Nyck de Vries é 8º e conquista título da Fórmula E; Nato vence em Berlim
Piloto da Mercedes se beneficiou de acidentes com outros postulantes ao título. A vitória em Berlim ficou com Norman Nato
A Fórmula E tem um novo campeão. Nyck de Vries conquistou seu primeiro título na categoria dos carros totalmente elétricos ao finalizar o ePrix de Berlim em oitavo lugar. A vitória da corrida 2 na Alemanha foi de Norman Nato. Oliver Rowland e Stoffel Vandoorne fechou o pódio.
Os brasileiros não foram bem. Lucas di Grassi – que tinha chances matemáticas de título, nunca conseguiu avançar e ainda foi punido com um drive through por ocasionar um acidente com António Félix da Costa. Sérgio Sette Câmara foi o 18º.
A corrida foi marcada pelos incidentes com postulantes ao título. Logo na largada, Mitch Evans ficou parado no grid e foi atingido por Edorado Mortara. Na relargada, foi a vez de Jake Dennis dar adeus à disputa, ao passar reto na curva 1 e bater.
A Corrida
Stoffel Vandoorne foi o pole position, seguido de Oliver Rowland na primeira fila. O melhor entre os que brigavam pelo título era Mitch Evans, largando na terceira posição.
Na largada, Evans ficou parado no grid e teve sua traseira sendo atingida em cheio por Edoardo Mortara. O safety car chegou a entrar na pista, mas a direção de prova optou pela bandeira vermelha.
Os pilotos neozelandês e suíço davam adeus à disputa pelo título.
A relargada foi decidida por ser atrás do safety car, em movimento, com Vandoorne na ponta, Jake Dennis passou reto na primeira curva e também dava adeus ao título. A amarela em todo o circuito foi acionada.
Nova relargada aconteceu com 36 minutos para o final, com Vandoorne em primeiro, Rowland em segundo e Sims em terceiro. O melhor brasileiro era Sérgio Sette Câmara, em 10º e Lucas di Grassi, vivo pelo título, era o 14º. Nyck de Vries, em nono era o campeão naquele momento.
Em quarto, Norman Nato foi o primeiro a usar o modo ataque. Sims, de Vries, Vergne e da Costa fizeram o mesmo no giro seguinte.
Segundo colocado, Rowland pegava o seu primeiro modo ataque com 30 minutos para o final.
Com a potência extra, Nato assumia a liderança, após manobrar sobre Vandoorne.
De Vries, da Costa, Evans, Vandoorne e di Grassi eram anunciados como os contemplados do FanBoost.
O brasileiro da Audi pegou seu modo ataque com 23 minutos para o final. Neste momento, Nato era o líder, seguido de Sims e Rowland. De Vries continuava como virtual campeão com a sexta posição na pista.
Com 17 minutos para o final, de Vries avançava para a quarta posição, ao manobrar sobre seu companheiro de equipe, Vandoorne, e se aproveitando de que Lotterer tentava o modo ataque.
No minuto seguinte, quem teve problemas era da Costa, parado na pista após disputa com di Grassi, trazendo a amarela local e o safety car na sequência. O brasileiro estava sendo investigado pelo incidente.
Na relargada, de Vries tentou avançar para o terceiro lugar, mas errou, e caiu para a sétima posição.
Pelo incidente com da Costa, di Grassi foi punido com drive through, quando faltavam nove minutos para o final. Ele retornou na 20ª posição, com suas chances para o bicampeonato – que já eram pequenas – indo para o ralo.
Nos minutos finais, Nato sustentava diferença de dois segundos sobre Rowland, que tinha Vandoorne próximo. Sette Câmara era o 18º.
E foi assim que acabou. Com o oitavo lugar, de Vries conquistou seu primeiro título da Fórmula E.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 71 | Norman Nato | Venturi | 36 | 1:11'57.152 | 25 | ||||||
2 | 22 | Oliver Rowland | DAMS | 36 | 1:11'59.422 | 2.270 | 2.270 | 18 | ||||
3 | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 36 | 1:11'59.989 | 2.837 | 0.567 | 15 | ||||
4 | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team | 36 | 1:12'04.257 | 7.105 | 4.268 | 12 | ||||
5 | 29 | Alexander Sims | Mahindra Racing | 36 | 1:12'05.605 | 8.453 | 1.348 | 10 | ||||
6 | 99 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 36 | 1:12'05.999 | 8.847 | 0.394 | 8 | ||||
7 | 10 | Sam Bird | Jaguar Racing | 36 | 1:12'07.625 | 10.473 | 1.626 | 6 | ||||
8 | 17 | Nick de Vries | Mercedes | 36 | 1:12'08.260 | 11.108 | 0.635 | 4 | ||||
9 | 33 | René Rast | Audi Sport Team Abt | 36 | 1:12'09.341 | 12.189 | 1.081 | 2 | ||||
10 | 88 | Tom Blomqvist | NIO Formula E Team | 36 | 1:12'09.831 | 12.679 | 0.490 | 1 | ||||
11 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 36 | 1:12'10.589 | 13.437 | 0.758 | |||||
12 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 36 | 1:12'10.900 | 13.748 | 0.311 | |||||
13 | 94 | Alex Lynn | Mahindra Racing | 36 | 1:12'11.518 | 14.366 | 0.618 | |||||
14 | 23 | Sébastien Buemi | DAMS | 36 | 1:12'11.844 | 14.692 | 0.326 | |||||
15 | 28 | Maximilian Gunther | Andretti Autosport | 36 | 1:12'12.680 | 15.528 | 0.836 | |||||
16 | 6 | Joel Eriksson | Dragon Racing | 36 | 1:12'13.092 | 15.940 | 0.412 | |||||
17 | 37 | Nick Cassidy | Virgin Racing | 36 | 1:12'13.458 | 16.306 | 0.366 | |||||
18 | 7 | Sergio Camara | Dragon Racing | 36 | 1:12'14.113 | 16.961 | 0.655 | |||||
19 | 8 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 36 | 1:12'18.228 | 21.076 | 4.115 | |||||
20 | 11 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 36 | 1:12'32.307 | 35.155 | 14.079 | |||||
21 | 13 | Antonio Felix da Costa | Techeetah | 21 | 52'42.154 | 15 Laps | 15 Laps | |||||
22 | 27 | Jake Dennis | Andretti Autosport | 2 | 28'45.550 | 34 Laps | 19 Laps | |||||
23 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 0 | 0.000 | |||||||
24 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 0 | 0.000 |
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