-5.

 

Depois, Lynn tentou o troco, mas foi bem 'segurado' por Evans. Seu companheiro britânico Sam Bird, então, aproveitou para passar o piloto da Mahindra e ascender ao sexto posto. Assim, Lynn passou a ser atacado pelo alemão Maximilian Gunther, da BMW.

Na sequência, Rast ultrapassou Wehrlein e subiu para segundo (veja abaixo). Entretanto, o piloto da Porsche pegou o modo ataque logo após o momento em que foi ultrapassado, de modo que partiu para cima. Quem se recuperou, porém, foi Lynn, que deu o troco em Bird.

 

Wehrlein perdeu rendimento e caiu para quinto, sendo ultrapassado por Mortara e também por Evans, que passara o piloto da Venturi, mas tomou o troco (veja a manobra do ítalo-suíço abaixo). À frente, de Vries manteve a ponta com tranquilidade e Rast seguiu em segundo.

 

A 25 minutos do fim, Lynn e Bird se tocaram na tomada de uma curva e bateram, gerando bandeira amarela. O piloto da Jaguar conseguiu retornar à prova e só abandonaria posteriormente, mas o competidor da Mahindra teve quebra de suspensão.

 

Assim, o safety car foi acionado. No momento da entrada do carro de segurança, di Grassi apareceu em nono. À frente do brasileiro, o britânico Alexander Sims, da Mahindra, seu compatriota Oliver Rowland, da Nissan e.dams, e Gunther.

Logo depois da saída do safety car, Gunther bateu forte contra o muro e ocasionou nova entrada do carro de segurança. Assim, di Grassi ascendeu mais um posto, subindo para a oitava posição. 

Com a prova retomada, Mortara passou Rast para subir para segundo. O alemão também acabou perdendo um posto para Evans. Di Grassi caiu para nono após ser passado pelo belga Stoffel Vandoorne, da Mercedes. Wehrlein foi quinto, à frente de Rowland e Sims.

Cla   # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h Abandono Pontos
1   17 Netherlands Nick de Vries Mercedes-EQ Formula E Team 32 46'44.765     105.7   29
2   48 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Venturi 32 46'48.884 4.119 4.119 105.5   18
3   20 New Zealand Mitch Evans Jaguar Racing 32 46'49.384 4.619 0.500 105.5   15
4   33 Germany René Rast Germany Audi Sport Team Abt 32 46'49.617 4.852 0.233 105.5   12
5   99 Germany Pascal Wehrlein Germany Porsche Team 32 46'52.727 7.962 3.110 105.4   10
6   22 United Kingdom Oliver Rowland France DAMS 32 46'54.083 9.318 1.356 105.3   8
7   29 United Kingdom Alexander Sims India Mahindra Racing 32 46'54.451 9.686 0.368 105.3   6
8   5 Belgium Stoffel Vandoorne Mercedes-EQ Formula E Team 32 46'54.738 9.973 0.287 105.3   4
9   11 Brazil Lucas di Grassi Germany Audi Sport Team Abt 32 46'55.854 11.089 1.116 105.3   2
10   8 United Kingdom Oliver Turvey United Kingdom NIO Formula E Team 32 47'00.283 15.518 4.429 105.1   1
11   13 Portugal Antonio Felix da Costa China Techeetah 32 47'00.990 16.225 0.707 105.1    
12   27 United Kingdom Jake Dennis United States Andretti Autosport 32 47'01.790 17.025 0.800 105.0    
13   23 Switzerland Sébastien Buemi France DAMS 32 47'02.038 17.273 0.248 105.0    
14   71 France Norman Nato Monaco Venturi 32 47'02.077 17.312 0.039 105.0    
15   25 France Jean-Eric Vergne China Techeetah 32 47'03.167 18.402 1.090 105.0    
16   36 Germany Andre Lotterer Germany Porsche Team 32 47'03.182 18.417 0.015 105.0    
17   4 Netherlands Robin Frijns United Kingdom Virgin Racing 32 47'03.587 18.822 0.405 105.0    
18   88 United Kingdom Tom Blomqvist United Kingdom NIO Formula E Team 32 47'03.837 19.072 0.250 105.0    
19   37 New Zealand Nick Cassidy United Kingdom Virgin Racing 32 47'04.716 19.951 0.879 104.9    
20   7 Brazil Sergio Camara DRAGON / PENSKE AUTOSPORT 32 47'04.939 20.174 0.223 104.9    
21   6 Switzerland Nico Müller DRAGON / PENSKE AUTOSPORT 32 47'05.351 20.586 0.412 104.9    
  dnf 28 Germany Maximilian Gunther United States Andretti Autosport 23 33'08.003 9 Laps 9 Laps   Abandono  
  dnf 10 United Kingdom Sam Bird Jaguar Racing 22 32'32.824 10 Laps 1 Lap   Abandono  
  dnf 94 United Kingdom Alex Lynn India Mahindra Racing 16 19'40.152 16 Laps 6 Laps   Abandono

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

EXCLUSIVO: BAND fecha com COMENTARISTAS da F1 e STOCK; VEJA os nomes

PODCAST: Corridas aos sábados e tetos: revolução imposta pela Liberty pode tirar DNA da F1?

 

.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula E: De Vries bate Wehrlein e faz a pole na Arábia; di Grassi é 16º e Sette Câmara 23º
Próximo artigo Fórmula E: Di Grassi se diz satisfeito por ter conseguido pontuar na Arábia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil