F-E: Gunther segura Frijns no fim e vence em Berlim; Da Costa é 4º e se aproxima de título
Lucas di Grassi foi o melhor brasileiro da prova, terminando na oitava posição. Massa recebeu punição durante a corrida e foi apenas o 19º

Em um final sensacional, Maximilian Gunther garantiu sua segunda vitória na temporada 2019/2020 da Fórmula E. O alemão superou Jean-Eric Vergne nas voltas finais e teve que segurar o ímpeto do holandês Robin Frijns até os últimos metros.
O atual bicampeão da Fórmula E liderou o maior número de voltas, mas perdeu energia no final, acabando em terceiro. Líder e franco-favorito ao campeonato, Antonio Felix da Costa foi o quarto colocado, abrindo agora 68 pontos de vantagem sobre o próprio Gunther.
Felipe Massa acabou punido com um drive through por ter batido em di Grassi e foi o 19º. Sergio Sette Câmara se envolveu em um acidente a abandonou.
A Corrida
A largada foi ‘limpa’ e Vergne conseguiu se manter à frente, o mesmo acontecendo com da Costa, que se manteve em oitavo. Max Gunther e D’Ambrosio completaram os três primeiros nos primeiros giros. Di Grassi e Massa ocupavam a 10º e 11ª posições, respectivamente. Sette Câmara era o 15º.
Faltando 32 minutos, um incidente envolvendo Neel Jani, James Calado e Sette Câmara trouxe o safety car na prova. O brasileiro tocou o britânico, sendo que o suíço se envolveu em outro toque mais à frente.
Segundos antes, di Grassi, que havia pegado o modo ataque, foi tocado por Massa e caiu para 13º, e por causa do carro de segurança não pôde utilizar a energia extra.
Devido aos detritos, a relargada aconteceu apenas quando restavam 22 minutos com os ponteiros optando pelo modo ataque. Vergne conseguiu voltar à frente e ter energia extra para usufruir.
Vice-líder do campeonato, Vandoorne teve um pneu furado e teve que ir para os pits.
Faltando 15 minutos para o final, Vergne era o líder com mais de um segundo de vantagem sobre Gunther. Massa ocupava a sexta posição e di Grassi era o 10º. Felix da Costa era o sétimo.
Por buscar o modo ataque, Vergne perdeu tempo e Gunther conseguiu se aproximar, proporcionando uma bela briga pela ponta.
Por ter ocasionado o acidente com di Grassi, Massa foi punido com um drive through.
A briga pela liderança voltava a esquentar nos minutos finais, e Vergne foi superado por Gunther quando restavam pouco menos de quatro minutos. Frijns era o terceiro e da Costa ocupava o quarto posto.
O atual bicampeão da F-E se viu na necessidade de economizar energia e também não resistiu a Frijns.
Frijns bem que tentou até a última volta, mas Gunther segurou a vitória. Vergne se manteve em terceiro e da Costa em quarto. Di Grassi garantiu o oitavo lugar e Massa terminou em 19º.
Resultado
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 28 | 35 | 46'15.512 | 25 | ||||||||
2 | 4 | 35 | 46'15.640 | 0.128 | 0.128 | 18 | ||||||
3 | 25 | 35 | 46'18.081 | 2.569 | 2.441 | 19 | ||||||
4 | 13 | 35 | 46'18.255 | 2.743 | 0.174 | 12 | ||||||
5 | 36 | 35 | 46'18.648 | 3.136 | 0.393 | 10 | ||||||
6 | 22 | 35 | 46'21.059 | 5.547 | 2.411 | 8 | ||||||
7 | 64 | 35 | 46'23.405 | 7.893 | 2.346 | 6 | ||||||
8 | 11 | 35 | 46'28.184 | 12.672 | 4.779 | 4 | ||||||
9 | 20 | 35 | 46'29.023 | 13.511 | 0.839 | 3 | ||||||
10 | 27 | 35 | 46'34.760 | 19.248 | 5.737 | 1 | ||||||
11 | 23 | 35 | 46'35.752 | 20.240 | 0.992 | |||||||
12 | 7 | 35 | 46'35.998 | 20.486 | 0.246 | |||||||
13 | 2 | 35 | 46'36.245 | 20.733 | 0.247 | |||||||
14 | 48 | 35 | 46'36.456 | 20.944 | 0.211 | |||||||
15 | 33 | 35 | 46'37.460 | 21.948 | 1.004 | |||||||
16 | 17 | 35 | 46'38.032 | 22.520 | 0.572 | |||||||
17 | 3 | 35 | 46'38.286 | 22.774 | 0.254 | |||||||
18 | 94 | 35 | 46'38.693 | 23.181 | 0.407 | |||||||
19 | 19 | 35 | 46'52.061 | 36.549 | 13.368 | |||||||
nc | 66 | 30 | 40'43.236 | 5 Laps | 5 Laps | |||||||
dnf | 5 | 17 | 25'21.594 | 18 Laps | 13 Laps | Abandono | ||||||
dnf | 51 | 13 | 18'44.195 | 22 Laps | 4 Laps | Abandono | ||||||
dnf | 6 | 10 | 11'55.957 | 25 Laps | 3 Laps | Abandono | ||||||
dnf | 18 | 10 | 11'57.678 | 25 Laps | 1.721 | Abandono |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.