Nova frente de carro da F-E divide opiniões de pilotos
Categoria revelou desenho que fará parte da terceira temporada, mas alguns dos nomes mais pesados duvidam de desempenho
A nova carenagem que tem sido utilizada por várias equipes nos testes privados da F-E, foi projetada e fabricada pela Spark, e foi testada pela primeira vez no início de julho.
Vice-campeão da segunda temporada, o brasileiro Lucas di Grassi deu sua opinião sobre o novo modelo.
"A asa dianteira parece ser estruturalmente muito melhor do que a anterior, porque, como vimos, tivemos problemas quando foram atingidas nas chicanes em algumas corridas", disse di Grassi.
"Esteticamente me parece ótima, mas não acho que haverá ganho de downforce."
"O novo pneu, para mim, parece que tem aderência semelhante, mas vai durar mais tempo, então realmente acho que essas mudanças não vão fazer uma grande diferença no tempo de volta, mas vão nos ajudar nas corridas."
Sam Bird testou a nova asa no circuito de Guadix, na Espanha, na semana passada e sua opinião difere da de Lucas.
"Pessoalmente, acho que adicionou um pouco de downforce no carro," disse Bird ao Motorsport.com.
"Precisamos fazer alguns ajustes na asa traseira para equilibrar tudo isso, mas pessoalmente, acho que haverá um pequeno ganho de desempenho."
A análise de especialista
A nova asa dianteira da terceira temporada do carro da Fórmula E foi projetada para fins cosméticos e estruturais.
Steven Halsall, que já trabalhou em carros protótipos e monopostos da Lola, acredita que qualquer ganho de desempenho será mínimo.
"A eficácia da asa dianteira é melhorada conforme sua proximidade da pista, então colocando-a mais acima não seria a melhor maneira de gerar mais downforce", disse Halsall.
"Para gerar um downforce eficiente a partir de uma asa, ela deve ter uma parte transversal. A nova asa não parece ter muita forma para para isso, ela é mais parecida com uma placa plana simples."
"É possível gerar downforce a partir de uma placa plana, se for inclinada para o fluxo de ar."
"Mas a nova asa parece ser quase paralela ao fluxo, talvez com um pequeno ângulo, mas não muito."
As equipes que tem testado a asa são Renault e.dams, ABT Schaeffler Audi Sport, Faraday Future Dragon Racing, Andretti, DS Virgin Racing e Mahindra Racing.
Confira algumas imagens do novo carro da Fórmula E
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